Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, comprei uma placa de vídeo RX550 4gb OC Shappire a cerca de uns 8 meses. e recentemente ela deu um defeito, ao ligar o pc um Componente do PCB estourou, como eu não estava perto do pc na hora não vi o momento exato, mas o pc continuou funcionando normal e a placa ainda dava imagem. Ao me aproximar para usar o mesmo percebi que as cores do monitor não estavam vivas (sempre usei as configurações de imagem do Radeon com mais saturação) e ja estranhei de cara. Ao tentar abrir o Radeon ele apenas informava que não tinha nenhuma placa conectada no pc e fechava. Ao abrir o gerenciador de dispositivos a placa aparecia la, porém tinha um triangulo do lado da imagem, então desliguei o pc e ao abrir o gabinete notei uma espécie de pó branco/verde em cima do componente, e ao limpa-lo vi que o mesmo estava oxidado e estourado. Pois bem entrei em contato com a garantia porém devido a oxidação o RMA foi recusado (moro em area litorânea, então sofro muito com essa oxidação). Então, minha dúvida é se a placa ainda tem concerto? é possível trocar esse componente defeituoso ou foi F pra mim e pra placa? Segue as fotos do componente estourado e da oxidação em geral na placa: 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Postado

É possível e bem fácil trocar, leve numa assistência que trabalhe com eletrônica. Infelizmente, pelo nível de oxidação, acredito que a garantia não cobriria. Se você mora na praia, passe WD 40 na PCB. Passe um pincel, depois limpa contato e por fim o WD 40. Deixe escorrer e limpe o excesso com um papel toalha:

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Obrigado pela ajuda, já tava preocupado que ia ser F total, ainda mais agora que as placas de vídeo tão um absurdo de preço. Em relação ao uso do WD40, ouvi falar que é mais recomendado o uso do  CorrosionX, tem alguma diferença ou tanto faz?

Em relação ao conserto da placa vou esperar o retorno da mesma da loja para tentar enviar a alguma assistência especializada e atualizo o post com o resultado

Postado

@Sérgio_Fernandes Não recomendo WD nem limpa contatos em PCB, pois contém solventes. A longo prazo enfraquecem a PCB.

Sugiro remover os parafusos e carenagem, limpar com desengripante (pode ser WD) somente os parafusos e carenagens. Para limpar a PCB usei unicamente isopropanol. Se tiver algum produto próprio para corrosão em eletrônicos (assistência técnicas costumam ter) então use ele para criar camada protetora. 

Agora eu te falo que se seu gabinete estivesse filtrado adequadamente provavelmente não teria tido esse problema. Se ele não tiver filtros, acrescente alguns feitos por você mesmo de espuma fina. Ventile ele com pelo menos 4 ventoinhas nesse caso e certifique-se de que o fluxo de ar é neutro para não puxar ar pelas arestas, fugindo dos filtros.

12 minutos atrás, Sérgio_Fernandes disse:

CorrosionX, tem alguma diferença ou tanto faz?

Se é desengripante também provavelmente vai ter o mesmo solvente. Tem produtos próprios para placas de circuito, tente achar indicações específicas.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Não recomendo WD nem limpa contatos em PCB, pois contém solventes. A longo prazo enfraquecem a PCB.

Onde você viu isso? Retirado do site oficial do fabricante:
image.thumb.png.62bf5c80b6329db990cdb9f92d2be28d.png

O vídeo que recomendei é da Getech, uma das maiores (possivelmente a maior) assistências técnicas do país.

Como experiência pessoal, tenho família na praia. Eles se dividem entre os que usam WD nas peças do PC (igual ao vídeo, banhando toda a PCB) há mais de 20 anos e nunca tiverem problemas com oxidação (nem enfraquecimento da placa) e os que não aplicam e tem que trocar de peças a cada 2 anos como resultado da oxidação.

@Sérgio_Fernandes CorrosionX eu não conheço, mas o WD 40 é certeiro.

• Curtir 1
Postado

Entendi, obrigado pela ajuda para evitar a oxidação, vou limpar os parafusos e passar um álcool isopropilico para dar uma limpada na placa também, assim que ela chegar. E em relação a esse componente do PDB estourado (anexado na primeira foto), vocês acham que é possível fazer a troca para que a placa volte a funcionar normalmente ou não tem como ser feito? 

PS.: Antes de mandar para a assistência, como dito a cima, ela ainda dava vídeo e ""funcionava"" (não testei em jogos depois do incidente), porém o software não a reconhecia mais. O principal problema é que como esse componente danificou a conexão da placa com o PC, não tenho como acessar o Radeon, para alterar as configurações da placa

Postado

@Shaman93 Meu pai lia revistas de eletrônica desde quando eu era criança. Eu ajudei ele em muitos projetos e reparos. Eletrônica é meio que a profissão da minha família, eu fui a pessoa que derivou isso para a informática e abandonei a raiz. Anos depois de ter lido com meu pai artigos das revistas dele que falavam justamente isso, tivemos algumas experiências com PCBs de aparelhos de som que ele limpou basicamente com banho de WD-40 simplesmente quebrarem ao meio como se fossem feitas de papel. Sério, foram várias e foi feio. Se alguém discorda, sorry. Não vou entrar no mérito científico a menos que tenha alguém formado e extremamente lúcido sobre química aqui, pois ao que entendi na época o epoxi das PCBs é susceptível aos solventes de petróleo (lembrança vaga). Não recomendo, tem formas melhores de se fazer isso como bem citei. Uma MB de um aparelho de som de 400 reais (na época) quebrar ao meio é um problema, uma de 1700 reais atual feita para PC quebrar é outra perspectiva. Não é à toa que a informática tem linhas de produtos específicos para si, caso contrário estaríamos todos felizes com implastec nos processadores e GPUs. 

Pronto, divaguei por causa do sono. Desculpe. Mas é bem isso que disse, eu prefiro pecar no excesso de zelo do que no excesso de arrependimento depois.

• 2 anos depois...
Postado
18 horas atrás, frodrix disse:

Deixar aquela parada de secar umidade dentro do gabinete seria uma solução?

Não... Aquilo funciona bem pra baixas temperaturas, pouca circulação de ar e umidade moderada. No gabinete (alta temperatura, muita circulação), vai saturar em dias, talvez até horas. A solução é manter as janelas fechadas e um desumidificador ligado. Também existem alguns produtos que dá pra passar na placa (corrosionx, wd 40, etc.), mas são paliativos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...