Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC está extremamente quente, então vou instalar 2 fans novas nele (modelo Af120 - Azul) e queria saber se vou precisar de cabos adicionais ou se os que vem com ele e a fonte bastam. Minha placa-mãe é uma A320, e quero poder controlar a velocidade das fans, ou deixar automatizado de acordo com a temperatura. Eu precisarei de algum adaptador para isso (N sei quantas entradas p fan minha placa-mãe tem)? Além disso, essa fan não é RGB, ela é LED, então eu não precisarei de uma controladora, certo?

Queria saber também a diferença de ligar as fans na placa-mãe ou na fonte. Pelo que entendi, ligar direto na fonte faz com que ele fique constantemente na rotação máxima e ligar na placa-mãe permite configurar a rotação. É isso mesmo?

Postado
30 minutos atrás, Vibezz disse:

Minha placa-mãe é uma A320

Qual especificamente ?

Normalmente A320 pode vir com 1 conector de fan extra.

Além disso, essa fan não é RGB, ela é LED, então eu não precisarei de uma controladora, certo?

Fans de cor não precisa de controlador.

Queria saber também a diferença de ligar as fans na placa-mãe ou na fonte. Pelo que entendi, ligar direto na fonte faz com que ele fique constantemente na rotação máxima e ligar na placa-mãe permite configurar a rotação. É isso mesmo?

Sim.

Se a placa-mãe só tiver uma conexão para fans, uma boa é usar um hub,

Postado
40 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Qual especificamente ?

Asus Prime A320 K-BR (queria pegar uma Steel Legend, mas os preços absurdos da GPU me obrigaram a ir com a mais de entrada que tinha kkk)

40 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Normalmente A320 pode vir com 1 conector de fan extra.

Se a placa-mãe só tiver uma conexão para fans, uma boa é usar um hub

Eu pretendo usar os fans em uma velocidade alta mesmo, então eu poderia ligar diretamente na fonte, né? Caso eu ligue na placa-mãe, me recomendaram um  "HUB de ventoinhas da Deepcool, modelo FH-04", isso solucionaria esse problema?

Ademais, se eu ligar diretamente na fonte mesmo, precisarei de um hub também? Se sim, qual modelo e tal

(Eu sou muito leigo quanto a isso, acho que está bem claro kk)

Postado
2 minutos atrás, Vibezz disse:

Asus Prime A320 K-BR (queria pegar uma Steel Legend, mas os preços absurdos da GPU me obrigaram a ir com a mais de entrada que tinha kkk)

Essa placa só tem uma entrada de fan extra, tenho uma igual.

Steel Legend seria melhor mesmo, mas dependendo do restante da configuração essa A320 está boa.

5 minutos atrás, Vibezz disse:

Eu pretendo usar os fans em uma velocidade alta mesmo, então eu poderia seria ligar diretamente na fonte, né? Caso eu ligue na placa-mãe, me recomendaram um  "HUB de ventoinhas da Deepcool, modelo FH-04", isso solucionaria esse problema?

Sim.

E na BIOS poderia escolher a rotação caso o hub tenha 4 pinos.

6 minutos atrás, Vibezz disse:

Ademais, se eu ligar diretamente na fonte mesmo, precisarei de um hub também? Se sim, qual modelo e tal

Se os fans não tiver outro tipo de conector, tipo aqueles molex que tem na fonte, ai precisa de um outro hub sim, pois precisa alimentar os fans.

Postado
17 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se os fans não tiver outro tipo de conector, tipo aqueles molex que tem na fonte, ai precisa de um outro hub sim, pois precisa alimentar os fans.

Pelo que vi na descrição das fans que irei comprar, acho que ela só tem pwm (4 pinos), porque no anúncio n especifica nenhum outro conector além dele. Neste caso então, terei que obrigatoriamente ligar na placa-mãe, certo? N tem como ligar na fonte então, né?

Link da fan:

https://www.amazon.com.br/gp/product/B08D6KB5BR?pf_rd_r=J9EEP2GC39098ES0HN41&pf_rd_p=72a7651a-a7d8-4551-b248-c61480b6ce6e&pd_rd_r=ceba1a7f-d787-40b3-9120-cb403b90d351&pd_rd_w=lS9wb&pd_rd_wg=4MtmZ&ref_=pd_gw_unk&th=1

Esse é o hub em questão. Pelo que vi, ele seria adequado para minha situação, né?

Link do hub:

https://www.pichau.com.br/perifericos/acessorios/controladora-deepcool-fh-04-4xfan-pwm-dp-f04pwm-hub

Postado
4 minutos atrás, Vibezz disse:

Pelo que vi na descrição das fans que irei comprar, acho que ela só tem pwm (4 pinos), porque no anúncio n especifica nenhum outro conector além dele. Neste caso então, terei que obrigatoriamente ligar na placa-mãe, certo? N tem como ligar na fonte então, né?

Sim, obrigatório ligar na placa-mãe.

Único jeito de ligar na fonte seria com outro tipo de HUB, tem um que você liga alimentação da fonte e a parte do PWM puxa da placa-mãe.

Melhor ficar com o HUB já escolhido mesmo, ele vai resolver sim o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!