Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador incapaz de usar TODA a memória RAM


Visitante
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá a todos!

Meu PC está tendo um problema chato em relação às RAMs, já tentei de tudo que pude testar, mas não tive nenhum sucesso. Espero que alguém mais experiente ou que passou pelo mesmo problema possa me dar uma luz, porque preciso usar os 16 GBs e não posso.

Desde do ano passado eu conseguia usar os 16 GBs sem quaisquer problemas, mas depois de ter feito uma manutenção no PC e de ter trocado a posição de cada memória, meu PC passou a reconhecer os 4 pentes compondo 16 GBs, mas somente capaz de usar os 8 GB de memória. Eu tinha feito overclock nesses 4 pentes de RAM para 3000Mhz há meses atrás, bem antes dessa manutenção no mês passado, não sei se isso influenciou também.

Só vim perceber que o PC estava usando apenas 8 GB quando comecei a ver travamentos em tarefas simples que eu costumava realizar quando podia usar o dobro de memória.

 

Dentre as coisas que fiz:

  • Priorizar a utilização de memória virtual total disponível pelo sistema;
  • Configurar o sistema para utilizar toda a memória disponível através da opção de inicialização;
  • Desfazer todas as alterações;
  • Reinstalar o Windows;
  • Limpar devidamente as memórias e os slots;
  • Trocar a posição de cada memória;
  • Fazer o downgrade da versão da BIOS da placa-mãe.
Spoiler

Inclusive chegue a testar uma distribuição Linux em Live ISO, acreditando que fosse algum problema do Windows 10, mas mesmo assim, ficou marcado pelo sistema utilizar apenas 8GB.  Única coisa da qual não fiz, foi um reset de BIOS.

 

Setup:

CPU: Ryzen 1600AF

Placa-mãe: B450M DS3H

RAM: 16 GB(4x4) 2400Mhz em Dual Channel Ballistix (2x4 Modelo BLS4G4D240FSB e 2x4 Modelo BL2K4G24C16U4B)

GPU: GTX 1650 GDDR6 PNY

PSU: Corsair CX450

Windows 10 PRO ver. 21H1

BIOS ver. F51

 

1772260031_CapturadeTela(6).thumb.png.468f8e7ab87352546413e74d05eefc50.png

 

 

 

400062821_CapturadeTela(7).png.fcda7ef8676b482c5988e2808ff1a31a.png

1954200488_CapturadeTela(11).thumb.png.3242aa7dab2065f60cc17c142ef7ca43.png

 

 

Att,

NoTalk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja identifiquei de cara que 8GB esta de alguma forma reservado ao hardware, normalmente isso acontece quando a placa-mãe reserva parte da RAM para o video integrado.

 

tente os passo a passo (que ainda nao foram testados) deste link: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/meu-windows-10-reserva-memória-demais-ao/c9be0bc4-e295-4881-8a81-05fc0adfb324?auth=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Já fiz todo o passo a passo desses tópicos da Microsoft, nenhum resolveu o problema, mas valeu.

O gerenciamento de memória onboard está desabilitado na minha placa-mãe, justamente porque o processador não possui gráficos integrado.

 

Enfim, irei tentar rodar o memtest86 e ver se o mesmo consegue identificar algum erro e daqui a pouco farei o reset da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@NoTalk A primeira coisa que eu faria seria usar o memtest86 com cada módulo separadamente por 10 minutos cada. Passada essa etapa, eu instalaria os dois módulos mais robustos nos slots A2 e B2, os menos robustos nos A1 e B1. Resetaria a BIOS (pelo jumper ou por dentro da mesma, em load optimal defaults) e ligaria o PC para teste.

Se as memórias passarem no teste e não forem reconhecidas pelo sistema após o reset da BIOS, eu simplesmente instalaria o sistema novamente, baixaria os drivers mais recentes do site da fabricante e somente depois do sistema instalado e saudável eu tentaria ligar o XMP/DOCP/EOCP. 

 

Além de tudo isso, lembre-se de verificar as versões de BIOS posteriores à sua e observar se há alguma mudança em relação a memória. Se tiver, use o @BIOS da Gigabyte para atualizá-la seguramente.

 

Nunca use driver booster, driver easy (e similares), tampouco deixe os drivers nativos do windows. Observe se algum programa que você instalou, como máquina virtual por exemplo, não está com reserva de recursos do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Muito obrigado pela informações! Agradeço mesmo, de verdade! 😁

Para que eu pudesse identificar o erro, fiz o seguinte(conforme o indicado):

Rodei o memtest86, verifiquei a utilização de memória, em seguida realizei o teste por alguns minutos, mas decidi não continuar;

Pulei para a etapa do reset manual da BIOS, onde também não solucionou o problema;

Por fim, cogitei na hipótese de ser apenas uma única memória que estivesse apresentando esse problema ou algum slot, então removi memória por memória e alternei cada slot.

 

Conclusão:

O computador não consegue utilizar um pente de memória específico, mas ao colocar TODAS as memórias ou uma que esteja funcionando ao lado desta "defeituosa", ele detecta essa memória que aparentemente não funciona corretamente, mas não a usa. O mesmo passa a utilizar somente 8 GB de 16, se for apenas 8GB(dois pentes de 4), usará apenas 4 GB. 

A propósito, usei esse pente de memória sozinho em todos os slots e até mesmo testei no PC secundário(plataforma Intel) de casa, ambos os computadores não apresentaram vídeo, no meu PC principal da plataforma AMD quando coloco somente essa memória ele se nega a desligar. Vale destacar que utilizei o outro pente de RAM do mesmo kit para verificar se havia algum problema com o mesmo, mas somente esse pente de memória não pôde ser utilizada no boot.

.

1450767642_CapturadeTela(12).png.72bde1b18c13a33239708fc4e27ff2c5.png

(Usando 3 pentes de 4 GB)

 

Outra coisa, usei um pente de outra marca com 4 GB e também com 2400 Mhz e o PC identificou os 16 GB e imediatamente passou a usar, então o problema é apenas o pente de memória RAM. 

 

Estarei entrando em contato com o lojista para acionar a garantia da mesma e ver o que pode ser feito com relação a isto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!