Ir ao conteúdo

Formatar Windows ou Clonar Windows

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Opa, então, adquiri um SSD com o intuito óbvio e então me surgiu uma dúvida, seria melhor eu fazer uma instalação limpa no SSD novo ou eu clonar o Windows que eu tenho?

O Windows que uso já faz mais de 1 ano e meio que foi instalado e tem atualmente 217 programas instalados e cada um deles configurados detalhadamente, até o próprio Windows eu configurei detalhadamente, tenho muitos documentos e arquivos importantes, sou desenvolvedor C# tenho em torno de 17 projetos e também faço alguns trabalhos no Photoshop.

Toda semana eu executo o "sfc /scannow", "chdsk /r /f" e uma verificação completa e offline do Windows Defender

Nunca enfrentei problema com BSOD, travamento, ou erros depois de atualização do Windows, único BSOD que tive foi por causa da memória RAM folgada

• 2 semanas depois...
Postado

@Math.Pi  Infelizmente é um NVMe, não teria algo que eu possa fazer pra recuperar parcialmente meus dados ou teria que fazer realmente uma instalação limpa e configuração manual de tudo?

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, doc_. disse:

@Math.Pi  Infelizmente é um NVMe, não teria algo que eu possa fazer pra recuperar parcialmente meus dados ou teria que fazer realmente uma instalação limpa e configuração manual de tudo?

NVMe as ferramentas de clone que indiquei para testes, nenhuma funciona. Existem alguns recursos de captura e aplicação de imagens aliado a um sysprep, que pode funcionar. Mas é não é um processo fácil.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se apenas mudar o SSD, não precisa de sysprep nem reinstalar tudo do zero. Ainda no disco antigo, ative o driver NVMe nativo do Windows:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\stornvme (alterar valor "Start" para 0).

(Windows 8.1 ou superior)