Ir ao conteúdo

Formatar Windows ou Clonar Windows

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Opa, então, adquiri um SSD com o intuito óbvio e então me surgiu uma dúvida, seria melhor eu fazer uma instalação limpa no SSD novo ou eu clonar o Windows que eu tenho?

O Windows que uso já faz mais de 1 ano e meio que foi instalado e tem atualmente 217 programas instalados e cada um deles configurados detalhadamente, até o próprio Windows eu configurei detalhadamente, tenho muitos documentos e arquivos importantes, sou desenvolvedor C# tenho em torno de 17 projetos e também faço alguns trabalhos no Photoshop.

Toda semana eu executo o "sfc /scannow", "chdsk /r /f" e uma verificação completa e offline do Windows Defender

Nunca enfrentei problema com BSOD, travamento, ou erros depois de atualização do Windows, único BSOD que tive foi por causa da memória RAM folgada

• 2 semanas depois...
Postado

@Math.Pi  Infelizmente é um NVMe, não teria algo que eu possa fazer pra recuperar parcialmente meus dados ou teria que fazer realmente uma instalação limpa e configuração manual de tudo?

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, doc_. disse:

@Math.Pi  Infelizmente é um NVMe, não teria algo que eu possa fazer pra recuperar parcialmente meus dados ou teria que fazer realmente uma instalação limpa e configuração manual de tudo?

NVMe as ferramentas de clone que indiquei para testes, nenhuma funciona. Existem alguns recursos de captura e aplicação de imagens aliado a um sysprep, que pode funcionar. Mas é não é um processo fácil.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se apenas mudar o SSD, não precisa de sysprep nem reinstalar tudo do zero. Ainda no disco antigo, ative o driver NVMe nativo do Windows:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\stornvme (alterar valor "Start" para 0).

(Windows 8.1 ou superior)

Reinicie e depois clone. O ideal é clonar off-line com alguma ferramenta que rode sobre Windows PE ou algo que o valha. Mais seguro e livre de falhas.

Edit:

Ahh, tem um detalhe. Sua instalação atual precisa ser UEFI, pois do contrário não vai inicializar no SSD NVMe. Confira abrindo "Ferramentas Administrativas do Windows -> Informações do sistema". Em "Resumo do Sistema", olhe em "Modo da BIOS" (sic).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!