Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa madrugada fórum, tenho a seguinte dúvida

Na época que instalei o SO no meu PC dividi um SSD de 240 em duas partições, uma de 100 gb que julguei suficiente pro sistema e progs básicos e o restante deixei "livre" em outra partição (pois caso precisasse reinstalar o SO só faria isso na partição destinada a ele e não no SSD livre com outros programas e arquivos).

Contudo, o problema é que com o tempo e com a instalação de programas de eng que exigem ter seu espaço na partição do sistema 100 gb se tornou um espaço pequeno e no fim das contas quero "zerar" a partição livre e juntar ela com a partição do sistema (dar o espaço dela), teria alguma forma de fazer isso sem a necessidade de reinstalar/resetar o SO? Pois já configurei ele "do jeito" que eu gosto e daria muito trabalho refazer.

Se alguém souber, agradeço desde já!

image.png.00a1b30ab4317e7ea2d63c1f3dc89033.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado
6 horas atrás, ruandiablo disse:

"zerar" a partição livre e juntar ela com a partição do sistema (dar o espaço dela), teria alguma forma de fazer isso sem a necessidade de reinstalar/resetar o SO

Sim. Um programa pra isso: gparted

https://gparted.org/

Use com moderação e por sua conta... usa ter riscos. Já usei uma (01) vez pra exatamente como queres e deu tudo de bom .

• Curtir 1
Postado

Já que você quer zerar a segunda partição faça pelo Gerenciamento de Disco do Windows

Gerenciamento de Disco, pressione as teclas Windows+r e digite diskmgmt.msc

Botão direito do mouse na segunda partição e vá em Excluir Volume

Ficará como Espaço Não Alocado

Botão direito do mouse na primeira partição, onde está seu windows e vá em Estender Volume

E vá somente em Avançar, Avançar e a partição ficará com todo o espaço do disco, até o final

• Curtir 1
Postado

@.if .if, boa noite, uma dúvida, vou fazer o processo agora, sabe dizer se preciso zerar a partição antes de juntar as duas? Ou posso simplesmente juntar as duas sem zerar uma previamente?

Postado
1 hora atrás, ruandiablo disse:

sabe dizer se preciso zerar a partição antes de juntar as duas? Ou posso simplesmente juntar as duas sem zerar uma previamente?

No Windows tem que excuir a partição, o windows só estende uma partição se tiver um Espaço Não Alocado à sua direita e adjacente (junto)

Com programas de terceiros, como o Aomei Free você consegue Mesclar duas partições sem formatar ou excluir partições

• Curtir 1
Postado

Para pessoas com o mesmo problema que caírem no tópico:

O vídeo mais "passo a passo" que achei sobre o assunto, por sinal, do azarado, um ótimo youtuber de informática:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...