Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de Fans custo/benefício


Posts recomendados

Entao, eu recentemente tive algums problemas com aquecimento no meu computador, e estou querendo poisicionar algumas Fans no meu gabinete para remover o ar quente e puxar o ar frio pro gabinete. E como este é o melhor forum de hardware que eu conheço vim pedir recomendaçoes de fans, que possam funcionar sem problemas de alimentaçao com a fonte. Segue a configuração do meu PC:

 

CPU i5 3570

GPU rx 580 pcyes

placa-mãe h61 intel

memoria 8gb hyperx ddr3 

hd 500gb

Gabinete: Kronnen pichau 

Fonte coirsair cx550w

Cpu cooler Gamemax gamma 200 

 

obs: questoes de estetica como rgb e tal nao sao importantes, apenas o custo x beneficio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David Araujo Primeiramente você tem que ver quantas ventoinhas seu gabinete suporta. O ideal é sempre de manter um número par de ventoinhas, pois assim você mantém um fluxo de ar neutro que evita os pontos negativos do positivo e do negativo. 

Seu gabinete permite a instalação das seguintes ventoinhas:

Frontal: 3 x 120mm ou 2 x 140mm
Superior: 2 x 120mm ou 2 x 140mm
Traseira: 1 x 120mm

 

Pessoalmente prefiro ventoinhas de 140 mm por fazerem menos ruído mesmo na velocidade máxima. Fica a seu critério se vai querer utilizar 140 ou 120, mas se forem de qualidade a ventilação será basicamente a mesma (as de 140 geralmente rodam a velocidades menores por deslocarem mais ar.

O primeiro lugar que precisa de ventoinha é o painel traseiro para exaustão, adicionando as demais em outros lugares seguindo o critério de que só o painel frontal admite ar, painel traseiro e superior sempre expelem.

 

Se quiser utilizar 4 ventoinhas, que é o número ideal, pode comprar três de 140mm e uma de 120mm ou todas as quatro de 120mm. Se quiser adquirir 6, que é o número máximo suportado, terá que adquirir todas de 120 mm. 

Você pode conectar as ventoinhas na placa-mãe ou na fonte, com a vantagem de poder controlar a velocidade se for na placa-mãe. Geralmente placas mãe tem de uma a três saídas. Se tiver apenas uma você terá que limitar o número de ventoinhas a 4 (o máximo que dá para conectar com um HUB sem alimentação externa, que é o mais barato) ou adquirir um HUB mais caro que tem alimentação externa (pela fonte).

 

As marcas de ventoinha que recomendo são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. O fluxo de ar não precisa ser muito alto, mas considero o mínimo de 40 CFM. O ruído recomendo que seja no máximo até 28 ou 30 dB.

 

Use este filtro da kabum se desejar ver as marcas recomendadas em ordem de preço. O de 21 reais é bom, já usei muito. Acima disso fica a sua escolha.

 

Você precisará de um HUB para ligar todas as ventoinhas na mesma saída da placa-mãe, então pegue um Deepcool FH-04 para cada quatro ventoinhas e uma saída da placa-mãe (se tiver duas saídas você pode usar dois desses, se tiver três saídas pode usar três, etc.) ou o HUB Deepcool FH-10 para até 10 ventoinhas no mesmo conector da placa-mãe. Não se deve ligar um HUB desses no outro, pois pode causar sobrecarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2021 às 10:03, WOZ Dods disse:

@David Araujo Primeiramente você tem que ver quantas ventoinhas seu gabinete suporta. O ideal é sempre de manter um número par de ventoinhas, pois assim você mantém um fluxo de ar neutro que evita os pontos negativos do positivo e do negativo. 

Seu gabinete permite a instalação das seguintes ventoinhas:

Frontal: 3 x 120mm ou 2 x 140mm
Superior: 2 x 120mm ou 2 x 140mm
Traseira: 1 x 120mm

 

Pessoalmente prefiro ventoinhas de 140 mm por fazerem menos ruído mesmo na velocidade máxima. Fica a seu critério se vai querer utilizar 140 ou 120, mas se forem de qualidade a ventilação será basicamente a mesma (as de 140 geralmente rodam a velocidades menores por deslocarem mais ar.

O primeiro lugar que precisa de ventoinha é o painel traseiro para exaustão, adicionando as demais em outros lugares seguindo o critério de que só o painel frontal admite ar, painel traseiro e superior sempre expelem.

 

Se quiser utilizar 4 ventoinhas, que é o número ideal, pode comprar três de 140mm e uma de 120mm ou todas as quatro de 120mm. Se quiser adquirir 6, que é o número máximo suportado, terá que adquirir todas de 120 mm. 

Você pode conectar as ventoinhas na placa-mãe ou na fonte, com a vantagem de poder controlar a velocidade se for na placa-mãe. Geralmente placas mãe tem de uma a três saídas. Se tiver apenas uma você terá que limitar o número de ventoinhas a 4 (o máximo que dá para conectar com um HUB sem alimentação externa, que é o mais barato) ou adquirir um HUB mais caro que tem alimentação externa (pela fonte).

 

As marcas de ventoinha que recomendo são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. O fluxo de ar não precisa ser muito alto, mas considero o mínimo de 40 CFM. O ruído recomendo que seja no máximo até 28 ou 30 dB.

 

Use este filtro da kabum se desejar ver as marcas recomendadas em ordem de preço. O de 21 reais é bom, já usei muito. Acima disso fica a sua escolha.

 

Você precisará de um HUB para ligar todas as ventoinhas na mesma saída da placa-mãe, então pegue um Deepcool FH-04 para cada quatro ventoinhas e uma saída da placa-mãe (se tiver duas saídas você pode usar dois desses, se tiver três saídas pode usar três, etc.) ou o HUB Deepcool FH-10 para até 10 ventoinhas no mesmo conector da placa-mãe. Não se deve ligar um HUB desses no outro, pois pode causar sobrecarga.

Entendido, sobre a alimentaçao, a fonte vai segurar dboa no caso de 4 fans na controladora? tem uma rx 580 um i5 3570 uma h61 ligada nela, é uma cx550w

6 minutos atrás, David Araujo disse:

Entendido, sobre a alimentaçao, a fonte vai segurar dboa no caso de 4 fans na controladora? tem uma rx 580 um i5 3570 uma h61 ligada nela, é uma cx550w

E outra duvida, se eu usar a controladora de 4 ventoinhas da deepcool ela vai pode controlar o RPM dos fans? no caso irei adquirir a controla que suporta 4 fans

13 horas atrás, Ricardo Rsc disse:

Eu gosto do akasa viper e akasa piranha.... excelentes fans com preços ótimos! Haaa e nada de led, rgb, e firulas...

Ok, irei adicionar a lista tambem, Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, David Araujo disse:

Entendido, sobre a alimentaçao, a fonte vai segurar dboa no caso de 4 fans na controladora? tem uma rx 580 um i5 3570 uma h61 ligada nela, é uma cx550w

Cada ventoinha consome muito pouco, então 4 a mais não vão ter grande impacto na necessidade de potência da fonte. Se quiser certificar-se de que sua fonte segura sua configuração sempre utilize a calculadora de consumo: https://outervision.com/power-supply-calculator

 

3 horas atrás, David Araujo disse:

E outra duvida, se eu usar a controladora de 4 ventoinhas da deepcool ela vai pode controlar o RPM dos fans? no caso irei adquirir a controla que suporta 4 fans

Se ela for conectada diretamente à placa-mãe, você poderá controlar a velocidade pelo perfil de arrefecimento na BIOS. Claro que sua placa-mãe tem que possuir essa funcionalidade, mas a maioria das fabricadas na última década e meia tem suporte a esse tipo de configuração. Excessões duras são as fabricadas por "OEMs" como positivo, dell, HP, etc. Observe sua BIOS antes de comprar se quiser se certificar de que poderá configurar as velocidades como bem entende. Pessoalmente eu gosto de deixar a velocidade mínima a 40% em 40º (ou 50 em 50) e 100% a 70º. Configuro os PCs de clientes assim, sem nenhum outro ponto no gráfico, e eles ficam 100% silenciosos se tiverem pelo menos duas ventoinhas.

3 horas atrás, David Araujo disse:

akasa viper e akasa piranha

Akasa é uma marca intermediária quando se fala de durabilidade. Dez anos ou mais atrás era uma das únicas de qualidade e bom preço no Brazil, mas muitos computadores que montei nessa época precisaram de substituição prematura das ventoinhas (montei com Akasa). Tenho certeza que a marca evoluiu nesse meio tempo, mas as demais marcas que citei eu posso garantir, pois usei para incontáveis montagens desde então. Akasa eu excluí do meu vocabulário pelas tantas experiências negativas.

Geralmente Deepcool e Aerocool ficam na mesma faixa de preço por sinal, então a vantagem de "baixo custo" da marca deixou de existir há tempos. As que tomaram os louros do preço baixo são ainda piores hoje, como Aigo, C3Tech e outras mil porcarias que são basicamente descartáveis. É o tradicional "tem barato que sai caro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, WOZ Dods disse:

Cada ventoinha consome muito pouco, então 4 a mais não vão ter grande impacto na necessidade de potência da fonte. Se quiser certificar-se de que sua fonte segura sua configuração sempre utilize a calculadora de consumo: https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Se ela for conectada diretamente à placa-mãe, você poderá controlar a velocidade pelo perfil de arrefecimento na BIOS. Claro que sua placa-mãe tem que possuir essa funcionalidade, mas a maioria das fabricadas na última década e meia tem suporte a esse tipo de configuração. Excessões duras são as fabricadas por "OEMs" como positivo, dell, HP, etc. Observe sua BIOS antes de comprar se quiser se certificar de que poderá configurar as velocidades como bem entende. Pessoalmente eu gosto de deixar a velocidade mínima a 40% em 40º (ou 50 em 50) e 100% a 70º. Configuro os PCs de clientes assim, sem nenhum outro ponto no gráfico, e eles ficam 100% silenciosos se tiverem pelo menos duas ventoinhas.

Akasa é uma marca intermediária quando se fala de durabilidade. Dez anos ou mais atrás era uma das únicas de qualidade e bom preço no Brazil, mas muitos computadores que montei nessa época precisaram de substituição prematura das ventoinhas (montei com Akasa). Tenho certeza que a marca evoluiu nesse meio tempo, mas as demais marcas que citei eu posso garantir, pois usei para incontáveis montagens desde então. Akasa eu excluí do meu vocabulário pelas tantas experiências negativas.

Geralmente Deepcool e Aerocool ficam na mesma faixa de preço por sinal, então a vantagem de "baixo custo" da marca deixou de existir há tempos. As que tomaram os louros do preço baixo são ainda piores hoje, como Aigo, C3Tech e outras mil porcarias que são basicamente descartáveis. É o tradicional "tem barato que sai caro".

Entendi, vou ver esse sistema na minha bios, ela é daquelas bem antigas sabe, da america megatrends, letra com fonte azul e tela cinza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@David Araujo Provavelmente tem alguma opção de controle de velocidade, mas não deve ser muito complexa.

Pelo que eu vi nas opções, parece que n tem nao 😕 deve ser pelo fato dela ser OEM assim como aparece no cpu z no modelo dela  "Filled by OEM"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ola, vi que voce possui conhecimento e queria perguntar. Minha placa-mãe nao tem aquela porta ARGB para fans, como eu posso conectar 3 fans ARGB cooler master e controlalas?

O hub q vem nesse water cooler ml240l argb comportaria as 3 fans ? 
esse: mais um cabo spliter? Qual voce acha a melhor solucao. Valeuzao
https://m.kabum.com.br/produto/130710/controlador-cooler-master-led-argb-mini-mfw-achn-nnnnn-r1

 

ou esse adaptador serve? 
 

https://www.pichau.com.br/hub-deepcool-gamer-storm-conversor-rgb-5v-para-12v-dp-frgb-chub5-12v?gclid=Cj0KCQjw8IaGBhCHARIsAGIRRYpQiebAgwd074FAp99on4kBrccI5TtWQVPpmefZtU5MR433Qa_PDHwaAu-9EALw_wcB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danilorese Vou copiar a resposta que dei na sua msg privada aqui:

 

15 horas atrás, Danilorese disse:

O hub q vem nesse water cooler ml240l argb comportaria as 3 fans ? 
esse: mais um cabo spliter? Qual voce acha a melhor solucao. Valeuzao
https://m.kabum.com.br/produto/130710/controlador-cooler-master-led-argb-mini-mfw-achn-nnnnn-r1

Esse modelo certamente suporta pelo menos 3 ventoinhas. Só não espere muito dele, pois não há controle por software, apenas por botão e isso significa que só terá efeitos pré-determinados pela fabricante.

 

15 horas atrás, Danilorese disse:

Este segundo faz a conversão de ARGB para RGB e com isso você poderia controlar os efeitos em uma MB que só tem saída RGB. Ainda sim não sei qual seria a funcionalidade. Vale pesquisar no youtube. 

 

Ademais, recomendo que crie um tópico e me chame lá, pois o conhecimento do restante da comunidade sempre contribui, bem como seu questionamento pode ser útil para outros. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 04/06/2021 às 02:53, Ricardo Rsc disse:

Aproveitando o tópico: Meu PC não esquenta muito, mas mesmo assim quero adicionar algumas fans como precaução. Não gosto de RGB, luzinhas e esses frufrus, então gostaria de fans sem RGB que fossem pelo menos bonitas. Como mencionei, não necessito tanto de desempenho. Vocês poderiam me recomendar algo? (Obs: não tenho um orçamento alto, então gostaria que fossem custo-beneficio e silenciosas).

 

CPU R5 5500

GPU Rx 6600 Eagle

Placa-mãe A50M MSI

SSD KINGSTON NV2

MEMÓRIAS KLLSERE 16GB(2X8)

FONTE MSI MAG 650W

GABINETE MANCER GOBLIN 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!