Ir ao conteúdo

dual boot w10 e linux em notebook com 2 SSDs

Ir à solução Resolvido por f_neto,

Posts recomendados

Postado

eu consegui 2 SSDs em uma promoção, um sata 3 de 512gb que vai ficar no lugar do hd e outro m2 de 128gb, eu queria fazer um dual boot nesse notebook, qual seria a melhor maneira de organizar um dual boot nessa maquina com 2 SSDs? dividir o de 128gb e instalar os 2 SO la?

Postado

Sobre o Linux instale no menor e coloque a /Home no maior

Sobre o Windows instale também no menor e coloque a pasta User no maior

Sobre jogos no Windows, alguns jogos permitem você escolher onde instalar e assim escolha o maior

• Curtir 1
Postado

Lembre-se de instalar o Windows primeiro, o bootloader do Windows não trabalha com Linux, já o inverso é perfeitamente funcional.

Eu deixaria de 80 a 100GB para o Windows. As distros Linux normalmente não ocupam muito espaço, especialmente se você seguir as orientações do coleta f_neto.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
26 minutos atrás, L000CK3D disse:

como é o processo de deixar essas pastas no maior? tem como instalar separadas ou só movendo depois?

No windows é depois de tudo instalado, clica com o botão direito na pasta, vá em Propriedades e no campo Local mude a letra do disco

No Linux é durante a instalação

• Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

O caso é parecido com o meu!!!Já tenho o windows 10 no SSD e adquirir um ssdM2 de 128g( e queria usa-lo só para o Linux Mint) para fazer um Dual boot no meu PC!!!Vi alguns videos mais ainda bate uma insegurança por causa da falta de conhecimento quanto a instalação e configuração do boot, pois sou bem leigo!!!

Postado

@Mauconstante esse é exatamente o meu caso também queria usar o windows e o mint cinnamon, não sei como fica os locais de instalação de programas do linux e se eu teria que particionar o ssd de 512 em 2, por isso vou optar por instalar e usar o windows 10 até me sentir confortável pra tentar um dual boot

• Curtir 1
Postado

O recomendado é ambos os sistemas ficarem em somente uma unidade de armazenamento, não cheguei a mexer com dual boot pra 2 unidades diferentes porque creio que teria que mandar o sistema no boot acessar outro disco como prioridade antes

Postado

Eu já instalei assim, da seguinte forma

Na tela das partições da instalação do Linux, tem como indicar onde instalar o Gerenciador de Inicialização que é o Grub, é só indicar a partição EFI do disco onde está o Windows

Isto se for em disco GPT, se for disco MBR escolha a Reservado pelo Sistema

00-ESP-EFI.png

01-EFI.png

• Curtir 1
Postado

@Mauconstante Não sei como ficaria pra fazer em discos rígidos diferentes, da pra instalar em cada um e alternar na hora do boot do PC

mas não sei se um grub funcionaria pra selecionar os HD disponível, ja que não são partições dessa vez, e sim unidades de disco diferentes que não se comunicam diretamente

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Adriel SG disse:

mas não sei se um grub funcionaria pra selecionar os HD disponível,

O Grub ao ser instalado ele scaneia todos os discos e partições a procura de sistemas instalados e coloca no seu menu a entrada dos que encontrar

Caso não encontre algum você pode refazer o scaneamento danto um grub-update

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...