Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

São várias coisas, vou tentar descrever aqui o que vem acontecendo.

De uns tempos pra cá meu PC ligava mas não dava vídeo, só funcionava quando passava a borracha e depois limpa contato na memória. Se passar só limpa contato não resolve, tem que ter a borracha.

Ele fazia isso pelo menos 1x na semana, às vezes demorava uns 15 dias, mas de tempos em tempos fazia isso. Então houve um momento em que só ligava se limpasse a memória, isso toda vez.

Então, anteontem ele fez a mesma coisa, e nem limpando a memória tava dando jeito. Então tirei a placa de vídeo e fiz o mesmo, passei borracha e limpa contato e ele ligou. Quando fui ligar no outro dia, ficou do mesmo jeito, e tive que passar um limpa contato na placa de vídeo novamente. Então decidi tirar a placa de vídeo e deixar fora, estou usando ele sem a placa de vídeo. E aparentemente o problema havia sido solucionado, pois de ontem pra cá liguei e desliguei ele umas 3x, e tava ligando normalmente. Aí agora, eu precisei desligar ele pra desconectar um ventilador, e quando tentei ligar, fez a mesma coisa, então eu tive que passar a borracha e limpa contato na memória novamente.

Descreverei abaixo na ordem o que aconteceu desde que isso começou:

1º Ele não dava vídeo de jeito nenhum e só solucionava limpando a memória, no início de tempos em tempos, mas depois toda vez que eu ligava. (PS: Meu teclado é retro iluminado, e quando isso acontecia o teclado ficava apagado, e só depois de limpar a memória e dar vídeo é que o teclado acendia)

2º Há mais ou menos uma semana ele começou a só ligar com a tela preta mostrando F1. Quando eu pressiono F1 vou para a bios, e lá clico F10 e enter para sair dessa tela e ir para o windows. Minha placa-mãe é Asus, e pesquisei como desativar isso, e fui na bios e desativei a opção de erro F1 e salvei as alterações. Mas as alterações não ficam salvas, não importa quantas vezes eu faça isso, e toda vez que ligo o PC tenho que fazer tudo novamente. Hoje tive que fazer 3x seguidas porque ele não tava querendo sair dessa tela preta F1 de jeito nenhum.

3º Tentei o esquema de resetar a bios. Resetei a bios direto pela própria bios (F9), e não deu certo. Tentei retirando a pilha da placa-mãe e deixando sair todo resquício de energia dos capacitores pressionando o botão power, e também não deu certo. Tentei pelo conector da placa-mãe CL RMOS1 trocando os pinos e também não deu certo. A tela F1 continua toda vez que ligo o PC, e também não ajudou com esse problema da memória.

4º Ele começou a travar e desligar sozinho, então desligou e não queria ligar mais de jeito nenhum. Quando ligava não dava vídeo, só que dessa vez não adiantava mais limpar a memória, agora só mostrava vídeo se limpasse a placa de vídeo. (PS: quando o problema era a placa de vídeo, o meu teclado ficava sempre aceso, mesmo não dando vídeo)

5º De repente o ventilador extra começou a fazer um barulho, e quando olhei vi que ele estava oscilando; hora girava mais lento, hora mais rápido, então para acabar com o barulho de oscilação desconectei o ventilador.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser isso? Estaria minha placa de vídeo, memória ram e ventilador todos com defeito? Ou pode ser alguma outra coisa no pc que tá provocando tudo isso?

• Coordenador
Postado

Caro usuário,

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...