Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu já sei que é...

Mas vim perguntar "algo mais", a respeito.

A fonte de corrente que é o driver de LEDs certamente tem uma faixa de tensão para operar corretamente. Tanto que uma fita de LED geralmente é um "circuito série de paralelos" somando as quedas de tensão na série.

Minhas perguntas são:

1. O tamanho da série (queda de  tensão na carga) realmente pode ser alterado mantendo-se o driver inalterado?

2. Em caso afirmativo, como estimar até quanto (ou seja, a faixa de tensão)?

O motivo da curiosidade:

"É uma fonte de corrente; não é uma fonte de tensão."

Mas isso será exato?!

PS.:

Parece que a resposta estará dependente do circuito integrado. Tenhamos dois como exemplos:

DU8671.pdf

O negócio está em chinês! No cabeçalho de um esquema afirma-se algo como "40 Vdc – 80 Vdc".

PT6983.pdf

Apesar de estar em inglês, o documento é muito pobre de especificações técnicas.

• Membro VIP
Postado

1. deve ficar na faixa...

52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

algo como "40 Vdc – 80 Vdc"

... algo como no meio do caminho 60V = 20 leds de 3V cada ou 12 de 5 e etc.

2. é o numero de leds x sua tensão de cada respeitando o limite ...

54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

algo como "40 Vdc – 80 Vdc".

Algo importante que se deve considerar é a potência de cada led: ela é quem define a corrente. P.ex. led de 3V 1W V=P/I = ... de corrente teórica máxima. Na prática usa-se de 70 ...80% dela. Outra questão prática é o layout pcb que deve ter área de cobre como dissipador ou pra projetos mais rebuscados, a placa deve ser própria ... alumínio sendo uma camada dissipadora.

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, .if disse:

P.ex. led de 3V 1W V=P/I = ... de corrente teórica máxima. Na prática usa-se de 70 ...80% dela

Na serigrafia de uma fita LED destaca-se o número "2518". Interessante que eu não achei LED com esse código, no Google. Achei, sim, algo relativo a drivers.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!