Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

O notebook da minha esposa estragou de vez, e pretendo substituí-lo por um desktop (basicamente porque é mais barato). Podemos dar upgrade nesse PC no futuro próximo (mais RAM, placa de vídeo), mas a ideia é que esse computador seja utilizado ainda por vários anos (mais de 5, com certeza)

O uso que será dado ao computador é bem básico: pacote Office, internet, ocasionalmente uma gravação de vídeo (OBS, câmera externa) e no máximo o uso do AutoCAD.

Peças que preciso comprar (consultei peças e preços na Terabyte Shop e no Mercado Livre):

• Processador (?)
  • placa-mãe com vídeo on-board (?)
  • HD 1TB Seagate (R$ 280)
  • Fonte Cooler Master Elite V3 300W PFC Ativo (R$ 300)
  • RAM DDR4 OLOy 8GB, 2666MHZ (R$ 313)

Já possuo gabinete (cabe placa-mãe mATX), ventoinhas, um SSD de 120GB.

Idealmente eu gostaria de gastar até R$ 1500 nas peças acima, mas após descontar as que já escolhi (HD, fonte, RAM) só sobrariam R$ 607, o que provavelmente seria insuficiente para comprar placa-mãe + processador. Por isso posso esticar o orçamento até no máximo R$ 2000, porém quanto mais barato ficar, melhor, obviamente.

Então a pergunta que faço a vocês é a seguinte: qual seria o conjunto adequado placa-mãe + processador que vocês me recomendariam na faixa de R$ 600 a R$ 1100?

Eu estava de olho num i3 10ª geração, mas ele é um pouco caro (~R$ 700). A alternativa da AMD (Athlon 3000G) talvez seja um processador ruim demais, que é algo que eu quero evitar para permitir que o computador tenha uma vida mais longa. Estou inteiramente aberto a sugestões: se acharem que vale a pena gastar até mais no processador (i5, talvez?) para não ficar com algo muito ruim eu posso fazer um esforço aqui!

Agradeço desde já a todos pela atenção e pela ajuda!

Postado
7 minutos atrás, Jack Stone disse:

placa-mãe com vídeo on-board (?)

Não existe mais isso atualmente.

O vídeo onboard fica no processador, e a placa-mãe só tem as trilhas.

Se pegar um processador Intel terminado em F ou KF, não terá vídeo onboard, pois o processador não tem vídeo integrado, o que significa gastar com placa de vídeo, o mesmo ocorre se pegar um Ryzen que não termina em G.

E eu recomendo um Ryzen 3 2200G ou 5 2400G, será boas opções para o uso, e eles tem vídeo integrado, sendo o 2200G com a Vega 8, e o 2400G com a Vega 11.

Não sou muito de recomendar placas-mãe mais básicas, mas dado o orçamento apertado, eu vejo como uma boa opção uma A320, eu mesmo tenho a Asus Prime A320M-K/BR, é uma boa opção.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pelas recomendações, meu caro! Infelizmente não estou conseguindo encontrar os processadores que você recomendou na maioria das lojas virtuais (Terabyte Shop, Pichau, Kabum, Mercado Livre, etc.).

Encontrei o 2200G na Americanas por R$ 1500 e o 2400G na Magazine Luiza por R$ 1700. Esses preços fazem sentido ou estão abusivos? Se os valores forem esses aí mesmo eu acho que vale mais a pena comprar o 2400G (certo?) mas isso ia estorar bastante meu orçamento.

Postado

@Jack Stone para seu orçamento, a única alternativa é um processador Athlon 3000G mesmo, pelo menos dentro do mercado nacional.

Athlon 3000G (R$550): https://www.kabum.com.br/produto/108896/processador-amd-athlon-3000g-two-core-cache-5mb-3500mhz-am4-yd3000c6fhbox-

Asus Prime A320M-K (R$450): https://www.kabum.com.br/produto/93427/placa-m-e-asus-prime-a320m-k-br-amd-am4-matx-ddr4

2x4GB 2666MHz (R$440): https://www.kabum.com.br/produto/103953/mem-ria-hyperx-fury-8gb-2x4gb-2666mhz-ddr4-cl16-preto-hx426c16fb3k2-8

Fonte Pichau Nidus 500W (R$300): https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br

Eu sugiro usar memórias em dual-channel para ter um desempenho extra (principalmente no vídeo integrado), mas pode optar também por apenas um pente de 8GB para economizar uns R$150: 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135291

Citação

A alternativa da AMD (Athlon 3000G) talvez seja um processador ruim demais, que é algo que eu quero evitar para permitir que o computador tenha uma vida mais longa.

Esse processador não é tão ruim quando você deve estar pensando, vai ser mais potente que um notebook com Core i3 ou Core i5 (2 cores/4 threads) de algumas gerações atrás que ainda estão no mercado, inclusive o vídeo integrado, que é incomparavelmente superior aos oferecidos pela Intel.

• Solução
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Eu diminuiria um pouco a fonte para uma Mancer Thunder 400w R$: 240 (se para upgrades futuros não pensar em pegar placas de vídeo High-end) e mudaria os pentes de memórias para 2x8GB da T-force 3200mhz R$: 500 (os 2 pentes) (vão trabalhar a 2667mhz porém tem margem para quando trocar de processador aproveitar melhor uso de uma frequência maior das memórias)

A vega 3 se equipara a uma GT 730, porém, esta GT 740 esta com um preço interessante e é cerca de 70% melhor, podendo talvez conseguir ofertas boas com um i3 10100F (Mercado Livre) por exemplo e uma placa-mãe H410M que também tem bom custo / beneficio

Se migrar para intel, não precisa de memórias de 3200mhz, mas, os preços entre 2666mhz e 3200mhz se equiparam e vão funcionar iguais.

Abaixo o que eu faria: (trabalhando com orçamento de R$: 2000)

Kit Upgrade Asus Prime A320M-K + Atlhon 3000g - R$: 789

1x RAM DDR4 3000mhz Geil EVO Potenza 8GB - R$: 249

Corsair CV 450w - R$: 289

HD Toshiba 1TB - R$: 300

Afox GT 740 4gb DDR3 - R$: 484 (frete grátis dependendo da região)

Total: R$: 1627 + frete A vista (sem a VGA) ou R$: 2111 + frete A vista (com a VGA)

Tentei fazer um orçamento com o i3 10100f porém saiu 500 reais fora do orçamento limite nos principais sites de venda (não cotei mercado livre nem outras opções menos conhecidas) e nesse caso, para este valor, essa seria a melhor configuração (próxima a configuração montada pelo colega @GuilhermeGB ) e com a ressalva de colocar assim que possível + 1 pente de memória para o dual channel e aumento de desempenho do processador.

Abraços o/

• Curtir 1
Postado

Senhores, só me resta agradecer a todos vocês. Toda vez que tenho uma demanda dessa natureza eu volto aqui no Clube do Hardware, porque sempre recebo excelentes dicas. Mas toda vez que retorno me surpreendo novamente com a qualidade da informação providenciada e com o claro cuidado e a clara dedicação com que vocês compõem os posts (explicações, links para lojas, alternativas, etc.). O serviço que vocês prestam à comunidade é inestimável, por isso sou profundamente grato!

Minha dúvida foi sanada e já adquiri a configuração com o Athlon 3000G (Kit com placa-mãe), sem placa de vídeo. No futuro posso, conforme a necessidade, comprar uma placa de vídeo boa, mais RAM/HD e, se o socket permitir, até mesmo trocar o processador. O tópico pode ser fechado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...