Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como limitar 10 Amperes em tensão DC ?


Ir à solução Resolvido por Tito Fisher,

Posts recomendados

@Renato.88 Entendi. A questão mesmo é que não pode se desligar. Pensando em usar o irfb4110 que aguenta bem. Estou só buscando um fornecedor de qualidade. Porque o que mais tem no mercado é Transistores falsificados.

@Sérgio Lembo Obrigado pela resumida. Mas é exatamente que acontece. Já pensei em em fazer com relê(s), mas o problema é que O equipamento não vai ficar comigo e sim com uma pessoa mais leiga que eu. E na certa vai fechar curto constantemente.
Imagina o cara trocando uns 2 fusíveis por dia rs...
Estou pensando em usar o irfb4110, parece que encontrei um fornecedor bom. E como é bem "Parrudo" aguenta até 330w. 
E também pensei em usar um transistor e usar o sistema de Fodback, dei uma estudada e parece ser viável, mas infelizmente parece que com o mosfet não funciona corretamente, pelos testes que fiz aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Na realidade,vai ser para usar para teste de vários solenoide por dia. O equipamento vai ser para teste e limpeza dos mesmos. chutei uns 2 por dia, em caso de curto nos terminais. Que se a pessoa não usar com atenção(que tenho certeza que não vai acontecer), vai fechar curto constantemente e com isso a queima dos mesmos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então serão 10 circuitos iguais a este. Foi projetado para 12V mas pode ser adaptado para outra tensão.

O teste inicia quando o operador coloca o solenoide no testador. Note que em paralelo ao transistor de chaveamento há um resistor de 240R. Esse resistor imporá uma corrente de 50mA no solenoide em teste. Caso o solenoide esteja em curto ou abaixo da resistência mínima o operacional fica com a sua saída em nível alto, impossibilitando o acionamento do mosfet e acendendo um led de alerta. Esta saída também pode ser utilizada para acionamento de um buzzer, mas terá que colocar um transistor, o operacional tem baixa corrente de saída.

 

Para entender o ajuste: Se o solenoide em bom estado possui 3R nominais e for determinado por ti que a resistência real dele tem que ter um mínimo de 2R7.

2R7 x 50mA = 135mV. Com o auxílio de um multímetro ajuste a giga de teste para 135mV.

 

Na seleção do mosfet procure um modelo que tenha resistência muito baixa, de preferência bem abaixo de 10mR ou terá que utilizar dissipadores grandes e caros. É mais fácil encontrar mosfets de baixíssimo Rds se tiver como trabalhar com SMD.

Schematic_New Projec32_2022-07-21.png

Caso os testes sejam sempre feitos com solenoides do mesmo modelo o ajuste formado por R3, R4 e RP1 poderá ter sua saída comum para todos os circuitos.

Na compra do resistor R1 de 240R não compre de fio. Prefira o de carbono ou, se possível, de metal filme. Talvez tenha que fazer associações série / paralelo por conta da potência dissipada. Isso é instrumentação, medida de valores. Os resistores de fio apresentam uma variação muito grande da resistência em função da temperatura. O teste de qualidade é simples: Coloque o resistor no multímetro em modo de resistência e aqueça o resistor com um isqueiro. Se variar menos que 1% tá aprovado.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Vai usar um microcontrolador? Qual a tensão desse PWM? Quais as tensões disponíveis no circuito de PWM? De preferência utilizar fontes distintas para a potência e PWM. As correntes somadas de 10 solenoides são muito elevadas e a perturbação da rede elétrica pode dar tilt no seu controlador. Com fontes distintas, sem compartilhar sequer o GND e acionamento por optoacoplador nos livramos desse transtorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver falando do AOD4184 ele até aguenta a corrente mas é canal N. O projeto utiliza canal P.

O NTMD4184 é canal P mas não aguenta a corrente.

 

Outra coisa: pretende mesmo acionar o solenoide 100x por segundo? São tão rápidos assim? Estamos falando de 10ms para que este acione e desarme, ciclo completo.  Para que tenha ideia, esses relé pequenos de placa eletrônica levam cerca de 60ms só para armar, um contator cerca de 120ms.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Na realidade eu inverti, vai ser 50 duty cycle e em tese 1 a 100 Hz. São vállvulas de Cambio elas trabalham em frequências parecidas, algumas até um pouco abaixo. Mas a ideia é testar ela bem mesmo. Eu uso a anos uns circuito básico com 555 com essas Solenoides, mas não tem muita proteção, pois eu mesmo manuseio, e como esse que estou querendo montar não vai ser pra mim, então por isso toda segurança possível.
E tem razão, não me atentei no mosfet do circuito é canal P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@euleozinho Qual o transistor que você utilizou?

Qual a sequencia utilizada no teste? O circuito testa a resistência da bobina para habilitar ou não o acionamento do mosfet. Então liga-se a bobina no testador e depois inicia-se os disparos no gate. Caso a bobina em curto seja colocada com o gate previamente acionado o tempo de resposta da proteção não dará conta de evitar o surto de alta corrente. Para se ter um testador a toda prova vai ter que colocar um indutor série para criar uma rampa de corrente de pelo menos 5us para dar tempo de resposta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo: colocando-se um indutor de apenas 100uH terá um di/dt máximo de 120mA/us. Em caso de curto total, levará 33us para atingir a corrente nominal de 4A e mais outros 33us para chegar aos 8A.

33us é tempo de sobra para que o operacional e o mosfet consigam desligar.

Parâmetros do indutor:

Indutância: 100uH

Saturação => 10A

Resistência interna =< 100mR

Da mesma forma que foi colocado um diodo anti-paralelo com a carga também terá que ser colocado outro com esse indutor.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

'Agora há pouco' conceitualizai o dispositivo supracitado pelo amigo @Sérgio Lembo para uma jiga minha. A carga é capacitiva e a fonte é dc e dá um irritante piquinho de corrente que sente muita vontade pifar meu precioso mosfet. Aí me veio a ideia teórica da inserção de um indutor em série a qual o amigo acima corroborou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo então deve ser esse o problema. Eu tentei com o mosfet funcionando. Não me atentei a essa questão, tentei com 1 canal P e fiz uma mudança com outro canal N, na certa ocorreu porque simulei o curto com o sistema funcionando. 

E não sabia dessa do indutor. Tenho uns aqui de fonte chaveada. Vou tentar vê algum nessa faixa para testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@euleozinho

Há também outra questão: a tensão máxima de saída do operacional quando saturado (Voh no datasheet). Ele não atinge o Vcc de alimentação. Eu coloquei um zener de 2V7 para tentar compensar isso mas talvez não seja suficiente. Pensando melhor o uso de um comparador ao invés do operacional seja recomendado. O desenho é o mesmo mas a pinagem muda. Nesse caso o zener pode e deve ser eliminado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!