Ir ao conteúdo

Quais FANS devo escolher para essa fonte e gabinete.

Ir à solução Resolvido por Gustavo Nersissian,

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente adquiri um gabinete novo e estava pensando em instalar alguns FANS para refrigeração dele.

O gabinete suporta 6x FANS de 120mm. Estava pensando em colocar 3x FANS frontais e 1x FAN na parte traseira.

Agora vem a minha dúvida: Sei que isso vai depender da minha fonte e da quantidade de pinos dos FANS, não entendo muito sobre o assunto.

Segue uma foto da fonte mostrando os conectores e pelo que eu vi, tem 2x de 4 pinos e 2x de 6 pinos.

Como vou poder colocar 3x FANS na frente e 1 atrás, sendo que apenas tem 2 conectores de 4 pinos e 2 conectores de 6 pinos na fonte.

fonte.png

gabinetee.png

Postado
13 minutos atrás, Gustavo Nersissian disse:

Como vou poder colocar 3x FANS na frente e 1 atrás, sendo que apenas tem 2 conectores de 4 pinos e 2 conectores de 6 pinos na fonte.

Esses conectores são pra processador e placa de vídeo (Respectivamente), não para fans, as conexões usadas nas fans são diferentes, para conseguir liga-las na fonte é preciso que elas venham com um adaptador de 3 pinos para molex.

14 minutos atrás, Gustavo Nersissian disse:

fonte.png

Marca e modelo da fonte?

Postado
13 minutos atrás, Gustavo Nersissian disse:

Mancer Thunder 400W 80 plus

Boa fonte.

Como já dito, se as fans vierem com adaptador molex você consegue ligar duas delas direto na fonte, as demais você pode ligar na placa-mãe caso tenha disponibilidade, ou pode comprar um adaptador e ligar todas na fonte.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1587732897-cabo-sleeved-multi-fan-molex-p4-coolers-3-ou-4-pinos-27-cm-_JM

Postado

Agora tudo faz sentido, entendi como funciona. Acredito que o FAN que estou procurando não vem com esse adaptador, então vou ter que comprar mesmo e ligar tudo na fonte!
Encontrei esse aqui, é a mesma coisa? https://www.amazon.com.br/dp/B07MT8BJ34/ref=sspa_dk_detail_0?pd_rd_i=B07MT8BJ34p13NParams&spLa=ZW5jcnlwdGVkUXVhbGlmaWVyPUEyUlcyMjhGOFNaTTAzJmVuY3J5cHRlZElkPUEwMTA4MTE2MUo4R1ZVSUI1VkZaVSZlbmNyeXB0ZWRBZElkPUEwMDE2NjcyVUIzMjhXOUZOTDBaJndpZGdldE5hbWU9c3BfZGV0YWlsMiZhY3Rpb249Y2xpY2tSZWRpcmVjdCZkb05vdExvZ0NsaWNrPXRydWU&th=1

Postado
15 minutos atrás, Gustavo Nersissian disse:

Agora tudo faz sentido, entendi como funciona. Acredito que o FAN que estou procurando não vem com esse adaptador, então vou ter que comprar mesmo e ligar tudo na fonte!
Encontrei esse aqui, é a mesma coisa? https://www.amazon.com.br/dp/B07MT8BJ34/ref=sspa_dk_detail_0?pd_rd_i=B07MT8BJ34p13NParams&spLa=ZW5jcnlwdGVkUXVhbGlmaWVyPUEyUlcyMjhGOFNaTTAzJmVuY3J5cHRlZElkPUEwMTA4MTE2MUo4R1ZVSUI1VkZaVSZlbmNyeXB0ZWRBZElkPUEwMDE2NjcyVUIzMjhXOUZOTDBaJndpZGdldE5hbWU9c3BfZGV0YWlsMiZhY3Rpb249Y2xpY2tSZWRpcmVjdCZkb05vdExvZ0NsaWNrPXRydWU&th=1

Sim, são a mesma coisa.

Postado
3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Sim, são a mesma coisa.

Certo, muito obrigado!

4 minutos atrás, Alex Camus disse:

@Gustavo Nersissian se for para comprar esse adaptador acho mais vantagem comprar essa controladora

https://www.pichau.com.br/perifericos/acessorios/controladora-deepcool-fh-04-4xfan-pwm-dp-f04pwm-hub

com ela liga direto na placa-mãe e pode controla a velocidade das fans, ligando as fans direto na fonte elas ficam sempre a 100%.

Entendi, então acredito que seja mais interessante. E como funciona esse processo de controlar a velocidade pela placa-mãe?

Postado
17 minutos atrás, Gustavo Nersissian disse:

Certo, muito obrigado!

Entendi, então acredito que seja mais interessante. E como funciona esse processo de controlar a velocidade pela placa-mãe?

@Gustavo Nersissian

Sobre essas controladoras acho que é importante citar alguns detalhes.

De nada adianta comprar fans fracas e ligar em uma controladora.
Eu tenho controladora no meu gabinete mas minhas fans chegam a 89CFM (Aerocool Shark) e em rotação máxima incomodam bastante, então ter o controle proporciona versatilidade e comodidade sem abrir mão de desempenho, agora pegar fans com 30, 40 CFM que já são fracas e colocar controle de rotação não faz nenhum sentido, era melhor ligar direto na fonte.

Postado
4 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Gustavo Nersissian

Sobre essas controladoras acho que é importante citar alguns detalhes.

De nada adianta comprar fans fracas e ligar em uma controladora.
Eu tenho controladora no meu gabinete mas minhas fans chegam a 89CFM (Aerocool Shark) e em rotação máxima incomodam bastante, então ter o controle proporciona versatilidade e comodidade sem abrir mão e desempenho, agora pegar fans que já tem 30, 40 CFM que já são fracas e colocar para fazer controle e rotação não faz nenhum sentido, era melhor ligar direto na fonte.

Entendi! https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=108125
Estava pensando em pegar esse kit para a parte frontal e um mais barato para parte traseira. Valeria a pena o controlador?

Postado
11 minutos atrás, Gustavo Nersissian disse:

Entendi! https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=108125
Estava pensando em pegar esse kit para a parte frontal e um mais barato para parte traseira. Valeria a pena o controlador?

Carinha essas fans da Corsair.

Então ai entra uma questão de gosto. Se fosse para o meu uso sim, eu colocaria, essas fans possuem 26 dBa de ruído com apenas 52CFM, pra você ter uma ideia as minhas Shark chegam a 31 se não me engano em rotação máxima.
Se você se incomoda fácil com barulho, pode comprar a controladora que é sucesso, agora se não faz diferença, liga direto e seja feliz.

PS: Antes de optar, compre as fans, ligue no PC e faça o teste, então opte pelo dispositivo que melhor lhe atender (Controladora ou Adaptador).

• Solução
Postado
21 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Carinha essas fans da Corsair.

Então ai entra uma questão de gosto. Se fosse para o meu uso sim, eu colocaria, essas fans possuem 26 dBa de ruído com apenas 52CFM, pra você ter uma ideia as minhas Shark chegam a 31 se não me engano em rotação máxima.
Se você se incomoda fácil com barulho, pode comprar a controladora que é sucesso, agora se não faz diferença, liga direto e seja feliz.

PS: Antes de optar, compre as fans, ligue no PC e faça o teste, então opte pelo dispositivo que melhor lhe atender (Controladora ou Adaptador).

Entendi, muito obrigado por essas informações! Foram de grande ajuda. Agora vou ver por aqui o que eu decido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...