Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera estou tendo problema com um driver de um painel LED, são painéis de 24W com um driver simples (que ja vem de fabrica neles). com as seguintes especificações:

Entrada: 100-240Vca - 50/60Hz

Saída: 72-96Vcc

Corrente de saída: 300mA+/-5%

Acontece que logo de inicio tem um CI (uma ponte retificadora ABS10) e em seguida o capacitor de 400V 15uF e é justamente esse capacitor que esta estufando... a tensão de rede de entrada esta normal, porém estou tendo muito problema com essas peças pois várias estão apresentando o mesmo problema, identifiquei que o FP desse driver é de 0,48. Alguma ideia do que esta fazendo esses capacitores estufarem?

grato!

Postado

Tem algum resistor fusível ou um PTC pra limitar a corrente de carga nesses capacitores? você pode tentar botar um resistor de 1 ohm logo em serie com o driver pra limitar a corrente de carga do capacitor...

Se der pra melhorar a ventilação do driver, também pode ajudar, e se tiver espaço no driver pra gambiarras, troca o capacitor de 15uF por 3 de 4.7uF/400V em paralelo, isso deve abaixar a ESR e se for alguma oscilação de alta frequência causada pelo driver os 3 capacitores em paralelo com ESR menor podem dar conta de filtra-la ou ao menos terão mais area pra dissipa-la

• Curtir 1
Postado

@ActingJorginho A meu ver a causa da queima é do driver LED com projeto porco, se o driver gera ou é sensível a ruídos elétricos na rede ele deveria ter filtros com indutores e capacitores pra amenizar isso.

Tem outros equipamentos que são tão ou mais sensíveis a uma rede ruidosa do que um driver LED, como fontes de PC genéricas, que não tem filtro na entrada da fonte, fontes de celular, chegou a ter problemas com outros equipamentos além dos driver LED?

• Curtir 1
Postado

@ActingJorginho Da pra ver que o projeto porco foi ainda "sabotado" pra cortar custos, tem espaço na placa pra um mini fusível pra prevenir incêndios, mas soldaram o fio de rede direto. o capacitor também parece ficar dobrado direto sobre o chip de chaveamento, dissipando o calor no capacitor, que já é sensível a temperatura, não tem nenhum indutor ou capacitor pra filtrar interferências.

No lugar desse fusível daria pra por o tal resistor de 1 ohm pra limitar os picos de corrente no circuito, alguns drivers e fontes de celular ja tem o resistor fusível na entrada, ate porque com um F.P tão baixo esse circuito maltrata o capacitor e a ponte retificadora, se o capacitor fosse um pouco maior acho que ela ja tinha fritado

O capacitor que aparenta estar estourado no secundário deveria ser um capacitor low ESR, mas podem ter posto um comum pra cortar custos, o que deixa a vida util dele bem curta., o projeto todo lembra um carregador de celular dos mais baratos, com a diferença que o carregador não foi feito pra ficar ligado na rede por muito tempo.

Se as opções são condenar as placas ou procurar defeitos na rede, acho mais fácil condenar as placas, quem sabe troca-las em garantia...

Postado

Olha, acredito que este projeto, olhando rapidamente e com a pouca experiência que tenho no assunto, não tenha secundário. É um BUCK  (aparentemente) e se esta dando problema no capacitor é que provavelmente a potência de operação está superior ao que o sistema aguenta (Não que supere o especificado, mas o que o sistema aguenta...). Aparentemente o capacitor esta descarregando rápido demais, gerando pulsos com correntes altas, fazendo com que um capacitor de baixa qualidade não aguente.
As soluções seriam, ao meu ver, o que o @F4b10  apresentou, colocando uma resistência na série, "controlando" a corrente quando o capacitor está vazio, pois é ali que ele irá sofrer mais.

Fontes capacitivas usam este sistema para proteger o capacitor no inicio da operação.

Se não é para consertar e somente apontar o problema, eu iria de Capacitor de Baixa qualidade + Falta de Sistema de amortecimento de partida.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!