Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte B450M esquenta mais que placas mais simples?


Julioser3

Posts recomendados

Oi meu nome é Julio eu queria saber se uma placa-mãe mais robusta como a Gigabyte B450M Gaming esquentam mais do que placas mais fracas ?

 

outra pergunta Gigabyte B450M Gaming precisão de uma fonte tambem mais robusta como um 80 plus prata ou posso usar uma 80 plus bronze?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Julioser3 disse:

outra pergunta Gigabyte B450M Gaming precisão de uma fonte tambem mais robusta como um 80 plus prata ou posso usar uma 80 plus bronze?

Não é porque a placa-mãe diz "gaming" no nome que quer dizer que precisa de algo a nível do mesmo.

 

Pode usar qualquer fonte do mercado, tudo vai depender da sua configuração, preço, e qual se encaixa melhor.

 

Tem configuração que ao invés de você pegar 650~750W 80+ Bronze, fica melhor pegando 550~650W 80+ Silver ou Gold.

 

placa-mãe não define qual deve ser o selo 80+ da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Julioser3 disse:

Oi meu nome é Julio eu queria saber se uma placa-mãe mais robusta como a Gigabyte B450M Gaming esquentam mais do que placas mais fracas ?

 

B450m Gaming de robusta não tem nada, é apenas mais enfeitada que as demais.
Na verdade é o contrário. Genericamente falando, placas mais fracas aquecem mais que placas mais robustas, pois estas possuem melhor construção e circuito VRM melhor dimensionado, porém é preciso levar em conta outros fatores como processador utilizado, sistema de refrigeração do gabinete etc.

 

14 minutos atrás, Julioser3 disse:

outra pergunta Gigabyte B450M Gaming precisão de uma fonte tambem mais robusta como um 80 plus prata ou posso usar uma 80 plus bronze?

 

Não é a placa-mãe que define qual fonte utilizar, mas sim o conjunto Processador + Placa de vídeo.

Certificação 80plus não deve ser requisito para escolha da fonte, pois ela não atesta a qualidade, apenas a eficiência, e o que mais tem é fonte certificada que não presta ou fonte com selo falso.
O ideal na hora de montar um PC é escolher primeiramente o processador, pois é ele quem vai definir até onde você deve ir no restante do setup.


Escolha na seguinte ordem

 

Processador > placa-mãe > Placa de vídeo > Fonte > Demais componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, isso não tem fundamento nenhum. A qualidade da placa-mãe só vai interferir na quantidade de recursos que seu PC vai ter, e na qualidade dos circuitos internos.

 

E o fato da sua configuração consumir mais ou menos não interfere na certificação 80 Plus. Entenda que 80 Plus só se refere a eficiência, existem fontes mal projetadas com 80 Plus também, não use isso como parâmetro de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A qualidade da placa-mãe só vai interferir na quantidade de recursos que seu PC vai ter, e na qualidade dos circuitos internos.

@GuilhermeGB Apenas um adendo, não é a qualidade da placa que define a quantidade de recurso, é o chipset. Placas com mesmo chipset podem ter qualidades de construção diferente, porém entregam a mesma quantidade de recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@GuilhermeGB Apenas um adendo, não é a qualidade da placa que define a quantidade de recurso, é o chipset. Placas com mesmo chipset podem ter qualidades de construção diferente, porém entregam a mesma quantidade de recursos.

De fato, porém a qualidade da placa está de certa forma ligada ao tipo de chipset, não diretamente, mas está. Além disso, existem placas-mãe com os mesmos chipsets especificações diferentes, como é o caso de algumas B460, B560, B450, B550, com mais ou menos slots de memória, mais ou menos conectores SATA, mais ou menos conectores para fans, com ou sem conectores para RGB, com ou sem dissipador no VRM, com melhor ou pior chip integrado de áudio, etc. Geralmente, os modelos mais completos são os que oferecem a melhor qualidade de construção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

De fato, porém a qualidade da placa está de certa forma ligada ao tipo de chipset, não diretamente, mas está.

 

Não necessariamente. É fácil encontrar placas com Chipset B550 por exemplo bem simples como Asus Prime e outras extremamente bem construídas e "parrudas" como a

TUF B550M-Plus que apesar de ser uma placa intermediária suporta fácil até um Ryzen 9. O mesmo acontece com outros chipsets como B350 e B450.

Claro que em chipsets considerados High End como x570 e Z590 lógico que dificilmente haverão placas mal construídas, já que são placas caras e ninguém quer pagar caro em um produto ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

 

Não necessariamente. É fácil encontrar placas com Chipset B550 por exemplo bem simples como Asus Prime e outras extremamente bem construídas e "parrudas" como a

TUF B550M-Plus que apesar de ser uma placa intermediária suporta fácil até um Ryzen 9. O mesmo acontece com outros chipsets como B350 e B450.

Claro que em chipsets considerados High End como x570 e Z590 lógico que dificilmente haverão placas mal construídas, já que são placas caras e ninguém quer pagar caro em um produto ruim.

Isso só prova o que eu disse. Eu desconheço alguma H410M que consiga levar um Core i9 com tranquilidade, mas gostaria de conhecer, se existir. A Asus PRIME H410M-A deve ser o modelo mais completo de H410, mas se quer possui dissipadores no VRM. De certa forma, o desempenho e o nível de qualidade é escalonado com o chipset também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!