Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamento em jogos/PC por falta de ram?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá, antes de tudo possuo as seguintes configs...

 

B450 steel legend

RTX 2060

Ryzen 5 3600

2x8 GB 3000Mhz

EVGA 600W Bronze 80 plus

 

Recentemente comprei essa 2060, e ao jogar jogos, como Warzone, percebo q em determinados momentos o jogo trava e fecha sozinho, principalmente se estou utilizando outros programas abertos, isso seria por falta de ram? Tendo em vista q ao utilizar o MSI, em momentos de uso da ram, chega a utilizar 13/14 GBs. Creio q o problema seja por falta de ram, mas gostaria de saber de pessoas mais informadas sobre. Um over nas memorias pra 3200Mhz poderia ajudar nisso? Aproveitando o post, se o problema for esse, estava pensando em comprar mais um pente de 8GB, e gostaria de saber se tem problema em trabalhar com 3 pentes, e se pode ocorrer perda de desempenho...Desde ja agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex HP Falta de RAM não é seu problema a menos que você esteja tentando abrir vários jogos ao mesmo tempo ou com 100 abas abertas no chrome. Seus drivers foram todos baixados e instalados diretamente do site da fabricante da MB? Seu driver de vídeo da Nvidia está atualizado? Instalou o C++ mais recente? Tem algum outro programa rodando em segundo plano?

4 horas atrás, Alex HP disse:

Um over nas memorias pra 3200Mhz poderia ajudar nisso?

OC não vai solucionar problema de travamento. Se muito vai é piorar, pois ele acrescenta mais um ponto de falha/instabilidade. Inclusive sempre é uma boa ideia desligar o XMP na BIOS para ver se param os travamentos, pois XMP é o mesmo que OC, porém automático.

4 horas atrás, Alex HP disse:

Aproveitando o post, se o problema for esse, estava pensando em comprar mais um pente de 8GB, e gostaria de saber se tem problema em trabalhar com 3 pentes, e se pode ocorrer perda de desempenho

Memórias em número ímpar sempre vão ter menos desempenho do que em números pares e em dual channel (tem que estar nos slots A2+B2, se apenas duas). Ryzen por sinal é ainda mais impactado se não estiver em dual channel e a perda de desempenho com 3 pentes seria notável.

Recomendo que não rode programas excessivos em paralelo e descarregue programas desnecessários da memória. Não faz sentido ter várias coisas abertas se você está jogando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex HP

Sua configuração está acima do recomendado para rodar COD: Warzone, logo não é falta de memória RAM.

Acontece somente neste jogo os problemas? Caso sim, evite executar qualquer programa overlay ou que esteja em segundo plano.

Adicionalmente, você fez algum procedimento "milagroso" dito em vídeos da internet?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods No caso em questão de drivers estão todos normais, eu falo mais em questão de ram, porque antes dessa 2060, eu tinha a 1050ti e acontecia o mesmo problema, o jogo sempre consumia mt ram, porém eu n tinha esse problema com frequência, agora com a 2060, com os gráficos todos no máximo, com exceção de sombra e coisas desnecessárias, Quando vou jogar no mapa mais pesado no jogo, acontece isso, mesmo estando com quase tudo fechado, apenas o jogo aberto, e se eu inventar de dar ALT+TAB e abrir algum programa ou ate mesmo o Chrome, o mesmo ja fecha na hora ou acontece muitos travamentos nesses programas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex HP

Pesquisando um pouco aqui parece que este problema de ALT+TAB é bastante comum no jogo. Tente rodar em modo janela sem bordas e também nas configurações de compatibilidade do executável do jogo, marque a opção "Executar este programa como administrador".
COD: Warzone, assim como CS:GO e outros jogos competitivos costumam a dar muita dor de cabeça devido a constantes atualizações. Já sofri muito com este jogo, sendo que mesmo eu tendo um set mais razoável, não era para ter problemas.
No meu ponto de vista não é problema com suas peças, fique tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Alex HP disse:

No caso em questão de drivers estão todos normais

Estar sem exclamação no gerenciador de dispositivos não quer dizer que está correto. Se não instalar como eu sugeri sempre estará com perda de desempenho, recursos e talvez até com instabilidade.

23 minutos atrás, Alex HP disse:

Quando vou jogar no mapa mais pesado no jogo, acontece isso, mesmo estando com quase tudo fechado, apenas o jogo aberto, e se eu inventar de dar ALT+TAB e abrir algum programa ou ate mesmo o Chrome, o mesmo ja fecha na hora ou acontece muitos travamentos nesses programas.

Alt+TAB em jogos full screen não é a forma correta de se fazer uso de programas em paralelo. Se precisa usar esse recurso do windows deve deixar seus jogos sempre no modo "borderless window". Alguns jogos dão crash se em full screen nessa circunstância que você mencionou.

 

Outras coisas importantes:

  • Atualizar seu windows para a versão mais recente, incluindo atualizações opcionais.
  • Desativar o Microsoft Game Mode.
  • Desativar o Xbox Game Bar.

@Lost Byte Já vi muitos comportamentos similares em jogos que tem sistema anti-cheat. Seria esse o caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex HP Se esse é o caso então acrescente mais dois pentes de 8 GBs de velocidade igual ou maior aos que já possui e veja se o desempenho aumenta. Vejo que está rodando o MSI Afterburner em segundo plano. Lembre-se de que cada programa que roda em segundo plano aumenta a chance de instabilidade no jogo, em especial os que tem overlay.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, Alex HP disse:

Certo, vou ver o q posso fazer a respeito, queria tirar mais uma duvida, em questão dos drivers da GPU, após a troca da 1050ti pra 2060, seria recomendado usar o DDU pra desinstalar os drivers da 1050ti e logo instalar o da 2060 pra uma instalação mais limpa?

Recomendado? Não. Faz mal usar o DDU? Também não. Vai evitar drivers bugados de deixarem configuração errada para trás, então melhor sempre usar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Já vi muitos comportamentos similares em jogos que tem sistema anti-cheat. Seria esse o caso?

Existe a possibilidade. Estou por fora destes jogos em alta, mas vira e mexe sempre vejo reclamações nos jogos quando mudam algo no anti-cheat, principalmente no CS:GO. Nos comentários em cada postagem da Activision nas redes sociais, muitos citam o anti-cheat como causador do problema.

O engraçado é que sempre acontece para uns e outros não estes problemas, ficando difícil saber a causa real. Programas de transmissão ao vivo, monitorador de recursos, drivers de mouse/teclado com recurso macro, atualizações do sistema, conexão com o servidor, tudo pode dar conflito, e raramente alguns conseguem resolver de forma única e que não serve para os outros.

Tem também a questão de contrato dos anti-cheat com as empresas, logo as empresas talvez nem possam fazer muita coisa se os desenvolvedores do sistema anti-cheat não contribuírem, parecido com o caso dos jogos que usam Denuvo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!