Ir ao conteúdo

HD Seagate Barracuda 8 TB não é reconhecido

Ir à solução Resolvido por JJúnior87,

Posts recomendados

Postado

Olá

Estou com um problema sério aqui com um HD da Seagate, um Barracuda de 8 TB.

Ele estava funcionando normalmente, até que um dia, enquanto eu acessa arquivos gravados nele, ele travou.

Checando pelo gerenciador de tarefas do windows, eu vi que o uso dele estava em 100% e disso não saia.

Tentei encerrar e reiniciar o windows explore, sem sucesso. Tentei desligar o PC normalmente, sem sucesso também. O sistema todo travou. A solução foi desligar o cabo de energia.

Ao ligar novamente o PC, a tela ficava travada quando apareciam a marca e o modelo da placa-mãe. Não iniciava o sistema e nem entrava na BIOS.

Fazendo uns testes aqui, descobri que era esse HD que estava impedindo a inicialização correta do sistema.

Mesmo assim, eu consegui um jeito de fazer ele funcionar normalmente da seguinte forma:

1 - conectando só o cabo de alimentação do HD

2 - ligando o PC e entrando na BIOS da placa

3 - dentro da BIOS, conectando o cabo sata

4 - saindo da BIOS sem realizar nenhuma alteração

Fazendo isso, o windows iniciava normalmente e reconhecia o HD. Eu conseguia acessar todos os arquivos gravados nele, da mesma maneira que conseguia gravar novos. Além do mais, nenhum arquivo salvo antes desse problema havia sido perdido ou corrompido, assim como os novos arquivos salvos também não se corrompiam. O windows também não mandava nenhuma mensagem de erro de disco ou de possíveis falhas futuras. O HD funcionava normalmente, mas, após o ocorrido, eu só conseguia acessá-lo executando os passos descritos acima.

Recentemente, precisei substituir a placa-mãe. A partir de então eu não consigo mais acessar esse HD, nem mesmo executando os passos que relatei e funcionava antes. Conectando normalmente os cabos de alimentação e sata do HD, a tela também fica travada na imagem de marca e modelo da nova placa.

Da maneira que eu conseguia acessá-lo antes, agora também não consigo mais. O windows incia normal, mas não reconhece o HD. Não aparece no gerenciador de disco e também já tentei programas como o Acronis Drive Monitor e PC3000 Disk Analyzer. Sem sucesso.

O HD apresenta comportamento motor normal. Consigo sentir a vibração da rotação e ele também não apresenta nenhum tipo de ruído ou barulho anormal. Também não fica super aquecido, nem nada.

Será que alguém sabe o que pode estar acontecendo e uma possível solução?

Obrigado pela atenção.

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, JJúnior87 disse:

com ele conectado, baixe o crystal disk info e veja os parametros S.M.A.R.T. dele para saber a saude do hd

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, JJúnior87 disse:

Fazendo isso, o windows iniciava normalmente e reconhecia o HD. Eu conseguia acessar todos os arquivos gravados nele

Nesse momento você fez backup de tudo que havia dentro dele, certo?

Postado
4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

com ele conectado, baixe o crystal disk info e veja os parametros S.M.A.R.T. dele para saber a saude do hd

Tentei aqui e não funcionou. O programa sequer detecta o HD. Ele está invisível, tanto para o windows quanto pra qualquer outro programa.

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Nesse momento você fez backup de tudo que havia dentro dele, certo?

Não de tudo. O HD já estava bem preenchido e eu não dispunha de outros HDs com espaço livre o suficiente. Mas eu consegui, sim, fazer cópias dos arquivos mais importantes. Minha dor de cabeça maior é que esse HD é novo. Saiu da garantia um dia desse. Sem contar, como eu já falei, que ele apresenta um comportamento normal de funcionamento do disco. Sem barulho algum ou aquecimento, porém dá pra sentir ele energizado, o disco rodando. Somando isso ao preço do bichinho, eu fico contrariado, sabe?

• Membro VIP
Postado

Chuto que não esteja respondendo ao comando PORT_CMD_SPIN_UP feito durante a inicialização ou algo do gênero (exemplo de implementação aqui). Troque o cabo; teste em outra máquina. Do contrário, é peso de papel.

Postado
9 horas atrás, JJúnior87 disse:

Tentei aqui e não funcionou. O programa sequer detecta o HD. Ele está invisível, tanto para o windows quanto pra qualquer outro programa.

12 horas atrás, Marcos FRM disse:

depois de ligado, faz algum barulho estranho repetido ou não nota-se barulhos estranhos?

é esquisito, de não reconhecer até vai, mas ainda assim daria pra você ver os parametros s.m.a.r.t. dele com o uso de qualquer programa, se não aparece nada entao pode ser q ele tenha ido pro saco

ja tentou testar em outro PC?

Postado

só uma duvida, você tem fio terra ligado ao filtro de linha, PC com aterramento melhorar saúde de hds.

e a fonte é de boa qualidade?

essas duas coisas ou falta dela pode ter dado defeito na parte mecanica do hd.

qual a data de fabricação? dá para ver no rotulo.

• Solução
Postado
Em 01/07/2021 às 17:16, kifirefox disse:

só uma duvida, você tem fio terra ligado ao filtro de linha, PC com aterramento melhorar saúde de hds.

e a fonte é de boa qualidade?

essas duas coisas ou falta dela pode ter dado defeito na parte mecanica do hd.

qual a data de fabricação? dá para ver no rotulo.

Sim, tá tudo ok aqui na parte elétrica. A fabricação é dezembro/2018.

Em 30/06/2021 às 19:04, JJúnior87 disse:

Olá

Estou com um problema sério aqui com um HD da Seagate, um Barracuda de 8 TB.

Ele estava funcionando normalmente, até que um dia, enquanto eu acessa arquivos gravados nele, ele travou.

Checando pelo gerenciador de tarefas do windows, eu vi que o uso dele estava em 100% e disso não saia.

Tentei encerrar e reiniciar o windows explore, sem sucesso. Tentei desligar o PC normalmente, sem sucesso também. O sistema todo travou. A solução foi desligar o cabo de energia.

Ao ligar novamente o PC, a tela ficava travada quando apareciam a marca e o modelo da placa-mãe. Não iniciava o sistema e nem entrava na BIOS.

Fazendo uns testes aqui, descobri que era esse HD que estava impedindo a inicialização correta do sistema.

Mesmo assim, eu consegui um jeito de fazer ele funcionar normalmente da seguinte forma:

1 - conectando só o cabo de alimentação do HD

2 - ligando o PC e entrando na BIOS da placa

3 - dentro da BIOS, conectando o cabo sata

4 - saindo da BIOS sem realizar nenhuma alteração

Fazendo isso, o windows iniciava normalmente e reconhecia o HD. Eu conseguia acessar todos os arquivos gravados nele, da mesma maneira que conseguia gravar novos. Além do mais, nenhum arquivo salvo antes desse problema havia sido perdido ou corrompido, assim como os novos arquivos salvos também não se corrompiam. O windows também não mandava nenhuma mensagem de erro de disco ou de possíveis falhas futuras. O HD funcionava normalmente, mas, após o ocorrido, eu só conseguia acessá-lo executando os passos descritos acima.

Recentemente, precisei substituir a placa-mãe. A partir de então eu não consigo mais acessar esse HD, nem mesmo executando os passos que relatei e funcionava antes. Conectando normalmente os cabos de alimentação e sata do HD, a tela também fica travada na imagem de marca e modelo da nova placa.

Da maneira que eu conseguia acessá-lo antes, agora também não consigo mais. O windows incia normal, mas não reconhece o HD. Não aparece no gerenciador de disco e também já tentei programas como o Acronis Drive Monitor e PC3000 Disk Analyzer. Sem sucesso.

O HD apresenta comportamento motor normal. Consigo sentir a vibração da rotação e ele também não apresenta nenhum tipo de ruído ou barulho anormal. Também não fica super aquecido, nem nada.

Obrigado pela atenção.

Gente, consegui resolver momentaneamente.

Comprei uma gaveta pra utilizar HD interno como se fosse externo.

O windows reconheceu normalmente o disco, os arquivos estão aparentemente intactos, a saúde do HD está em 100%, fiz uma varredura em busca de erros e não foi encontrado nenhum.

Não sei que diabos está acontecendo com ele.

Enfim, vou utilizá-lo o mínimo que eu puder, até que eu tenha condições de comprar outro de mesma capacidade ou maior. Quando eu comprar, eu vou fazer backup de todos os arquivos e formato, pra ver se ele volta à normalidade.

A quem possa interessar, o case que comprei foi um da Orico para HD 3.5 polegadas com suporte a disco de até 12 TB.

Obrigado a todos que tentaram me ajudar.

valeu

Postado
Em 01/07/2021 às 08:19, Marcos FRM disse:

Chuto que não esteja respondendo ao comando PORT_CMD_SPIN_UP feito durante a inicialização ou algo do gênero (exemplo de implementação aqui). Troque o cabo; teste em outra máquina. Do contrário, é peso de papel.

Consegui fazer o Windows reconhecer o disco usando um case pra conectar via USB. Os arquivos estão intactos, fiz uma varredura no disco e não foi detectado nenhum tipo de problema. Mas só funciona assim agora, via USB.

Faço a menor ideia do que aconteceu com esse HD, velho.

Mas obrigado pela dica.

Em 01/07/2021 às 10:39, rodrigo.dcvieira disse:

depois de ligado, faz algum barulho estranho repetido ou não nota-se barulhos estranhos?

é esquisito, de não reconhecer até vai, mas ainda assim daria pra você ver os parametros s.m.a.r.t. dele com o uso de qualquer programa, se não aparece nada entao pode ser q ele tenha ido pro saco

ja tentou testar em outro PC?

Consegui fazer o Windows reconhecer o disco usando um case pra conectar via USB. Os arquivos estão intactos, fiz uma varredura no disco e não foi detectado nenhum tipo de problema. Mas só funciona assim agora, via USB.

Faço a menor ideia do que aconteceu com esse HD, velho.

Mas obrigado pela dica.

• 3 anos depois...
Postado

Tenho um problema muito parecido. Mas ele n reconhece. N cria partição. Se vou criar da erro.

Boa tarde tava transferindo um HD de 5 tela Seagate barracuda, para outro ele apagou perdeu a partição vocês sugere alguma forma de tentar recuperar já estava transferindo para um outro maior e ele nunca apresentou sinal de nada e ele morreu vocês sugere alguma forma de tentar recuperar estava faltando um giga só

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...