Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

setup:

i3 9100f

h310m tuf

rx570

2x4  2666mhz

ssd240gb

hd120gb

ultimamente estou tendo problemas com o clock do processador quando travo o fps do valorant a -80, como eu faço stream, o i3 por ser um 4/4 é um limitador, fazendo ele ficar a 100% de uso quando em stream e empurrando mais de 150 fps em stream, porém como eu moro na bahia e aqui é muito quente, e meu gabinete so tem apenas 1 ventoinha e uso o cooler box padrão da intel, o i3 esquenta bastante quando em mais de 80%, chegando a atingir 75° fácil, e como isso me incomodava, eu preferia travar em 80 ou 100 fps, como uso um monitor de 75hz, mais que 100 fps para mim não mudava muita coisa. porém de um tempo para cá o i3 perde muita clock, fazendo da uns lag, por exemplo ( antes eu jogava a 80/100 fps com ele na casa dos 4.000mhz travado, sem lag e agora ele fica oscilando de 800 a 4.000 sem a menor explicação e isso faz da uns lag muito chato e agora tenho que deixa travado em no minimo 120fps par ele ficar ok e não da os lag, travando nos 4.000mhz.

ja procurei em varios lugares o que pode ser, ja atualizei windows, driver da rx570 e nada resolve. algum sabe o que pode ser essa perda de frequencia do i3?

Postado

Coloque o plano de energia do Windows em alto desempenho e troque a pasta térmica do processador, de preferência compre uma de boa qualidade. Também moro na Bahia e tive esse mesmo processador, o cooler box dava conta do recado e o Clock ficava normal... O motivo da sua perda de clock é superaquecimento, aconselho que baixe o MSI Afterburner e faça o controle das temperaturas. Quando você limita o FPS o processador vai trabalhar menos, consequentemente esquetando menos. Outra dica pra você é usar o ENCODER da sua RX 570 pras lives.

Postado
Em 01/07/2021 às 00:19, Tomás790 disse:

e troque a pasta térmica do processador, de preferência compre uma de boa qualidade. 

@Tomás790

Isso é completamente irrelevante, de nada adianta colocar uma pasta térmica de qualidade pra ser utilizada em um cooler box e com gabinete mal refrigerado.

Em 01/07/2021 às 00:06, Alexandrealves762 disse:

agora ele fica oscilando de 800 a 4.000 sem a menor explicação e isso faz da uns lag muito chato e agora tenho que deixa travado em no minimo 120fps par ele ficar ok e não da os lag, travando nos 4.000mhz.

ja procurei em varios lugares o que pode ser, ja atualizei windows, driver da rx570 e nada resolve. algum sabe o que pode ser essa perda de frequencia do i3?

@Alexandrealves762

Nome disso é THERMAL THROTTLING, processo onde os dispositivos de segurança da placa-mãe reduzem o clock do processador para evitar o desligamento ou mesmo a queima, devido a alta temperatura do VRM da placa-mãe.

Em 01/07/2021 às 00:06, Alexandrealves762 disse:

porém como eu moro na bahia e aqui é muito quente, e meu gabinete so tem apenas 1 ventoinha e uso o cooler box padrão da intel

Mais um motivo para você dar atenção ao sistema de refrigeração do seu gabinete. Todo componente eletrônico tem sua eficiência reduzida conforme a temperatura aumenta e ao contrário do que a maioria pensa que é apenas o processador a vítima de superaquecimento, existem componentes bem mais críticos que sofrem bem mais com esse fato.

PS: Qual a marca de modelo do seu gabinete?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!