Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente contratei um plano de 500Mb Fibra Optica da Brisanet, e estou com muitas dúvidas a respeito da velocidade da internet. Acontece que, desses 500mb contratados, eu chego no máximo (as vezes) a uns 310mb de velocidade nos testes. Tenho um cabo novo, do tipo Cat6, e meus downloads estão variando muito entre 14mb - 26mb. Quando eu tiro o cabo, e coloco apenas o WiFi, nos testes minha velocidade é menor (em torno de 215mb - 260mb), porém, meus downloads são muito melhores do que no cabo, variando entre 25mb - 35mb. Minha pergunta é: Por que meu cabo cat6 esta tendo um desempenho inferior ao wifi, e por que eu não estou conseguindo atingir nem pelo menos uns 400mb nos testes?
Já habilitei na minha placa de rede o modo "1.0 Gigabit Full Duplex", já coloquei também pra dar prioridade a frequência 5.0ghz (no modo Wifi), mas nada mudou. Quando o pessoal veio instalar a internet, eles colocaram um TP-Link que tem 4 Portas Lan (10/100/1000mbs) e 1 porta Wan (que não tem nada conectado lá), e um aparelho ONU, do lado, que segundo o rapaz, ele que pega a internet de fora, e joga pro modem, pro modem jogar pros aparelhos. 
O que eu devo fazer pra ter resultados melhores nessa situação? É normal ser assim mesmo?

Cabo.png

Wifi.png

Internet.png

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Ernani94 disse:

Esse meu note tem placa de rede que suporta mais de 100mb (Gigabit Ethernet 1000mbs).

Sim, to vendo.

Talvez o lugar de onde esteja baixando, não ofereça um download muito rápido. Tente comparar downloads de torrents. 

• Curtir 1
Postado

@Ernani94 Sua velocidade máxima de download não é determinada pela velocidade contratada da sua provedora, mas sim pela velocidade máxima disponível no servidor onde esse arquivo está hospedado. Além disso há outros fatores que podem influenciar, como volume de tráfego, número de aparelhos conectados simultaneamente em sua residência e as especificações/configurações de seus equipamentos. Lembre-se de que deseja atingir a velocidade máxima você precisa conectar seu cabo CAT 6 a uma porta Gigabit (10/100/1000) no roteador e também precisa ter uma placa Gigabit em seu PC. Alguns roteadores ainda dispõe do serviço QoS, que reduz a velocidade máxima que cada aparelho pode utilizar pelo número de aparelhos conectados. Esse serviço deve estar ligado se deseja atingir a velocidade máxima com apenas um aparelho.

• Curtir 1
Postado

3 horas atrás, Math.Pi disse:

Sim, to vendo.

Talvez o lugar de onde esteja baixando, não ofereça um download muito rápido. Tente comparar downloads de torrents. 

Eu pensei nisso também. Mas, eu baixei alguns jogos tanto pela Steam, quanto pela Epic Games, e os dois estão com resultados bem similares um com o outro (no caso, o Wifi meu esta melhor do que ligado no cabo cat6). Não sei se a Steam ou Epic estejam, no momento do teste, com algum tipo de problema no servidores deles, mas eu acho difícil. 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Ernani94 Sua velocidade máxima de download não é determinada pela velocidade contratada da sua provedora, mas sim pela velocidade máxima disponível no servidor onde esse arquivo está hospedado. Além disso há outros fatores que podem influenciar, como volume de tráfego, número de aparelhos conectados simultaneamente em sua residência e as especificações/configurações de seus equipamentos. Lembre-se de que deseja atingir a velocidade máxima você precisa conectar seu cabo CAT 6 a uma porta Gigabit (10/100/1000) no roteador e também precisa ter uma placa Gigabit em seu PC. Alguns roteadores ainda dispõe do serviço QoS, que reduz a velocidade máxima que cada aparelho pode utilizar pelo número de aparelhos conectados. Esse serviço deve estar ligado se deseja atingir a velocidade máxima com apenas um aparelho.

Entendi. Pelo o que eu sei, na descrição da caixa deste TP-Link que foi instalado, as 4 Portas Lan dele são portas Gigabit (não sei se especificamente somente uma ou duas delas sejam gigabit, mas eu acho que todas as 4 são). A placa de rede do meu note tem também suporte para Gigabit Ethernet. onde eu posso ver se esse serviço QoS esta ativado no meu roteador? Tenho que entrar nas configs dele e procurar por lá?

• Curtir 1
Postado

@Ernani94 Acho bem improvável que todas as portas sejam Gigabit. Veja o manual dele. Geralmente só a primeira porta é, salvo engano. A questão do QoS tem que ser configurada dentro do site de configuração do roteador. Procure também controle de banda e outras configurações similares, observe o que elas fazem no próprio menu (TP-link geralmente tem uma explicação de cada item) ou no manual antes de alterar qualquer coisa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Ernani94 Acho bem improvável que todas as portas sejam Gigabit. Veja o manual dele. Geralmente só a primeira porta é, salvo engano. A questão do QoS tem que ser configurada dentro do site de configuração do roteador. Procure também controle de banda e outras configurações similares, observe o que elas fazem no próprio menu (TP-link geralmente tem uma explicação de cada item) ou no manual antes de alterar qualquer coisa.

Não pode ser Fast Ethernet, senão os downloads não excederiam 11MB/s (o que dá o teto dos 100Mbps de uma porta Fast Ethernet).

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, WOZ Dods disse:

Infelizmente no manual desse TP Link só mostra coisas bem básicas, como a instalação, o que os botões do aparelho fazem, esse tipo de coisa. Não a nada sobre Gigabit no manual, somente na caixa dele que diz 4 Portas Lan Gigabit (10/100/1000Mbps). Mas eu consegui entrar nas configurações do roteador, pelo navegador, e pelo o que eu vi, não me parece nada errado (apesar de eu ser leigo em certas questões mais técnicas). O básico que eu sei, é que no roteador diz estar habilitado as frequências 2.4ghz e 5ghz do wireless, frequência 40Mhz, 802.11bgn misto ativado, ip dinâmico, diz estar liberado velocidade 1000mbps Full também, esse tipo de coisa.

Acho que a configuração em si esta correta, não parece ter nada configurado para me limitar ou coisa do gênero. Talvez o meu problema seja a questão do tráfego mesmo. Mas não sei se isso explica o porque que usar Wifi tem resultados de download melhores do que via cabo. 

Postado

@WOZ Dods Sim foi meu provedor de internet que me disponibilizou este TPLink junto com um aparelho onu instalado do lado dele. Não encontrei o QoS nem nenhum sinal de limitação de velocidade. Tem vezes que eu pego velocidade boa, outras não, depende do dia, da hora, fica variando muito. Eu não cheguei a consultar eles sobre isso, acho que irei deixar isso pra lá por hora. Muita gente aqui pela minha cidade também usa o mesmo provedor, provavelmente este esta sendo o motivo das variações.

Postado

@Ernani94 O speedtest vai se conectar a um servidor rápido só para testes. Ele vai te mostrar sua velocidade de tráfego real. Download vai depender da velocidade do servidor de dados onde o arquivo estiver hospedado, o que geralmente é abaixo da sua velocidade máxima. Não dá para medir pelo download por que não importa se você contratou 10000000 megas, a velocidade de download não depende só disso e sempre será limitada pelo quanto quem hospedou o arquivo quer liberar/pode para seus usuários.

• Curtir 1
Postado
Em 05/07/2021 às 09:18, Ernani94 disse:

Recentemente contratei um plano de 500Mb Fibra Optica da Brisanet, e estou com muitas dúvidas a respeito da velocidade da internet. Acontece que, desses 500mb contratados, eu chego no máximo (as vezes) a uns 310mb de velocidade nos testes

OK, você contratou 500mbps, mais de 60 megabytes por segundo de tráfego limite entre sua instalação e o seu provedor.

Isso não quer dizer que alguém vá prover essa banda para você como um usuário de qualquer coisa, qualquer site ou serviço. E vice-versa: isso não quer dizer que algo em sua rede tenha a capacidade de consumir 60 ou mesmo 6 megabytes por segundo de dados, entrando por uma placa de rede ou uma conexão wifi.

Exemplo: todo download de um vendedor de jogos pode ser limitado por exemplo a 30 mbits por usuário para garantir um uso mais democrático da banda que o vendedor tem pra entregar para TODOS os usuários do serviço. Netflix pode por exemplo limitar a taxa de download para os filmes para evitar que usuários de regiões com muitas conexões de 100, 500, 1000 mbits congestionem o serviço em horários de pico.

Assim o lance de contratar mais banda tem a ver com atender mais dispositivos e não atender um dispositivo com 500mbits. Não é raro numa rede moderna, mesmo em casas, ter dezenas de dispositivos conectados. Então aumentar de 100 para 1.000 mbits pode ser ou não relevante, dependendo do contexto. 

Do ponto de vista de uma estação, seu notebook pode nem conseguir consumir 500mbits. 

Um exemplo: ligue seu notebook a outro na sua rede, ou mesmo direto usando um cabo crossover, e mande transferir um arquivo de um micro para o outro, algo com vários gigabytes. E veja no sistema a taxa de transferência se atinge esses 500mbits. Sem internet. Ponto a ponto. E talvez descubra que o sistema não consegue consumir isso. Ou entregar, tanto faz. Essa é a realidade. Mesmo via cabo e ponto a ponto.

Imagine um telefone, via wifi... Um que sequer tenha sistema de arquivos, como os da maçãzinha. O que vai fazer para ele consumir algo perto de 20 ou 30 MB/s? Hoje em dia talvez streaming a 4K do telefone para uma TV. A 8k quando for possível.

NetFlix a 4K pode usar em torno de 20 a 25mbits de banda, segundo... a NetFlix. Se você tem 4 TVs usando isso ao mesmo tempo já arrumou uma razão para contratar mais de 100...

Tenho um cabo novo, do tipo Cat6, e meus downloads estão variando muito entre 14mb - 26mb

Cat6 ou 5e ou mesmo 5 em conexões gigabit não vão fazer diferença. Se passar para velocidades maiores ou tiver distâncias muito grandes nos cabos, ou algo no caminho deles que gere muita interferência, aí sim fará diferença usar Cat6 ou mesmo Cat7.

meus downloads são muito melhores do que no cabo, variando entre 25mb - 35mb

Talvez o mais fácil para medir seja baixar uma distribuição de Linux usando aquele protocolo que não podemos discutir aqui, porque a banda se soma rapidamente a partir de muitos provedores. Tente um http://mirror.globo.com/centos/8.4.2105/isos/x86_64/ como esse, de mais de 9GB. E é legal. Pode tentar via download direto e comparar via aquele protocolo ;) e ver a diferença. Pode ser que a globo imoha um limite por exemplo, como eu disse antes.

Já habilitei na minha placa de rede o modo "1.0 Gigabit Full Duplex"

Não é preciso mexer nessas coisas. O driver sempre negocia a velocidade maior possível. Até onde eu sei a única razão para mexer nas configurações de rede é habilitar coisas como WOL para ligar o micro pela rede.

já coloquei também pra dar prioridade a frequência 5.0ghz (no modo Wifi)

Os roteadores wifi com 2 ou mais bandas já fazem isso. E não muda muito. Quando você liga um troço desses as taxas de transferência por cada frequência já vem limitadas e não há nada que você possa fazer. Seria bacana se houvesse mas esse lance de wifi tem muita mentira do marketing.

Exemplo https://www.amazon.com/D-Link-Compatible-Assistant-Internet-DIR-X4860-US/dp/B08JBBM845?ref_=ast_sto_dp&th=1&psc=1 custa uma grana e pode trafegar 4800mbits.

Só que apenas 600 são em 2.4ghz. O resto, 4200, vai ser dividido por conexões em 5Ghz. E se os seus aparelhos não tiverem wifi6 nada das 6 streams independentes. Vai ser tudo multiplexado no wifi5 ou anterior. 

Alguns aparelhos 3-band tem 2 bandas de 5ghz para tentar ajudar. 

Só que com 5ghz o alcance é mínimo. Um pesadelo.

E se você tiver muitas conexões a 2.4 e uma ou outra em 5ghz, mesmo que não seja wifi6, o 2.4 vai ficar congestionado pra caramba, enquanto os mais de 4ghz disponíveis na outra frequência vão ficar lá como reserva ;) 

E os roteadores que a gente compra em geral tem limite em 300 mbits para TODOS os aparelhos ligados a 2.4ghz. E um stream só.

um TP-Link que tem 4 Portas Lan (10/100/1000mbs) e 1 porta Wan (que não tem nada conectado lá), e um aparelho ONU, do lado, que segundo o rapaz, ele que pega a internet de fora, e joga pro modem, pro modem jogar pros aparelhos

Como o aparelho do provedor está ligado ao roteador? Uma porta LAN?

Em 05/07/2021 às 12:17, WOZ Dods disse:

Alguns roteadores ainda dispõe do serviço QoS, que reduz a velocidade máxima que cada aparelho pode utilizar pelo número de aparelhos conectados

QoS não reduz velocidade propriamente. Apenas prioriza tráfego por protocolo ou porta ou aplicação.

Em 05/07/2021 às 13:48, Ernani94 disse:

as 4 Portas Lan dele são portas Gigabit (não sei se especificamente somente uma ou duas delas sejam gigabit, mas eu acho que todas as 4 são). A placa de rede do meu note tem também suporte para Gigabit Ethernet. onde eu posso ver se esse serviço QoS esta ativado no meu roteador?

As 4 portas tem SEMPRE a mesma velocidade de comutação. É um switch de 4 portas. A porta WAN pode ser diferente, é outro circuito.

QoS so prioriza tráfego. É importante para alguns casos, como IP e streaming.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...