Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Após instalar SSD NVMe ssd sata 3 não reconhece disco


Ir à solução Resolvido por Bruno Ken,

Posts recomendados

Fala galera, estou com uma dúvida cruel que está me matando por dentro. Vou explicar o que fiz detalhadamente pra ter o erro e dizer o que já tentei fazer para resolver que não deu certo.

 

Situação:

Comprei um SSD NVME 1T Kingspec (chines) afim de aprimorar meu desempenho ainda mais, já possuía um SSD 480gb da kingston que funcionava normalmente e mais um HD de 1T da semptoshiba.

 

Quando instalei o NVME formatei o computador pois queria colocar o windows nele (formatei também o ssd de 480 gb pra ele ficar zerado e poder aproveitar o espaço total), porém desde depois da formatação o computador não reconhece o SSD de 480gb, ele também não consegue iniciar o SSD diz que é falha no dispositivo E/S ou diz que eu escolhi um dispositivo inexistente, e não tenho opção de criar novo volume porque o sistema nunca consegue iniciar o SSD. O HD reconhece e funciona de boas.

 

Tentativas de correção:

Tentei baixar aplicativos que recuperassem partições perdidas exemplo easyus (entre outros) nenhum resolveu.

 

Tentei trocar a porta sata 3 (testei todas as portas) nenhuma de diferença, só deu diferença na porta sata express que é conectada diretamente com a m2, quando conecta os discos rígidos lá o computador não mostra nenhum dos dois no gerenciamento de discos (acredito que isso ocorra pois o sata express deve ser somente para o boot do PC)

 

Tentei resetar o ssd pelo cmd, ocorre que lá as vezes também diz que escolhi um disco inexistente quando tento formatar

 

Tentei formatar o ssd pelo próprio boot de formatação do windows (como se fosse instalar o windows novamente), lá tentei criar uma partição do ssd o que não foi possível, o programa não conseguiu criar nada e deu erro, também não foi possível formatar.

 

Em fim amigos é isso, se alguém puder me ajudar serei eternamente grato, não quero perder espaço de alocamento.

 

Especificações do PC:

 

placa-mãe: AsRock Z170 extreme 7+
CPU: I7-7700K

Memória ram: 2x8gb xpg 3000 Hz e 1x8gb cruzer blade 2600 Hz

Placa de vídeo: 1060 6gb msi

Fonte: xpg 850w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Ken cara, a placa só dá sinais, e isso é um sinal que ela tá dando problema, pra fazer o Clear CMOS, tem no manual, se não tiver só procurar na internet, se não me engano nas placas atuais, pra fazer o Clear CMOS é tirando a bateria e fazendo o curto em 2 pinos pra USB verticalmente, mas se não sabe como fazer isso, dá pra tirar a bateria da placa-mãe e esperar uns 5 minutos, depois colocar a bateria de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você observou o q tem no site da placa-mãe a respeito da parte de storage?

 

Screenshot_7.png?1625493448

 

https://www.asrock.com/mb/Intel/Z170 Extreme7+/

 

ou seja, se você instalar o m.2 no slot 1, desabilita automaticamente a sata3_1 e sata_exp pois compartilham pistas e assim sucessivamente

 

entao tem q ver em qual slot você instalou o m.2, em qual colocou o outro ssd de 480 e por fim o hd.. pra não ficar na zona das portas desabilitadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira fala rodrigo,

 

cara eu não sabia de início, mas depois de tanto procurar acabei descobrindo sobre isso! eu mudei sim as portas satas que faz essas conexões, acontece que o hd funciona de boas, o problema mesmo fica no ssd, no gerenciamento de disco ele até aparece, mas não consegue iniciar nem a pau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Bruno Ken disse:

o computador não reconhece o SSD de 480gb, ele também não consegue iniciar o SSD diz que é falha no dispositivo E/S

 

no de 480gb? 

 

com ele instalado ai, baixe o crystal disk info e veja se ele aparece e quais sao os parametros s.m.a.r.t. dele

 

erro de E/S normalmente está condicionada a alguma falha, pode ser nos cabos sata ou algum defeito do proprio ssd.. e é ai que os parametros s.m.a.r.t entram para se tentar ver a saude desse ssd, se está tudo normal, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, apesar de estar dito como saudavel, tem numeros bem estranhos.. dizer q um SSD ja foi ligado mais de 16 milhoes de vezes com 271 mil horas é algo fora dos padroes de fato.. você usa ele há quanto tempo:?

 

no mais, ele está funcionando e sendo identificado, é o q importa

 

abre ai o gerenciador de discos logicos e vê se ele aparece listado como espaco não alocado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Sim também achei estranho os números, está dando 31 anos de uso KKKK impossível faz uns 2 anos que uso ele somente

Capturar.PNG

Tentei mudar umas configurações da BIOS também "AS media Sata 3 Mode" mudei para um modo mais compatível, mas até agora nada

 

Mudei tambem de hard disk (HD) para state solid disk (SSD), aparentemente estava marcando a opção errada automaticamente

 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem alguma coisa absurdamente estranha nisso tudo.. ou esse SSD tá ruim apesar de aparecer q está bom, ou alguma config feita na BIOS pode estar atrapalhando

 

ou entao essa instalacao feita do windows nesse HD pode ter afetado algo, sao coisas bem cabulosas 

 

eu faria o seguinte agora.. iria na BIOS, voltava com os valores padrão da BIOS para q se alguma config feita errada possa ser desfeita

 

e ai depois eu criaria um pendrive com o windows 10 pra dar boot e ir até a parte da instalacao onde aparecem todos os discos e partições criados.. e ai tentaria ou criar a nova partição desse SSD de 480 por lá ou entao partiria pra ignorância logo q seria apagar tudo, recriar as partições do zero e reinstalar o windows definitivamente

 

ai não tem como dar erro se as coisas forem feitas da maneira correta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@rodrigo.dcvieira reiniciei a BIOS - continuou sem reconhecer

 

tentei formatar pelo boot de pendrive de instalação do windows - o programa não conseguiu iniciar nova partição e também dizia que o windows não podia ser instalado naquele dispositivo

 

Acho que a solução será condenar o SSD mesmo 🥲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com quase o mesmo problema, no meu caso é o nvme que está desconectando. quando ele desconecta fica igual ao seu, aí eu desligo o computador e zero a BIOS, ligo ele com um pendrive de instalação do Windows e faço uns comandos no cmd (diskpart, list disk, select disk, clean, convert gpt) e na última vez até formatei ele e atribui a letra do Windows. Feito tudo ele volta e depois de um tempo para. Aparentemente ele para quando instalo o RGB fusion, só que tb coloquei ele em outro PC, com uma placa de fabricante diferente e tb desconectou depois de um tempo. Vou procurar no fórum alguma coisa. 
Meu SSD é novo, um xpg sx6000 lite e na hora q da esse problema ele aparece uns números estranhos no programa da xpg de saúde do disco. Pode ser q seu SSD não esteja ruim, mas tem alguma configuração errada. 

C40E6418-5C69-486D-BF25-E089E30DAF6C.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Miguel J Geronimo Jr aproveita que ele é novo e pede pra trocar, se estiver na garantia ainda.

 

tem que tomar cuidado com os NVME porque eles são muito fáceis de queimar ou estragar, entre os fatores estão (corrente elétrica na hora de manusear, alta temperatura, grande volume de gravações)

Recentemente ví um vídeo no YT do perepaio hardware (se não mengano o nome é esse) que ele perdeu 4 SSDs nvme, tenta dá uma olhada lá talvez você consiga alguma dica! Mas acredito que se tá mostrando na BIOS pra você já é um bom sinal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!