Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe queimou, tive que trocar por uma nova. A instalação deu certo, o PC ligou tranquilo, apareceu aquela tela inicial perguntando se eu queria abrir a BIOS e tal, depois o símbolo do Windows 10 carregando e então aparece Preparação dos Dispositivos em baixo do símbolo do Windows, daí quando chega em 30% o PC desliga.

Eu vi online pessoas dizendo que é necessário formatar o Windows depois que troca a placa-mãe, mas NÃO cara, isso não é uma opção, eu NÃO posso fazer isso de jeito nenhum, há coisas extremamente valiosas pra mim naquele PC, tem que haver outra maneira, alguém me ajuda, por favor.

• Moderador
Postado

Ao fazer uma substituição brusca de hardware, especialmente a placa-mãe, fará com que o Sistema Operacional não reconheça os novos drivers e isso geralmente acarreta em problemas do tipo, portanto, a sua única opção para recuperar o acesso ao Windows é a reinstalação.

Como você precisa recuperar seus arquivos, aqui estão duas opções

1- Conectar seu HD/SSD em outro PC e fazer o backup dos arquivos

2- Fazer o backup dos seus arquivos pela própria mídia de instalação do Sistema Operacional, e para isso, siga a LONGA lista de procedimentos abaixo.

PS: Lembre-se de sempre fazer backup dos seus dados na nuvem (Google Drive, One Drive, Dropbox, etc.) para evitar que casos assim aconteçam novamente.

Citação

Conecte e inicie a mídia de instalação do Windows 10 e siga os procedimentos até chegar na tela de "Instalar Agora", então clique na opção debaixo, "Repair your Computer" (Ou "Reparar Computador" caso esteja em português)

xIoIpUT.png

Clique em "Troubleshoot" (Ou "Solucionar problemas" caso esteja em português)

rQOSJaJ.png

Selecione "Advanced Options" (Opções Avançadas)

J1vhI9j.png

E selecione "Command Prompt" (Prompt de Comando)

R72Ow00.png

E então digite "diskpart" (sem aspas) e tecle Enter. Tente o seguinte para salvar seus arquivos:

No diskpart, digite os seguintes comandos:

- List disk

Fj4qV14.png

Irá aparecer o disco referente ao seu HD/SSD

- Select disk X (substitua X pelo numero do seu disco)

Bpz357z.png

- List partition (este comando irá exibir as partições desse disco)

PxjxYx6.png

Após isso, você deve selecionar a maior partição ali para reduzi-la, e para isso você deve usar o comando:

- Select partition X (substitua X pelo número da maior partição, no meu caso, é a partição 2)

VCpNqIW.png

Após selecionada a maior partição, iremos diminuí-la para formar uma outra partição, para isso usamos o comando:

- Shrink 

kIiDSG2.png

Veja que o comando neste caso criou uma nova partição de 9GB (no seu caso ela pode ser maior ou menor), vamos usar esse valor para criar uma nova partição:

- Create partition primary

Esse comando irá detectar os GB livre e criar uma nova partição

- list disk

fmbDuvz.png

Veja que ele criou uma partição 4, com os exatos 9 GB. Após isso, digite os quatro comandos, em sequência:

- Select partition X (substitua X pelo número da partição exibido ali)

- format fs=ntfs quick

- assign letter=M (eu usei somente "assign" na imagem abaixo, no seu caso utilize o "assign letter=M")

- active

do1XoT6.png

Após isso, digite exit para sair do diskpart e no prompt de comando, digite "notepad.exe" para abrir o bloco de notas > Vá em arquivo > abrir > este computador

VaF1Shs.png

Você verá ali criada a nova partição que acabamos de fazer com todos esses procedimentos, e a partir dessa tela, mova todos seus arquivos para esta partição, dessa forma estaremos criando um backup.

Após mover todos seus arquivos, feche tudo e reinicie o PC, inicie a mídia de instalação novamente e use a opção "instalar agora" ao invés de "reparar seu PC" até chegarmos na tela de particionamento:

upIMBzK.png

Nessa tela, você verá todas as partições do Windows, incluindo aquela que criamos com os procedimentos acima.

Delete todas as partições, menos aquela onde estão os seus arquivos, após isso selecione a partição onde deseja instalar o Windows e clique em "novo", siga os procedimentos padrões da instalação e pronto

• Moderador
Postado
8 horas atrás, Mikael de Souza disse:

Se eu usar esse DVD ainda precisarei formatar o computador?

Primeiramente você não tem mais como usar esse DVD, afinal, você não consegue mais acessar o Windows.

Mesmo que conseguisse, não seria o ideal. Esse DVD de drivers não tem utilidade pois além do próprio Windows instalar os drivers corretos para permitir o funcionamento do sistema no momento da instalação do Sistema Operacional (apesar de não serem os drivers mais atualizados), o procedimento ideal é que você baixe e instale os drivers mais recentes disponibilizados no site do fabricante, e não por esse DVD.

Postado

@GabrielLV Ele desliga literalmente. Esse computador era um Dell Optiplex 7010, a placa-mãe queimou e troquei por uma MAXXDIGITAL G303K1.5. O processador é um i7 3770, tem 12 GB RAM DDR3. Eu baixei o instalador do Windows 10 em outro computador e instalei em um pendrive.

Postado

@GabrielLV Cara mas eu tô achando que o problema dele desligar é relacionado a outra coisa. Talvez a fonte esteja se desligando por segurança ou tenha alguma incompatibilidade de hardware alí, o que acha?

Ele se desliga mesmo se eu acessar a BIOS, não tá dando pra fazer nada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...