Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pilhas Rayovac podem ascender Lâmpadas de LED ?


Posts recomendados

Olá. Temos uma chácara e lá não tem luz elétrica. As vezes precisamos ficar um pouco mais tarde e a escuridão incomoda. Pensei em adaptar um circuito de Pilhas Raiovac de 1,5v , no total de 8, o que dá 12v, para 4 Lâmpadas de LED de 15W. Gostaria de saber se as pilhas teriam potência suficiente para alimentar as Lâmpadas?

Agradeço imensamente quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Pequeno Príncipe Com 15W de carga suas pilhas durariam poucas horas, isso supondo que você use 12V pra alimentar  uma Lampada LED 12/24V direto, pois uma pilha alcalina AA tem menos de 1500mA, o que daria 12Vx1.5A = 18W, o suficiente pra manter uma lâmpada LED de 9W ligada por 2 horas e com a descarga da pilha a luz ficara mais fraca. 

 

Se for usar uma lâmpada LED comum de 127V vai precisar de um inversor, e ai logo que as pilhas começarem a descarregar, o inversor desarma, pois foi feito pra trabalhar com bateria de chumbo, que não pode descer muito abaixo de 10 ou 9V...

 

Aqui em casa pras vezes que falta luz eu uso um refletor LED que ilumina bem, usa 3 baterias 18650, mas o carregador e as bateria que vem nele são lixo, troquei por células de notebook e montei uma placa TP4056 pra carregar as 3 bateria em paralelo, diretamente no refletor usando um carregador de celular, com 3 bateria de notebook totalizando 6Ah ele aguenta mais de 8 horas ligado...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, F4b10 disse:

uma pilha alcalina AA tem menos de 1500mAh

 

34 minutos atrás, F4b10 disse:

vai precisar de um inversor

 

A não ser que ele substitua o driver — de LEDs, a fonte de corrente — por um circuito de alimentação DC; mas teria de cortar trilhas para particionar (as tensões em) a cadeia de LEDs.

 

34 minutos atrás, F4b10 disse:

os carregador e as bateria que vem nele são lixo

 

Sim, eu sei, aqueles "15 conto" não compram milagre.

 

34 minutos atrás, F4b10 disse:

troquei por células de notebook e montei uma placa TP4056 pra carregar as 3 bateria em paralelo, diretamente no refletor usando um carregador de celular, com 3 bateria de notebook totalizando 6Ah ele aguenta mais de 8 horas ligado...

 

Um caminho alternativo para o mesmo resultado é usar (a maior parte de) o corpo de um  powerbank. Tá certo que nesse mercado há muita propaganda enganosa... mesmo assim pode sair bem em conta.

 

A principal vantagem de "montar" o projeto com a TP4056 é que você padroniza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A não ser que ele substitua o driver — de LEDs, a fonte de corrente — por um circuito de alimentação DC; mas teria de cortar trilhas para particionar (as tensões em) a cadeia de LEDs.

Não, o amigo @O Pequeno Príncipe está cogitando usar as lâmpadas especiais com os leds já arranjados em 12V, são mais caras já que há pouca procura, mas existem. 

4 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

@F4b10 @alexandre.mbm E se eu usar Baterias de Notebook ? Tenho várias. Constando que elas tem 12v e 1800 mha, poderia ascender 4 Lâmpadas de LED ?

Pode, mas seria interessante uma maneira de recarregar elas. 

Eu sugiro uma placa solar com o circuito regulador próprio, afinal só vai acender as lâmpadas de noite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@O Pequeno Príncipe,

 

O que você está chamando de "lâmpada LED"? Existe uma variedade enorme.

 

 

Não sei do que se trata, então. Que produtos são esses?

Lâmpadas de led normais de plástico com aquele visual de lâmpada incandescente, mas que funcionam em 12V. 

Servem justamente pra locais onde não existe rede elétrica comum. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1876463067-kit-10-lmpada-led-bulbo-12w-12v-e27-_JM

Essas lâmpadas ainda saem mais barato do que comprar as comuns de 127V com inversor, que no caso desperdiça energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

@F4b10  E se eu usar Baterias de Notebook ? Tenho várias. Constando que elas tem 12v e 1800 mha, poderia ascender 4 Lâmpadas de LED ?

 

Depende da potencia das lâmpadas, se usar as lâmpadas de 12W/12V que o @Renato.88 indicou, 3 células 18650 de notebook em serie lhe dariam 12V e 1800 mA, cerca de 21W de energia, seria cerca de 1.5 hora com uma lâmpada de 12W 12Vou 20 minutos com 4 lâmpadas dessas...

 

Se usar lâmpadas mais fracas, como aquelas no primeiro link do meu primeiro post de 9W/12V você teria 2 horas com 1 lâmpada ou 30 minutos com 4 lâmpadas, o problema de usar bateria de notebook é que pra recarrega-las com elas ligadas em serie você teria que usar uma placa BMS, e um carregador Li-ion que carregue varias células em serie, o que deixa a bateria cara...

 

Você usa carro pra chegar nesse sitio? se não se importar em carregar 3 kg de chumbo por bateria, uma bateria de nobreak, 12V 7Ah poderia ligar 4 lâmpadas de LED de 9W por 2 horas, ou apenas uma bateria dessas manteria uma lâmpada forte de 12W por 6 horas direto...

 

Daria pra carregar umas 2 dessas em paralelo com a bateria do próprio carro, se quiser pode por um diodo em serie como positivo das baterias pra prevenir que o carro as descarregue.  

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!