Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fungos na lente: O que é, causas e conseqüências


Posts recomendados

  • Moderador

Olá! Como estão?
Decidi criar este tópico para ajudar pessoas que lidam com câmeras, e que sofrem com fungos na lente. Este é um problema muito comum, que ocorre pela má conservação dos seus equipamentos. Mas o que são os fungos? Como se formam na lente? Que conseqüências trás a presença de fungos na objetiva? Hei de explicar tudo neste artigo.

 

O que são fungos?

Fungos são organismos do reino Fungi, que se difere das plantas, animais e bactérias. Existem diversos tipos de fungos, como mofos, cogumelos, etc.¹ Nas lentes de câmeras, segundo uma pesquisa feita na Austrália, os tipos de fungos encontrados em lentes de câmeras são Penicillium, Aspergillus, Trichoderma e Mucor. Uma pesquisa realizada nos EUA encontrou fungos Monilia crassa nas lentes de câmeras. Outra pesquisa na Índia encontrou fungos do tipo Paecilomyces, Syncephalastrum, Sepedonium, Cuvulvaria, Fusarium e Cladosporium nas lentes.²

Lens-Fungus-Header.thumb.jpg.0beab182247d55f8a8be52bf20afae3f.jpg

Uma lente com fungos. Fonte: Vintage Cash Cow

 

FONTES:
1- https://pt.wikipedia.org/wiki/Fungi
2- http://www.europa.com/~telscope/fungus.txt

 

Como os fungos surgem nas lentes de câmeras?

Os esporos de fungos vem junto de grãos de poeira que entram nas objetivas. Sempre que ajustamos o foco/damos zoom, os elementos óticos se afastam/se aproximam uns dos outros. Quando se afastam, é formado um vácuo no interior da objetiva, "sugando" o ar de fora. É dessa forma que a poeira (com os esporos de fungos), entra na lente.
Muitas vezes os esporos já estão lá, mas só se desenvolverão se a objetiva estiver em condições propícias: fungos gostam de ambientes escuros e úmidos. Muitos pensam que a câmera está 100% segura de qualquer problema se guardarmos na bolsa de transporte com as tampas da lente, ledo engano... Essa é a condição mais favorável para a proliferação de fungos, pois estamos impedindo a luz de entrar na objetiva, e sempre há um pouco de umidade. A bolsa serve apenas para transportar, e não para guardar.

 

Quais as conseqüências dos fungos na lente, e como isso afeta na fotografia?

A curto prazo, os fungos irão denegrir a qualidade de imagem, diminuindo a nitidez e deixando as cores mais fracas. A longo prazo, os fungos podem danificar a lente da câmera. Isso porque eles se alimentam de uma camada de verniz presente na lente, chamada coating. O coating é responsável para dar mais nitidez nas fotografias, sem ele, a lente terá sua qualidade prejudicada. É possível levar a objetiva em um técnico especializado para fazer a limpeza dos elementos óticos, removendo os fungos antes que chegue neste estado, mas é um procedimento arriscado, podendo causar a perda da objetiva se não tomar os devidos cuidados no processo.

 

Como evitar fungos?
(Observação: Essas dicas servem apenas para evitar que fungos se formem, mas não irão acabar com fungos já existentes na lente. No máximo pode evitar que a situação piore.)

Em primeiro lugar, use bastante. Quando usamos as câmeras, sobretudo na luz do dia, deixamos a luz entrar, evitando que os fungos se proliferem. Mas é importante que evite o uso do filtro UV, pois é a luz UV que mata os esporos de fungos.

Em segundo lugar, guarde as câmeras em um local iluminado e seco. Uma dica interessante é utilizar um recipiente transparente com um dessecante, e dentro guarde pelo menos as objetivas, sem as tampas, e de preferência com o diafragma totalmente aberto. O dessecante pode ser um saco de sílica gel (de preferência grande), ou aqueles "evita mofos" de guarda-roupa. Existem "evita mofos" sem perfume, caso não queira deixar suas câmeras/lentes perfumadas. Troque o dessecante regularmente.

Exemplo de recipiente para guardar as lentes. Pode ser usado para guardar câmeras como eu fiz.

Exemplo de recipiente para guardar as lentes. Pode ser usado para também guardar câmeras, como eu fiz. (Forrei com EVA para manter uma aderência na hora de mover o recipiente de lugar).

 

Em terceiro lugar, dê banhos de luz regularmente nas suas objetivas. Para fazer isso, deixe-as sem as tampas em um local que tenha a luz do sol refletida (jamais deixe a luz do sol atingir diretamente as lentes). É possível fazer isso simplesmente colocando o recipiente transparente usado pra guardá-las em um local que receba esta luz, conforme a imagem abaixo.

IMG_20210704_123833147.thumb.jpg.6d5e9d5da604c6dab29772d92cd61f9b.jpg

A luz do sol refletida na parede do vizinho, é o suficiente para evitar os fungos. (Colei EVA nas bordas da tampa para evitar entrada de umidade)

 

Dica exclusiva para câmeras analógicas: No caso de câmeras de lente fixa e que um dos elementos óticos fica atrás do obturador (como essa rangefinder da imagem abaixo), quando ela estiver sem o filme, guarde-a no recipiente mencionado com a tampa traseira aberta, para que a luz possa atingir este elemento.

IMG_20210711_183609817.thumb.jpg.3ebea14c6f570b1a05dd3d6b09cc3ec7.jpg

 

Conclusão

Fungos são um grande vilão de nossas objetivas. Podem prejudicar nossas fotos a curto prazo, e comprometer as lentes a longo prazo. Mas com os devidos cuidados, é possível evitar que eles se proliferem, e garantir que tire ótimas fotos por muitos anos com as mesmas objetivas!
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, por favor comente abaixo.

  • Curtir 5
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!