Ir ao conteúdo

Como aumentar a tensão do 7918 de forma correta?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal eu montei uma fonte de 18+18 com os reguladores 7818 e 7918, o problema é que o regulador negativo está liberando 17,5v , enquanto o positivo está com 18v esperado. Apesar da diferença ser pequena, o circuito que vai ser alimentado com essa tensão me obriga a ter uma fonte o mais igualada possível. Colocando um resistor de 150r entre o pino do 1 do 7918 e o terra a tensão fica perfeita em 18v, posso usar assim mesmo? Ou tem algum problema?

Ashampoo_Snap_2015.12.28_07h07m34s_034_.png

• Solução
Postado

Geralmente é utilizado um potenciômetro entre o pino GND e o negativo do circuito para uma regulação mais precisa, principalmente porque a tensão vai caindo conforme a corrente consumida e a temperatura aumentam. Lembre-se que esses reguladores são lineares, então vão esquentar bastante e dissipar quantidades de energia consideráveis conforme a carga aumenta, tenha isso em mente.

• Curtir 1
Postado

@Felipe Alves 2207 ,

Eu usaria um diodo  tipo schottky BAT-85 ou parecido, e usava ele entre o pino GND do 7918 e o GND. Deve chegar perto dos 17,9 Volts.

Mas se o seu amp op é para áudio, deixaria como está, e faria o desacoplamento da entrada e da saída com capacitores, apenas para isolar a diferença do nível DC da saída....

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

Colocando um resistor de 150r entre o pino do 1 do 7918 e o terra a tensão fica perfeita em 18v, posso usar assim mesmo? Ou tem algum problema?

Alguns desses reguladores tem essas variações mesmo, também já vi 7812 com 11,7V na saída. Proporção bem parecida com o seu caso. 

Pra regular melhor a tensão eu também prefiro usar o diodo, é Mais estável que o resistor visto que esse regulador tem construção mais simples que o lm317 que trabalha com resistor. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...