Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu percebi q o meu pes ele fechava com qlq ação q tinha (e quando eu tinha um PC mais antigozinho isso não acontecia) então eu vi que ta sendo 4gb de memoria em memoria de gpu compartilhada

Tem alguma maneira de desativar/diminuir isso? E melhoraria? 

O meu PC é 
i5 10400F

8GB Ram
Gt 1030

Postado
26 minutos atrás, Emerson Shizuki disse:

Eu percebi q o meu pes ele fechava com qlq ação q tinha (e quando eu tinha um PC mais antigozinho isso não acontecia) então eu vi que ta sendo 4gb de memoria em memoria de gpu compartilhada

Tem alguma maneira de desativar/diminuir isso? E melhoraria? 

O meu PC é 
i5 10400F

8GB Ram
Gt 1030

Ou vocês está usando o cabo do monitor ligado na placa de vídeo onboard (placa-mãe) ou a BIOS apresentou problemas e não desativou o compartilhamento de memória.
Se for o segundo caso, será preciso acessar a BIOS e desativar o recurso, já que você tem uma placa de vídeo dedicada.

Postado
16 minutos atrás, Emerson Shizuki disse:

@NIGHT FALL To usando o cabo do monitor na placa de video
A minha placa-mãe é a b460m plus como eu poderia desativar?

A opção pode ser diferente conforme o fabricante e o chipset, mas serve como um norte para iniciar a procura.

Postado
14 minutos atrás, Emerson Shizuki disse:

@NIGHT FALL Eu procurei na BIOS toda e não encontrei nenhuma config igual/parecida 
Usei a aba de Search tb e não aparece nada relacionado a memoria dedicada

Provavelmente está com outro nome, neste caso é preciso olhar com mais calma ou pesquisar algum tutorial para BIOS em placas mãe para Intel.

Sua placa é da ASUS?

Postado

@GabrielLV É que ta sendo 4Gb compartilhada para a placa.

Eu queria desativar porque há cerca de 1/2 anos atrás eu tinha um PC (mais antigo q esse) q rodava pes dboa 
Atualmente qualquer coisa q eu faça tipo inicia uma pt e voltar pro lobby ou da shift tab e voltar p pes ele automaticamente trava e apresenta problemas sendo q antes meu PC era 
i5 3470
8gb ram DDR3
h61m 

e hoje é 
i5 10400f 
8gb ram DDR4
b460m plus

image.png

• Moderador
Postado
4 horas atrás, Emerson Shizuki disse:

Esses 4GB de memória compartilhada serão utilizados somente SE a memória dedicada acabar, sendo que isso acarretará em lentidão pois enquanto a memória dedicada é usada exclusivamente para vídeo, a memória compartilhada é puxada da memória RAM, e mesmo que não fosse, não faz o menor sentido querer desativa-la.

4 horas atrás, Emerson Shizuki disse:

Atualmente qualquer coisa q eu faça tipo inicia uma pt e voltar pro lobby ou da shift tab e voltar p pes ele automaticamente trava e apresenta problemas sendo q antes meu PC era 

Você está confundindo as coisas. Esse problema não tem nada a ver com a memória compartilhada ou dedicada. As placas de vídeo possuem suas próprias memórias RAM (VRAM) e as utilizam para processamento e armazenamento das imagens renderizadas pela GPU, sendo que caso não exista memória dedicada, então uma porcentagem da memória RAM será separada para ser utilizada exclusivamente como VRAM, que é o que as APUs fazem atualmente (processadores Ryzen com vídeo integrado). Mesmo que existisse a opção de desativar a memória dedicada, isso só acarretaria em inviabilizar a geração de imagens (ou seja, fazer o seu PC não dar vídeo), portanto, não faz o menor sentido você querer desativa-la.

Entenda mais aqui:

E só de curiosidade, como exatamente você chegou na conclusão de que é a memória dedicada que está causando esse problema?

Os drivers do seu PC estão atualizados? Por onde os baixou exatamente?

Postado
Em 16/07/2021 às 18:46, NIGHT FALL disse:

Ou vocês está usando o cabo do monitor ligado na placa de vídeo onboard (placa-mãe) ou a BIOS apresentou problemas e não desativou o compartilhamento de memória.
Se for o segundo caso, será preciso acessar a BIOS e desativar o recurso, já que você tem uma placa de vídeo dedicada.

pior q o Windows 10 ta fazendi isso mesmo, ele ta pegando memoria do sistema e jogando como memoria de video, se você tiver no Windows 10 ai pode ver isso no gerenciador de tarefas na aba performace vai ter gpu, dai vai mostrar memoria compratilhada, mesmo em meu Ryzen q não tem video integrado tem isso

7 horas atrás, Emerson Shizuki disse:

Eu queria desativar porque há cerca de 1/2 anos atrás eu tinha um PC (mais antigo q esse) q rodava pes dboa 
i5 3470
8gb ram DDR3
h61m 

e hoje é 
i5 10400f 
8gb ram DDR4
b460m plus

image.png

para evitar q o sistema use sua ram como vram você precisa configurar as opções de graficos dentro do jogo, de forma que use somente 2gb de memoria de video, desligue as sombras coloque as texturas no minimo e diminua a resolução até caber, quando a vram "transborda" você perde bastante fps, não só porque a DDR4 é muito mais lenta q a vran mas porque toda a banda de memoria DDR4 vai ter q passar por uma interface pcie, diferente do que acontece no APU amd onde a banda passa pelas vias double data direto q conecta o soc na memoria, por isso realmente você tem razão em tentar evitar q isso aconteça.

Postado

@GabrielLV Eu quis desativar essa memoria compartilhada p testar o porque do game fechar (Um amigo meu ficou c meu PC antigo e ele tem o jogo e não acontece isso) 
Nesse PC antigo o uso de ram ficava entre 6gb e 7gb se eu n me engano 
Agr nesse fica em 5GB e a gpu fica utilizando "3gb"  então eu queria desativar/diminuir essa opção p testar se iria continuar fechando ou não

Em relação aos drivers, o da gpu eu baixei pelo da NVIDIA, o da cpu eu usei a ferramenta da intel e os outros foram pelo driver booster

@w35l3y Sim, mas ta td no baixo já e eu até testei com a resolução alterada etc e continua a mesma coisa 

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Emerson Shizuki disse:

Agr nesse fica em 5GB e a gpu fica utilizando "3gb"  então eu queria desativar/diminuir essa opção p testar se iria continuar fechando ou não

Como eu disse, a GPU já possui 2GB de memória VRAM dedicadas, isso é, soldadas na placa-mãe. A memória compartilhada é que será puxada da memória RAM SOMENTE SE a VRAM acabar.

image.png

Um amigo meu ficou c meu PC antigo e ele tem o jogo e não acontece isso

O problema do jogo pode não ocorrer, mas isso não tem nada a ver com a memória dedicada ou compartilhada, eu realmente não entendi como foi que você chegou na conclusão de que ela é a responsável pelo problema. TODOS os computadores possuem uma quantidade X de memória dedicada e X de compartilhada.

1 hora atrás, w35l3y disse:

pior q o Windows 10 ta fazendo isso mesmo, ele ta pegando memoria do sistema e jogando como memoria de vídeo

Não é "o Windows 10" que está fazendo isso. Isso ocorre em TODOS os sistemas operacionais. Isso é um sistema utilizado para garantir que a placa de vídeo terá uma memória reserva caso a memória dedicada acabe.

2 horas atrás, w35l3y disse:

mesmo em meu Ryzen q não tem video integrado tem isso para evitar q o sistema use sua ram

Como eu disse acima, a sua placa de vídeo possui chips de memória vRAM soldada no PCB para, obviamente, permitir o seu funcionamento. Independente de ela ter 2GB, 4GB, 16GB, 32GB de memória VRAM dedicada, ela irá puxar alguns GBs da memória RAM para serem utilizados como "memória compartilhada" SOMENTE SE a memória VRAM dedicada acabar. Novamente: Isso ocorre em TODOS os Sistemas Operacionais, ou seja, não é "o Windows 10 que ta fazendo isso mesmo".

--------

@GabrielLV Eu quis desativar essa memoria compartilhada p testar o porque do game fechar (Um amigo meu ficou c meu PC antigo e ele tem o jogo e não acontece isso) 

Você já tentou reinstalar o jogo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...