Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha internet tem tido um comportamento estranho, e após ligar para empresa que me fornece internet, e eles fazerem diversas checagens e verificarem que não há nada errado com ela, eu fiquei meio perdido.

Minha internet supostamente é de 150Mbps, e vários servidores to teste do side to speedtest mostram 150Mbps up e down, mas na hora de fazer download, independente do servidor que for(Steam, epic, ubisoft, google drive, microsoft teams,etc) a velocidade começa em 150Mbps(as vezes até um pouco acima, como 160Mbps), e depois de uns 30 segundos, começa a diminuir até estabilizar em exatos 100Mbps. Se eu pausar o download por alguns segundos, ou limitar a velocidade abaixo de 100Mbps por alguns segundos e depois continuar o download sem limitações, a velocidade volta a subir por alguns segundos e depois reduz novamente para 100Mbps.

Minha placa de rede é gigabit, os cabos daqui de casa são todos CAT 5E(ou seja, chegam até 1gbps), e meu roteador é um DIR-846 e está conectado via cabo ao meu PC e configurado para 1000Mbps full duplex(O tamanho do MTU está correto, 1480, como informado pela empresa que me vende internet). Todos os downloads que eu fiz para teste foram para meu SSD(leitura e escrita de 500MBps). Meu ping é menor que 1ms no speedtest.

Alguem sabe que tipo de problema pode ser e como resolver?

• Membro VIP
Postado

No caso trocar de provedor a princípio seria a solução, isso porque parece problema de rota.

Sua conexão até o provedor é alta, mas o provedor pode ter rotas limitadas, neste caso quando acessa outros servidores a um tempo mais extenso ocorre o citado.

• Amei 1
Postado

Sim pode ser a rota, veja como o comando tracert, sem o roteador, coloque o cabo na sua ONU e PC só sem roteador primeiro e veja se baixou o valor dos saltos

Obesrevação: Use patch cord cat6 confiaveis, podo ser furukawa ou legrand  

exemplo:

tracert para o dns do seu provedor

ex: tracert 100.x.x.x

tracert para o dns do google

tracert 8.8.8.8

tracert para o dns do opendns

tracert 208.67.222.222

logo após destes testes, faça com o roteador em modo bridge os mesmos passos e faça os testes, veja se os saltos melhoraram

logo apos façam os teste como o roteador em modo roteador  e faça estes testes novamente.

Outros testes

Use o comando de teste de conectividade

CABEAMENTO DO PC A ONU, USE CATEGOTIA 6

ping no sua própria maquina

ping 127.0.0.0 -t

e veja o tempo

ping ip do gateway da onu, exemplo

ping 100.x.x.x -t

e veja o tempo

ping ip em  dns publicos opensdns, google e cloudfire e do seu provedor

ping 8.8.8 -t

ping 208.67.222.222 -t

ping 1.1.1.1 -t

ping do seu provedor -t

CABEAMENTO DO PC AO ROTEADOR A ONU, USE CATEGOTIA 6

os mesmos comando mais fazendo agora pingando no gateway do seu roteador, valeu.

Postado

@peq42_ Testou de madrugada? Por volta de 3 a 5 horas da manhã? Se nunca testou nesse horário, experimente. 

Já troquei muito de provedor e até os ditos "grandes" dão uma tropeçada no horário de pico (18 as 23h +-). No horário de pico,  fazendo testes reais, baixando um tanto de arquivo simultaneamente,  as vezes não baixava nem o Windows  10 direto do site da Microsoft. 

Descobri que era o provedor filtrando minha conexão porque de madrugada não ocorre isso, baixa sempre no limite da conexão e no horário de pico, servidores grandes ( que tem muita banda lá do outro lado) não baixam direito.

O engraçado que as vezes eles garantem banda para o NETFLIX e YOUTUBE. Porém, vai baixar um jogo a noite ou um arquivo qualquer via http pra você ver, não baixa nem a 50% da velocidade. 

Com meu ultimo provedor, isso melhorou muito, principalmente em relação a perda de pacotes a noite (para jogos pior coisa que tem é haver perda de pacote além da latência alta). Na verdade não tenho praticamente mais perda de pacote.

Então isso na minha opinião vai da estrutura do provedor:  quanto ele tem de banda, de clientes e equipamento para gerenciar tudo isso, porque penso que se o provedor não tiver bons equipamentos para gerenciar toda sua rede e fazer a filtragem certa no horário de pico, vai havendo esses problemas como aumento excessivo da latência ou perda de pacotes.

Seria isso @dwatashi ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...