Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de upgrade para maquina i5-7400 (3.00GHz), 8GB Ram, HD 1TB GTX 1060 6gb


Posts recomendados

Oi pessoal,


Estou pensando em fazer um upgrade na minha maquina e gostaria de sugestões de melhorias. A minha ideia é ir melhorando aos poucos, mas não sei qual seria a ordem de prioridade. Também não tenho de quando é o momento ideal de trocar de maquina.

Especificações:
 

Sistema operacional:

- Windows 10 Home 64-bit

 

CPU:

- Iten Core i5 7400 @ 3.00GHz Kaby Lake 14nm Tecnology ( temperatura média: 32ºC)

 

Ram:

- 8,00 GB Dual-Channel @ 1066MHz (2 pentes de 4gb)

 

Motherboard:

- ASUSTeK Computer INc. h110M-C/BR (LGA1151)

 

Graphics

2047MB NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (ASUStek Computer Inc)

 

Storage
931GB Seagate ST1000DM010-2Ep102 (SATA) (Temp. média 34ºC);

____


Eu uso esse computador primariamente pra jogar. Atualmente estou jogando New World (não consigo rodar no máximo, trava muito, mas suspeito que seja por conta do jogo mesmo que ainda ta em beta e precisa ser melhor otimizado), Valorant (com tudo no máximo, não tenho do que reclamar).

Além de jogos, pra pacote adobe e figma.

As minhas dores hoje:

  1. A maquina demora pra ligar e ficar "pronta" pra rodar alguma coisa. Eu ligo ela.. depois que faço o login.. demora um tempinho (uns 3-5min) pra conseguir abrir alguma coisa.
  2. Não consigo rodar todos os jogos na resolução máxima. Por exemplo, warzone foi um que não consegui fazer rodar liso, tive mt problema de FPS... até desisti de jogar
  3. Jogar em modo fullscreen + discord + browser (chrome), é sempre um parto.. dependendo do jogo é praticamente impossível fazer essas tarefas em conjunto;
  4. Star wars battlefront 2 é um jogo que eu também tive muita dificuldade pra jogar. Demorava demais pra carregar tudo;

 

Objetivos:

  1. Deixar mais rápido, tanto inicialização quanto abertura de programas e multitasking;
  2. Melhorar performance em jogos AAA, permitindo jogar "sempre" pelo menos em um nível de qualidade alta (considerando ULTRA a ultima opção);
  3. Conseguir trabalhar tranquilamente com 2 telas, uma rodando um jogo outra com o navegador, por exemplo;

 

 

Em relação a orçamento:
Como eu comentei, a minha ideia é fazer um upgrade gradativo, cada mês ou meses ir comprando algo novo. Ao todo imaginei gastar até R$ 5.000... além disso eu fico pensando se o setup que eu tenho não ficaria datado.. eu não entendo de hardware então eu não sei exatamente por quanto tempo ainda eu posso manter esse processador ou essa placa-mãe antes de fazer uma troca mesmo. Essa maquina tem 4 anos.

Ter algumas sugestões de orçamento pode ser, abaixo de 5k, 5k e até uns 8-10k (a título de curiosidade mesmo);


Desde já agradeço quem puder me dar uma luz quanto a isso!

Forte abraço! :)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lyncolnlnc disse:

Objetivos:

  1. Deixar mais rápido, tanto inicialização quanto abertura de programas e multitasking;
  2. Melhorar performance em jogos AAA, permitindo jogar "sempre" pelo menos em um nível de qualidade alta (considerando ULTRA a ultima opção);
  3. Conseguir trabalhar tranquilamente com 2 telas, uma rodando um jogo outra com o navegador, por exemplo;

 

Pra suprir as suas necessidades os 3 Upgrades necessários aqui são adição de um SSD, um processador mais forte e com maior capacidade e mais memória.

 

1 hora atrás, lyncolnlnc disse:

Em relação a orçamento:
Como eu comentei, a minha ideia é fazer um upgrade gradativo, cada mês ou meses ir comprando algo novo. Ao todo imaginei gastar até R$ 5.000... além disso eu fico pensando se o setup que eu tenho não ficaria datado.. eu não entendo de hardware então eu não sei exatamente por quanto tempo ainda eu posso manter esse processador ou essa placa-mãe antes de fazer uma troca mesmo. Essa maquina tem 4 anos.

 

Datado seu setup já está, 7ª geração Intel foi o maior tiro no pé da história pois poucos meses após serem lançados a AMD trouxe processadores intermediários com mais núcleos que o até então High End da geração Intel que era o i7 7700 que era um 4/8, enquanto o Ryzen 5 1600 era 6/12.

Manter você pode pode mais 10 anos, porém ele já sente dificuldade pra rodar jogos hoje (4 anos após o lançamento), a tendência é só piorar conforme o tempo vai passando.

 

PS: Informe por favor marca, modelo e potência da fonte pra que possamos efetuar uma recomendação dentro do orçamento disponível.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, lyncolnlnc disse:

@NIGHT FALL Legal!

Esqueci de incluir essa informação. Fonte:

Marca: CORSAIR
Modelo:ATX POWER SUPPLY VS600 - 80 PLUS
Potência: 600W

 

Uma boa fonte.

 

Certo.

 

Vamos as recomendações.

 

1 hora atrás, lyncolnlnc disse:

Objetivos:

  1. Deixar mais rápido, tanto inicialização quanto abertura de programas e multitasking

 

Para atende a esse objetivo adicionamos um SSD.

 

Temos aqui algumas situações.
1º  - Se você quer apenas usa-lo para instalação de programas e o sistema operacional (Excluindo jogos), um SSD de 120Gb pode ser suficiente, claro, leve em conta quanto a sua unidade C tem de espaço ocupado atualmente.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94937

 

 

2º - Se você quer instalar tudo no SSD, incluindo jogos etc, isso vai proporcionar um melhor tempo de carregamento nos jogos, telas de loading mais rápidas porém não vai trazer benefício em FPS.
Neste caso o mínimo recomendado seria 480GB (Novamente levando em conta o espaço ocupado em sua unidade atualmente).

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98545

 

1 hora atrás, lyncolnlnc disse:

Objetivos:

  1. Melhorar performance em jogos AAA, permitindo jogar "sempre" pelo menos em um nível de qualidade alta (considerando ULTRA a ultima opção);
  2. Conseguir trabalhar tranquilamente com 2 telas, uma rodando um jogo outra com o navegador, por exemplo;

 

Neste caso precisamos de um processador mais robusto e claro, de mais memória.

 

Temos aqui duas opções.

 

1ª Opção - Custo benefício:

Neste kit você tem excelente desempenho em jogos e boa margem para multitarefa.

i5 10400F

https://www.kabum.com.br/produto/112991/processador-intel-core-i5-10400f-cache-12mb-2-9ghz-4-3ghz-max-turbo-LGA-1200-bx8070110400f

ASUS H410.

https://www.kabum.com.br/produto/158783/placa-mãe-ASUS-prime-h410m-e-intel-lga1200-10-geração-DDR4-dcr2020

 

2 pentes 8Gb memória (Somando 16Gb no total)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135291

 

 

2ª Opção - Desempenho:

Nesse kit você excelente desempenho em jogos e muita margem para multitarefa.

Processador Ryzen 7 5800

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15695/processador-amd-Ryzen-7-5800x-38ghz-47ghz-turbo-8-cores-16-threads-am4-sem-cooler

 

placa-mãe ASUS TUF B550

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550

 

3 pentes 8Gb memória (Somando 24Gb no total)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=155567

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar minha opmiao... meu feedback mais simples e curto.

 

So precisa de 1x SSD de boa qualidade... Crucial tem otimos e baratissimo... 240gb seria TOP!

e mais 8gb de RAM, feito isso, apenas uma formatacao!

 

O que da a entender, que eu presencio em 99% de quem tem PC "lento" E TER 300 programas que inicia junto, malware, virus besta e etc etc etc.

 

Com SSD e mais RAM ele formatado, ira ficar um foguete.

 

Jamais mexeria com CPU agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

@GabrielH Difícil é um CPU quadcore atender a expectativa do colega que quer jogar Warzone e ter margem pra multitarefa.

 

Errado não esta... rsrsrsrs mas tenho certeza que sem "desperdício" é possivel ter algo funcional!

 

Um bom SSD 2,5'' (1Tb) e mais outro modulo de RAM (ao todo 16gb) + formatação e saber o que o PC esta ligando junto ja resultara um baita rendimento.

 

Penso assim, ne... mas o gasto e de cada um, rsrsrss

 

Se com esses 2 up's, formatar não resolver a vida dele... ai sim, troca o KIT (mb+cpu+ram) e faz algo "melhor"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, GabrielH disse:

Errado não esta... rsrsrsrs mas tenho certeza que sem "desperdício" é possivel ter algo funcional!

@GabrielH

Acho que você não tem muita noção do uso de hardware feito pelos jogos atuais. Mesmo fechando todas as aplicações em execução um quadcore atualmente não é suficiente pra rodar Warzone, aliás, tem sixcore que passa mal nessa tarefa (Como i5 9400F por exemplo), imagina trabalhar com 2 monitores, jogo, navegador e discord aberto.

É um pensamento bem generalista, o que você propôs é basicamente "usar menos coisa" no PC, quando a ideia do autor é justamente o contrário, é melhorar o hardware pra que ele possa fazer suas tarefas diárias sem se preocupar com falta de recurso, não se trata de uma questão de "desperdício". Aliás, como bem diz o provérbio, tempo é dinheiro, e nesse caso quem usa o PC pra trabalho, a economia vem justamente de um hardware mais potente.
Nem todo usuário é igual, pra alguns 8GB de memória é muito, pra outros 32Gb acaba sendo pouco, pra alguns aplicações iniciarem junto do sistema operacional é gasto de recurso, pra outros é essencial, pra alguns um dual core supri todas as necessidades, pra outros um octacore não é suficiente.

 

24 minutos atrás, GabrielH disse:

Um bom SSD 2,5'' (1Tb) e mais outro modulo de RAM (ao todo 16gb) + formatação e saber o que o PC esta ligando junto ja resultara um baita rendimento.

 

Sanou o problema da falta de memória e lentidão causada pelo uso do disco rígido, ok, e a limitação do processador?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo!

 

Melhor a se fazer e trocar tudo!

 

Ainda continuo com minha ideia, visto que: "...upgrade gradativo, cada mês ou meses ir comprando algo novo..."

De pegar SSD e RAM, montar, formatar e testar. Posteriormente pega o KIT!

 

Mas acredito que vale a pena testar isso antes, querendo ou não, mais RAM e a velocidade do SSD, acabando tirando uma sobre carga do CPU, que apesar de porcaria, ele voltara a ter um suspiro.

 

🙃

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

18 minutos atrás, GabrielH disse:

Mas acredito que vale a pena testar isso antes, querendo ou não, mais RAM e a velocidade do SSD, acabando tirando uma sobre carga do CPU, que apesar de porcaria, ele voltara a ter um suspiro.

 

@GabrielH Só me explica o fundamento dessa afirmação? Porque CPU e RAM tem funções completamente diferentes, logo o excesso de um não vai causar "alívio" do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL  O meu amigo, quero dizer no sentido da fluidez e execução de arquivos.

Como meu FX6300 (mais velho que o Titanic, que sempre foi mal falado) pode ser melhor que esse i5-7400? Creio que não né? "(pois já usei 2 monitores, sempre que jogo deixo o Chrome aberto com algumas abas..., naturalmente rodando algum game online, usando discord e NUNCA sofri...)"

 

Logo, sim, mais RAM e um SSD, aliado a formatação limpa, o PC consegue sim fazer o que ele quer!

Rodar warzone no máximo do tudo que da? talvez não! MAS rodar o PC de forma mais eficiente e mais rápida, SIM!

 

Mas e minha opinião, e da forma que eu faço e sempre trabalhei... não e para agradar a todos, entretanto, todos que seguiu este caminho, economizou uma "grana" e conseguiu ser feliz por mais um tempo.

 

Vou um pouco na contra mao do que se querem vender algo por pressa e compulsao, entendo a evolucao e entendo as loucuras, so quero ir pelo caminho onde consigo um bom resultado gastando "nada" e depois ir pensando de fato no que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielH disse:

@NIGHT FALL  O meu amigo, quero dizer no sentido da fluidez e execução de arquivos.

 

Fluidez se na execução de arquivos se resolve com SSD, não com mais memória.

 

2 horas atrás, GabrielH disse:

Como meu FX6300 (mais velho que o Titanic, que sempre foi mal falado) pode ser melhor que esse i5-7400? Creio que não né? "(pois já usei 2 monitores, sempre que jogo deixo o Chrome aberto com algumas abas..., naturalmente rodando algum game online, usando discord e NUNCA sofri...)"

 

Suas afirmações não tem embasamento técnico. Existem inúmeros fatores que devem ser considerados nesse comparativo, não apenas o processador (Resolução, qualidade gráfica, fonte, sistema de refrigeração, quantidade de programas rodando em paralelo, etc) além do que o tipo de usuário conta muito. Se você nunca sofreu com um setup simples é sinal que não é um usuário exigente, eu tenho 16Gb de RAM no meu PC e tem dias que passo sufoco tendo que fechar algumas aplicações pra liberar memória. Sua vivência (ou a minha) não retratam a realidade, cada usuário tem uma necessidade específica.

 

2 horas atrás, GabrielH disse:

Mas e minha opinião, e da forma que eu faço e sempre trabalhei... não e para agradar a todos, entretanto, todos que seguiu este caminho, economizou uma "grana" e conseguiu ser feliz por mais um tempo.


Então creio que precise reavaliar seus conceitos, pois nem todos trabalham da mesma forma, a sua realidade é bem distinta da minha e vice versa.

 

2 horas atrás, GabrielH disse:

Vou um pouco na contra mao do que se querem vender algo por pressa e compulsao, entendo a evolucao e entendo as loucuras, so quero ir pelo caminho onde consigo um bom resultado gastando "nada" e depois ir pensando de fato no que fazer.

 

Não é "pressa ou compulsão", é necessidade, esse conceito conservador não se encaixa no mundo da informática, e você está deixando seu conceito falar mais alto que os dados técnicos e a clara necessidade do autor em ter mais desempenho. Se essa fosse a realidade ninguém precisava gastar dinheiro com Hardware novo.

 

PS: Não vou me prolongar mais nesse assunto, já virou OFF Topic. Se quer continuar o debate, fique a vontade em manda MP, assim continuamos a troca de experiências sem prejudicar o andamento no tópico do colega.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL  Bem, so pra finalizar, não coloquei embasamento técnico, mas tem sim como provar de todos os que dei manutenção e realizei upgrades. MAS não será o caso, da mesma forma tudo que eu rodo em paralelo em meu PC que hoje e algo obsoleto e simples, enfim...

 

So pra finalizar, não estou dizendo que voce esta errado, estou pondo meu feedback. Tambem não estou dizendo que eu estou certo. ESTOU indo pelo caminho onde se gasta pouco e tem bons resultados. O criador do topico (este, que nem participa mais... que, quiçá vai fazer tal up, eu duvido muito) mencionou que iria comprar... logo, entra onde eu passei meu feedback.

 

Agora de tudo que voce falou, tem uma coisa que eu não concordo... "necessidade", não vejo como tal. Enxergo sim como desespero de ambos os lados, fabricantes e consumidores, estão fazendo tudo as pressa, lançamentos de coisas com problemas ou resultados baixo do antigo lançamento e etc. Isso faz com que a galera fique louca, mesma regra do "RGB" um frufru que ninguem vive mais sem parece e todos estão desesperados para comprar algo com a tal purpurina. (as vezes este sem qualidade, so pois e "Lindo")

 

Enfim, minha opinião.

 

PS.: não virou off-topic não, esse fórum ta cheio de topicos repetidos com mesmo assunto e valores e etc, rsrsrs como esse nem foi pra frente, ao menos ficou interessante os conhecimentos que voce aplicou aqui. EU acho valido.

 

 

PS 2.: Posso tirar uma duvida pessoal contigo via MP? Quero montar um KIT e estou com algumas duvidas! Parece "zoeira" mas não, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielH disse:

PS.: não virou off-topic não, esse fórum ta cheio de topicos repetidos com mesmo assunto e valores e etc, rsrsrs como esse nem foi pra frente, ao menos ficou interessante os conhecimentos que voce aplicou aqui. EU acho valido.

@GabrielH

Off Topic no sentido de desviar do assunto principal. Isso inclusive é passivo de penalidades.

 

1 hora atrás, GabrielH disse:

PS 2.: Posso tirar uma duvida pessoal contigo via MP? Quero montar um KIT e estou com algumas duvidas! Parece "zoeira" mas não, rsrsrs

 

Abra um tópico a respeito e me marque lá, assim podemos discutir com mais tranquilidade. Ficarei feliz em pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala pessoal!

Obrigado pelos comentários! Rendeu alguns aprendizados e reflexões a conversa de vocês.

Vamos ao que interessa.


@NIGHT FALL obrigado pelas recomendações. Eu tenho uma dúvida. Queria entender melhor esse ponto que você trouxe:

 

Em 26/07/2021 às 16:31, NIGHT FALL disse:

Porque CPU e RAM tem funções completamente diferentes, logo o excesso de um não vai causar "alívio" do outro.

 
Eu sou leigo nesse tema de hardware, então é mais para aprender mesmo.

Outra dúvida que eu tenho é se a minha atual placa-mãe lidaria de boa com esse upgrade inicial que o @GabrielH comentou. RAM + SSD.  Que inclusive, vai de encontro com o que eu estava pensando em fazer mesmo. Só não tinha certeza qual seria o próximo passo depois disso.

 

O que eu imagino em steps:

1º Adicionar um SSD
(Aqui eu pensei em ir com a sua sugestão ou até investir em um de 1tb... mas não sei o quão tããããooo melhor é pegar o dobro do que você sugeriu. Será que tem alguma boa opções abaixo de 1k? Se não vou com esse de 480gb mesmo)

Em 26/07/2021 às 14:56, NIGHT FALL disse:


2º memória RAM

Trocar os meus 2 pentes de 4gb por 2 de 8gb, conforme recomendado. Mas aqui já tenho uma dúvida
@NIGHT FALL. No próximo passo que vai ser trocar a placa-mãe, eu consigo usar 2 pentes? Tem problema usar RAMs de marcas diferentes? Isso seria provisório, porque depois faria o upgrade pra 32gb com +2 pentes de 8gb (faz sentido?)

3º  placa-mãe

Vou seguir sua sugestão de placa. Mas tenho 2 dúvidas:

1) Quando estamos falando de placa-mãe, o que é importante avaliarmos? Na minha cabeça leiga, é só a qtd de memória que posso encaixar nela.. mas obviamente que deve ter mt mais pontos. 

2) Eu posso trocar a placa-mãe e reaproveitar algumas coisas da anterior nela? Instalar o mesmo processador, cooler , etc?

 

4º Processador
Vou nessa opção.

Em 26/07/2021 às 14:56, NIGHT FALL disse:



5º +RAM

Quando eu chegar aqui, imagino estar com 24GB. Então trocaria os 2 pentes de 4gb que vou estar reutilizando (se vcs recomendarem reutilizar mesmo) por +2 de 8gb.


6º Outros:
Aqui são varias dúvidas:
- A minha fonte atual vai aguentar tudo isso?

- Faz sentido um water cooler?

- O que mais vocês acham importante mudar que eu possa estar esquecendo?




___________________

Dúvida bonus:
Na hora de montar / mudar essas peças. Eu tenho pouca experiência mexendo com peças. No máximo desmontei pra limpar.. e ainda assim, pra mim é sempre um desafio mexer no cooler com medo de danificar o processador. Vale arriscar ou é melhor comprar as peças e levar para um profissional? rs



valeeu!
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lyncolnlnc disse:

Eu sou leigo nesse tema de hardware, então é mais para aprender mesmo.

 

Em 26/07/2021 às 16:31, NIGHT FALL disse:

 

@GabrielH Só me explica o fundamento dessa afirmação? Porque CPU e RAM tem funções completamente diferentes, logo o excesso de um não vai causar "alívio" do outro.

 

Primeiramente boa noite, vou me "intrometer" no tópico e responder algumas perguntas pelo amigo @NIGHT FALL

 

Sobre este comentário especificamente, significa que se seu CPU já esta com 99% de uso nas atividades que você solicita que ele se encarregue, colocar mais RAM não vai ajudar em nada pois o processador não consegue dar conta das tarefas que ele já tem para realizar com a quantidade de RAM atual, aumentar essa capacidade não vai aliviar sua sobrecarga.

 

Para jogos, ter mais RAM não tem ligação direta com o processador e sim com a GPU da placa de vídeo, onde quando um jogo é rodado com qualidade gráfica alta, com muitas texturas de alta qualidade e resoluções maiores, a VRAM da placa de vídeo pode não ser o suficiente para armazenar tanta informação processada pela GPU e ela solicita RAM da CPU para continuar renderizando as imagens. Nesse caso, a GPU tem capacidade para utilizar mais RAM, já no primeiro exemplo, a CPU não tem essa capacidade.

 

12 horas atrás, lyncolnlnc disse:

Outra dúvida que eu tenho é se a minha atual placa-mãe lidaria de boa com esse upgrade inicial que o @GabrielH comentou. RAM + SSD

Sim vai, mas aqui cabe ressaltar que se você for comprar memórias hoje, não compensaria comprar memórias de 2400mhz (mesmo preço das de 2666mhz+) pois essa é uma limitação do seu i5 7400, os processadores mais novos, já conseguem utilizar memórias de 3000mhz+ porém tem chances de você comprar memórias desse tipo e não funcionar na sua placa-mãe atual por não ter sido testada pela ASUS (não existiam na época do seu lançamento).

 

12 horas atrás, lyncolnlnc disse:

No próximo passo que vai ser trocar a placa-mãe, eu consigo usar 2 pentes? Tem problema usar RAMs de marcas diferentes? Isso seria provisório, porque depois faria o upgrade pra 32gb com +2 pentes de 8gb (faz sentido?)

Não tem problemas usa RAMs de marcas diferentes (inclusive eu uso) o mais importante é a frequência, tensão e CL, mas não necessariamente usar módulos com informações diferentes vai torná-lo inutilizável, porém vai limitá-lo para as especificações do módulo mais fraco. (sobre a tensão das memórias é recomendável que sejam o mesmo em todos eles)

 

12 horas atrás, lyncolnlnc disse:

1) Quando estamos falando de placa-mãe, o que é importante avaliarmos? Na minha cabeça leiga, é só a qtd de memória que posso encaixar nela.. mas obviamente que deve ter mt mais pontos.

Chipset, (quanto melhor ele for, melhor serão seus componentes internos e tecnologias empregadas, além de vir com mais quantidade de portas para conectar os mais variados dispositivos), VRMs, (mais recomendável para overclock ou processadores topo de linha - para um Ryzen 7 5800x por exemplo já seria recomendável ao menos uma placa-mãe com chipset B550), marca, (importante se atentar a marca e sua confiabilidade / garantia, isso também faz diferença na qualidade e longevidade do que você compra e essa regra não vale somente na informática)

 

12 horas atrás, lyncolnlnc disse:

2) Eu posso trocar a placa-mãe e reaproveitar algumas coisas da anterior nela? Instalar o mesmo processador, cooler , etc?

Não é possível reaproveitar processador, (socket diferente) somente se aproveita SSD / HDD, RAM por ser DDR4 e GPU.

 

12 horas atrás, lyncolnlnc disse:

6º Outros:
Aqui são varias dúvidas:
- A minha fonte atual vai aguentar tudo isso?

- Faz sentido um water cooler?

1- Fonte aguenta tranquilo, o item que mais pesa na fonte é a GPU

2- Em minha humilde opinião, Water Cooler não vale o investimento para quem não é entusiasta do overclock, bons Air Cooler já lhe atenderão com folga, geralmente os que se encontram na faixa dos 150 a 250 reais de 120mm já são mais que o suficiente, preferencialmente das marcas: Scythe, Cooler Master, Pichau, Corsair, DeepCool, Be Quiet!, (mais difícil encontrar bons preços) Noctua (mais difícil encontrar bons preços)

 

Seria isso, abraços e boa sorte o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal @RaposaFeroz, obrigado pelas informações!

 

Então se eu entendi bem, no final das contas, se for pra mudar algo no setup atual, o que valeria a pena seria apenas o SSD. porque daí quando eu comprar outro processador já considero uma memória de 3000mhz+ etc. Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2021 às 13:31, NIGHT FALL disse:

Pra suprir as suas necessidades os 3 Upgrades necessários aqui são adição de um SSD, um processador mais forte e com maior capacidade e mais memória.

 

48 minutos atrás, lyncolnlnc disse:

Muito legal @RaposaFeroz, obrigado pelas informações!

 

Então se eu entendi bem, no final das contas, se for pra mudar algo no setup atual, o que valeria a pena seria apenas o SSD. porque daí quando eu comprar outro processador já considero uma memória de 3000mhz+ etc. Certo?

Basicamente sim, mas também depende do valor que você tem disponível hoje e sua urgência em realizar o upgrade agora ou depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2021 às 13:12, lyncolnlnc disse:

 

  1. A maquina demora pra ligar e ficar "pronta" pra rodar alguma coisa. Eu ligo ela.. depois que faço o login.. demora um tempinho (uns 3-5min) pra conseguir abrir alguma coisa.
  2. Não consigo rodar todos os jogos na resolução máxima. Por exemplo, warzone foi um que não consegui fazer rodar liso, tive mt problema de FPS... até desisti de jogar
  3. Jogar em modo fullscreen + discord + browser (chrome), é sempre um parto.. dependendo do jogo é praticamente impossível fazer essas tarefas em conjunto;
  4. Star wars battlefront 2 é um jogo que eu também tive muita dificuldade pra jogar. Demorava demais pra carregar tudo;

1. Isso é por falta de um SSD, um de 240GB já resolveria o problema de inicialização, mas caso queira instalar jogos nele (para acelerar o loading) recomendo que pegue um maior (de preferência reserve 120GB somente para o sistema)..

2. Na verdade, para rodar o Warzone sem travamentos com o seu computador, basta adicionar mais 8GB de memória, totalizando 16GB, que é o indicado para o jogo (isso sem outro aplicativo aberto).

3. Por seu processador ser 4/4, ele vai sofrer em multitarefas, é normal. Eu tenho um e sofro disso também, a solução seria trocar por um com mais núcleos/threads (o mais indicado seria o Ryzen 5, entretanto teria que trocar a MB também.

4. A demora do loading está relacionada, assim como a demora na inicialização, a falta de um SSD.

 

Minhas recomendações de upgrades seria então: 

Melhora para ter desempenho de sobra:

Ryzen 7 5800x

Placa-mãe com chipset B550M de boa qualidade

32GB de Memória DDR4 (pelo menos 3000Mhz)

SSD M.2 de 1TB (aproximadamente)

 

Melhora significativa mas que dependendo do uso pode apresentar lentidão:

Ryzen 5 5600x

Placa-mãe com chipset B550M de boa qualidade (vai possibilitar upgrades)

16GB de memória RAM DDR4 (pelo menos 3000Mhz)

SSD M.2 de 500GB (aproximadamente)

 

A ordem que eu seguiria para fazer estes upgrades seria:

1º- Memórias e/ou SSD

2º- Processador e placa-mãe

 

Acredito que essas são as principais alterações.

 

Algumas observações:

Caso troque placa-mãe e processador, troque também as memórias. Os processadores Ryzen entregam um desempenho melhor trabalhando junto a memórias com frequências mais altas.

Na escolha do SSD, opte por um M.2, já que entregam mais velocidade e o preço não é tão distante de um SSD SATA convencional .

Na hora de configurar o sistema, siga esse passo a passo que o @WOZ Dodscriou, é excelente e também simples de seguir. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!