Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Precisa formatar o PC após upgrade de processador e atualização de BIOS?


litosoft

Posts recomendados

Oi. Não sei  se é esta a seção certa para esta pergunta... mas qqer coisa o modera avisa ou move de lugar.

Eu tenho uma motherboard Gigabyte B450 Aorus Elite com um Processador AMD Ryzen 5 1600 instalado nela e Windows 10

A BIOS foi atualizada para a última versão.

 

Estou pensando em colocar nessa placa-mãe um Processador AMD Ryzen 7 3800X

A pergunta é: O Windows 10 vai entender a atualização de hardware de boas, instalar os drivers necessários e tudo continuar funcionando normalmente?

Ou vou ter que reinstalar Sistema Operacional e todos os programas novamente, do zero?

Grato @>-->---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, litosoft disse:

Oi. Não sei  se é esta a seção certa para esta pergunta... mas qqer coisa o modera avisa ou move de lugar.

Eu tenho uma motherboard Gigabyte B450 Aorus Elite com um Processador AMD Ryzen 5 1600 instalado nela e Windows 10

A BIOS foi atualizada para a última versão.

 

Estou pensando em colocar nessa placa-mãe um Processador AMD Ryzen 7 3800X

A pergunta é: O Windows 10 vai entender a atualização de hardware de boas, instalar os drivers necessários e tudo continuar funcionando normalmente?

Ou vou ter que reinstalar Sistema Operacional e todos os programas novamente, do zero?
 

 

Quando se troca apenas o processador o risco de problemas é menor, neste caso normalmente é preciso apenas resetar a BIOS após a troca.

 

PS: A não ser que vá usar o setup para renderizações,  eu iria no Ryzen 5 5600x, custa menos e é superior ao R7 3700 em basicamente todos os quesitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@litosoft Já fiz troca de processadores não formatei e foi de boa. Mas para garantir, formata para não ter dores de cabeça. E como disseram antes, não pegaria o Ryzen 7 3800x, iria de Ryzen 5 5600x mais barato e em single core é melhor, e em multi-tarefa é bem próximo ao R7 3800X.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, litosoft disse:

Respostas contraditórias... não sei qual marcar como 'solução'...

 

Formatar seria exigência se houvesse a troca da placa-mãe, pela questão dos Drives, arquivos de registro etc e possibilidade de conflitos, mesmo o Windows 10 se dando bem com essa troca.
Mas se existe alguma preocupação da sua parte, siga a orientação dos colegas e formate.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Não vou trocar a motherboard. A pergunta agora é: Quais seriam as dores de cabeça?

O Windows 10 tem algum problema para reconhecer o processador e manter tudo funcionando? Ou Não?

Eu não quero ter que reformatar e instalar tudo de novo. Fico meses fazendo isso e refazendo configurações e personalizações.

Programei esse upgrade já comprando uma placa-mãe que aceitasse processadores superiores justamente para não ter que passar por isso... e está tudo redondinho, jamais uma BSoD, nada!

Gostaria de saber quais seriam os tais problemas ou dificuldades que vou encontrar se não formatar porque preciso manter tudo funcionando por questões de trabalho.

Se vai dar dor de cabeça ou se vai começar a dar zebra quando trocar a CPU deixo para fazer isso nas férias, sacou?

valeu

@>-->---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, litosoft disse:

O Windows 10 tem algum problema para reconhecer o processador e manter tudo funcionando? Ou Não?

 

O Windows 10 se adapta mesmo se você trocar tudo, o problema é que podem ocorrer conflito entre versões de drives, principalmente se além de trocar a placa trocar também o chipset. Problemas no registro etc também não são raros.
Eu passei por isso ao trocar minha MSI b350 por uma ASUS B450. Funcionou tudo perfeitamente, menos o driver de áudio que funcionava quando queria.

Porém isso é uma Recomendação, da mesma forma que já tive problemas, também já fiz troca emergencial sem formatar e não ocorreu nada.

 

24 minutos atrás, litosoft disse:

@NIGHT FALL Não vou trocar a motherboard. A pergunta agora é: Quais seriam as dores de cabeça?

 

Teoricamente nenhum.

 

25 minutos atrás, litosoft disse:

Gostaria de saber quais seriam os tais problemas ou dificuldades que vou encontrar se não formatar porque preciso manter tudo funcionando por questões de trabalho.

 

Infelizmente só tem uma forma de saber que é usando, pois existem inúmeras possibilidades. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim.... já estava psicologicamente preparado para resetar a BIOS assim que tirasse a CPU anterior... valeu o toque!

BTW: tem algumas configurações que fiz que gostaria de preservar.... alguma forma de fazer um backup de alguns setores da BIOS? Ou só tirando prints das configurações? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!