Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Ryzen 5 1600AF em alta temperatura após overclock de memória RAM


Posts recomendados

Oi, gente! Bom dia.

 

Eu fiz um OC nessa memória RAM da Gloway de 2666mHz para 3200mHz e ela ficou estável nos timers automáticos da placa-mãe. A tensão ficou em 1,34V, mas habilitado para ir até 1,44V (o menu da minha placa-mãe só permite colocar ou até 1,32V, ou até 1,44V). O OC ainda precisaria de mais alguns ajustes, mas essa foi a comparação entre stock e 3200mHz:

 

1907449613_cachemem-gloway16gbdualchannelstock.png.479e8545bca5b931b4249103fde93eb5.png107153082_cachemem-gloway16gbdualchanneloc3200mhzxmpauto(2).png.7d60688834c1e9bbeef073c7b4444a4b.png

 

Porém, após fazer o overclock pela primeira vez, percebi que a temperatura do meu Ryzen 5 1600AF estava consideravelmente maior. Em teste de stress a 100% de uso com o cooler box (Wraith Stealth) no "agressive", ela estava girando em torno de 85 a 95 graus celsius e com picos próximos a 100 graus, sendo que a temperatura máxima do processador indicada pela AMD é 95 graus. O consumo dele, que no site diz ser 65W, fica por volta de 85W em stress, o que eu vi que pode ser normal. A seguir, print do HWMonitor:

 

1864205634_aquecimentor51600af.PNG.2b3d30c213161c17b9df950bf74b50f8.PNG

 

Alguns pontos a se considerar:

- Eu nunca cheguei a fazer um overclock nesse processador, pois já acho ele muito bom para a maioria das atividades;

- Estou usando a pasta térmica que veio de fábrica com o cooler box;

- Ele possui cerca de 15 dias de uso, apesar de ter sido comprado em janeiro/2021; e

- Eu não reparei na temperatura dele antes desse OC de memória RAM. Apesar de ter feito vários testes, ela não me chamou atenção por aquecimento em nenhum momento. Que eu me lembre, girava em torno de 60 a 75 graus com o mesmo cooler box no modo normal.

 

De qualquer forma, é raro esse processador ficar a 100% de uso. Mas mesmo assim, quero ter uma temperatura tolerável até mesmo nessas situações (como é o correto). Vou abrir o PC agora e ver se o cooler box tá mal parafusado ou algo assim. Eu também já estou ciente que esse cooler box costuma não ser muito bom.

 

Agradeço se alguém puder ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pelo que vi, na hora que você fez overclock na RAM, a sua placa-mãe também dimensionou alguns parâmetros da CPU e deve ter subido a tensão. A tensão da sua CPU agora em stress é 1.369 (acho bem alta).

Acredito que se não fez overclock na sua CPU, deveria estar no máximo em 1.25-1.28. Não sei qual sua placa-mãe, mas algumas tem sérios problemas em ter um bom controle de tensão e acaba jogando tudo pra cima tentando estabilizar o equipamento.

De qualquer forma, a memória tem total impacto na CPU, pois é na CPU que temos o IMC (Integrated Memory Controller), no caso você tem o controlador de memória sempre na CPU, e não na placa-mãe. Com isso, a CPU também aquece mais quando fazemos um OC na RAM, e também por consequência temos uma elevação da tensão. (Quanto mais quente, mais tensão será necessária)

Acredito que o que deve fazer agora é colocar tudo em stock novamente e testar, tira uma foto do overclock que fez na placa-mãe pra não perder a configuração (ou se a placa-mãe suportar, criar um profile do oc). Se voltar ao normal a temperatura, tenho certeza que a tensão do processador foi diminuída.


Caso dê certo e queira continuar seu overclock, recomendo setar a tensão da CPU manualmente, ao contrário, a placa-mãe vai subir de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xLeeS Eu cancelei o overclock da memória RAM há vários dias, e a situação mostrada nesse tópico se manteve. O processador está trabalhando mais quente, principalmente em 100% de uso (atingindo 95 graus celsius com facilidade, usando o cooler box e pasta térmica de cerca de 1,5W/mK).

 

Inclusive, percebi que essa tensão fica mais alta por conta do Turbo Boost, o qual desativei, caindo a tensão, mas sem muita diferença na temperatura da CPU. Eu cheguei a mostrar isso à AMD, e eles não acharam a tensão anormal. Perguntei a eles, e confirmaram que um cooler melhor deve resolver o problema (pelo menos como paliativo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes de você fazer este OC, você estava com a temperatura normal? Se antes também estava assim, é ideal você trocar de cooler mesmo, e recomendo pelo menos uma pasta Artic Silver 5 ou MX-4.

 

Não tem muito o que fazer já que desfez o overclock. Apenas undervolting, mas não sei se já conseguiu algum resultado anteriormente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xLeeS

Em 14/08/2021 às 12:49, xLeeS disse:

Mas antes de você fazer este OC, você estava com a temperatura normal?

Sim, estava numa temperatura que eu considerava normal (de 65 a 75 graus celsius a 100% de uso, se eu não me engano).

 

Em 14/08/2021 às 12:49, xLeeS disse:

Não tem muito o que fazer já que desfez o overclock. Apenas undervolting, mas não sei se já conseguiu algum resultado anteriormente.

Entendi, eu ainda não tentei undevolting.

 

Eu devo tentar comprar um cooler então, penso em pegar um da China. Apesar da CPU estar esquentando mais, é apenas isso. Ela não está perdendo desempenho ou algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@xLeeS Atualização:

Ainda não consegui testar a CPU em outra máquina, mas baixei outro programa de monitoramento (HWInfo64), fiz um rápido teste de estresse, e reparei em uma informação adicional, que julguei estar numa condição anormal.

 

O Power Reporting Deviation está ficando acima da faixa de 90% a 110%. Acredito que isso pode indicar algum defeito com a minha placa-mãe, Biostar TB350-BTC. Na foto abaixo, considera-se o PRD na faixa de 200% a 350% em meu uso regular (internet, trabalhos, etc.) e um pico de 785% em tal uso. Durante o rápido teste de estresse, o pico foi cerca de 475%.

1602943393_PRDanormal(2).thumb.png.2271a439ddcdec3c31ded1c5e713dc46.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Maycon Lucas Desculpe a demora, não sei se já resolveu o problema. Mas esse Power Reporting Deviation seria a precisão da placa-mãe em dizer quanto a CPU está consumindo. No caso como o seu está em alto número, faria sentindo dizer que sua placa-mãe está dizendo que a CPU está consumindo muito mais do que realmente está. 100% seria o ponto de equilíbrio pelo que entendi.

 

Muitas pessoas relataram problemas com esse PRD, mas não parece ser nada muito importante a levar em consideração, acho que apenas quando está abaixo de 100 que seria mais complicado. No seu caso, a placa-mãe diz que sua CPU está consumindo mais do que realmente está. Mas não há nenhum efeito de temperatura ou tensão por causa dessa informação. 

 

Na prática sua placa-mãe teria um mal monitoramento de tensão e consumo, levando em consideração os números que você apresentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xLeeS Entendo. E não, ainda não consegui resolver o problema. Também não consegui encontrar alguém que fizesse o teste da CPU em outra placa-mãe. Mesmo em assistências, está difícil.

 

Inclusive, em uma das assistências que eu fui, o técnico me recomendou a fazer um downgrade da versão do BIOS, já que eu cheguei a atualizar o BIOS da minha placa-mãe da atual penúltima versão para a atual versão mais recente - mesmo sem necessidade. A propósito, você sabe se o procedimento de downgrade de BIOS das placas Biostar é o mesmo da atualização? Pelo que eu vi, é permitido fazer o downgrade e a lógica deve ser a mesma que a da atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycon Lucas Então, vai depender muito da BIOS, eu lembro que tinha uma placa-mãe da Gigabyte e não conseguia fazer o downgrade; já numa da ASUS ia normalmente.

 

Acredito que o ideal é você mandar um e-mail pra Biostar pedindo um arquivo de correção pra sua BIOS, eu não sei se ela tem suporte aqui no Brasil, mas caso não tenha, acredito que mandando o e-mail pro exterior e dizendo seu problema, eles também iriam te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xLeeS Então, voltei para a versão de fábrica e o problema persiste. Eu expliquei o problema para a Biostar, e eles falaram que iriam usar isso como parâmetro para uma correção na próxima versão do BIOS.

 

No mais, estou para fazer o teste da CPU em outra placa-mãe em breve (demorei porque está difícil de achar alguém que faça por aqui). Dependendo de como for, terei de certeza de onde é o problema em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!