Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fiz besteira escolhendo esses componentes?


Posts recomendados

Olá! Um amigo meu que trabalha fazendo ilustrações e coisas desse tipo me pediu ajuda para montar um PC gastando menos de R$ 8000. Dei uma olhada numa loja e escolhi algumas peças que me pareceram boas e compatíveis entre si:

 

Placa-mãe ASUS TUF GAMING B560M-PLUS WIFI, Intel LGA1200, microATX, DDR4 - 90MB1770-M0EAY0
Processador Intel Core i7-11700 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700

Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK16GX4M2B3200C16

Fonte Corsair RM650, 650W, 80 Plus Gold, Modular - CP-9020194

Water Cooler Corsair iCUE H115i PRO XT Hydro Series, 140mm, RGB - CW-9060044-WW

SSD WD Black SN750, 1TB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 3000MB/s - WDS100T3X0C
HD WD Blue, 1TB, 3.5´, SATA - WD10EZEX

ps: Ele vai deixar pra pegar a placa de vídeo depois.
ps2: Como ele pretende renderizar algumas coisas pesadas no futuro, é importante que o PC não seja esquentadinho.


Se puderem opinar, ficarei extremamente grato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte modular hoje em gabinete com PSU cover serve só pra torrar dinheiro e perder os cabos.

WC bem salgado. WC você monta por dois motivos, ou tu mora no agreste ou quer pagar de PC lindão pros amigos marmanjos. Se não vai fazer overclock, mora em local com temperaturas ok, gabinete bem refrigerado, o próprio cooler box aguenta, do contrário viria sem cooler, certo? Não que o cooler Intel seja uma maravilha, mas dentro destes parâmetros ele dá conta.

Se ele mexe com edição de vídeos eu destinava parte desta grana para 32GB de RAM, HD maior tmb, 1TB não dá pra nada. E neste caso fez o certo, 11700 não F, não só pela falta da placa de vídeo mas para utilização do quicksync da Intel, em programas Adobe e outros mas ele faz diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre_szst

 

Fonte eu diria a Super Flower Leadex II - AQUI / WC, olhe o MasterLiquid da Cooler Master.. Tá na faixa dos 500 reais e tem desempenho próximo desse Corsair..

 

Eu olharia a série 10 também: 10700, 10700K, pois tão mais baratos, em relação aos 2350 que tão pedindo no 11700.. A performance extra do 11700, não compensa o preço extra..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  o HD era pra ser de 2TB, coloquei errado aqui. A fonte modular eu já falei pra ele que é jogar dinheiro fora. Talvez mostrando o seu comentário ele mude de ideia. Sobre a refrigeração, é uma prioridade pra ele. Acho que é trauma com o PC velho fritando nas renderizações. Obrigado pela ajuda.

@RS Faria vou olhar suas recomendações pra fonte e wc. Sobre o processador, meu amigo quer ter o da última geração e como ele não vai pegar placa de vídeo de início, eu acho que até faz sentido, já que a Intel deu uma pequena melhorada nos gráficos integrados na 11ª geração. Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, andre_szst disse:
  1. Placa-mãe ASUS TUF GAMING B560M-PLUS WIFI, Intel LGA1200, microATX, DDR4 - 90MB1770-M0EAY0
  2. Processador Intel Core i7-11700 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700
  3. Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK16GX4M2B3200C16
  4. Fonte Corsair RM650, 650W, 80 Plus Gold, Modular - CP-9020194
  5. Water Cooler Corsair iCUE H115i PRO XT Hydro Series, 140mm, RGB - CW-9060044-WW
  6. SSD WD Black SN750, 1TB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 3000MB/s - WDS100T3X0C
  7. HD WD Blue, 1TB, 3.5´, SATA - WD10EZEX
  1. ok
  2. Pessoalmente prefiro Ryzen e 11ª geração da Intel é basicamente a mesma coisa que a 10ª com uma etiqueta nova e preço mais alto, mas ok.
  3. ok
  4. Fonte cara hoje, mas muito boa. Uma Leadex III gold teria custado pelo menos 140 reais a menos e é tão boa quanto, mas se já comprou então pelo menos escolheu fonte de qualidade.
  5. A pior parte até agora é esse WC. Não considero jamais um bom investimento. Acho muito melhor e mais durável um bom air cooler. WCs só são realmente úteis para OC, fora isso só oferecem dor de cabeça (e um pequeno apelo estético). Espero que pelo menos instale ele corretamente, no tampo superior do gabinete, e que quando ele falhar você compre um bom air cooler.
  6. SSD bem caro. Saiba que NVMe não tem muita diferença para usuário comum em relação à velocidade de pico. Essas velocidades só são realmente exploradas em aplicações muito específicas e pagar caro para ser mais "veloz" é um desperdício enorme de dinheiro. No final das contas, se entre o NVMe mais rápido e o mais lento diver alguns milissegundos de diferença no tempo de carregamento do Windows será muito. A despeito disso, pelo menos é de qualidade e muito durável.
  7. boa.

Faltou saber o gabinete e a GPU, a menos que vá usar essa máquina com gráficos integrados. Para blender ele VAI precisar de uma GPU decente. Se fizer blender só no processador vai ficar por conta de cada quadro da renderização por longos períodos enquanto uma GPU medíocre faria rapidamente. Seria melhor ter empregado boa parte dessa grana em uma GPU por sinal. Uma GTX 1660 já segura bem, mas o ideal é RTX 2060 se a carga de trabalho dele for de nível profissional. Além disso, 32 GBs de RAM seriam o ideal.

44 minutos atrás, andre_szst disse:

@RS Faria olhei na Kabum só pra ter uma base mesmo. Vou passar a configuração pro meu amigo e ele vai comprar onde estiver mais barato. Na Kabum a fonte tá R$ 740 e o "water cooler" tá R$ 820. Existe fonte/wc bem melhor nessa faixa de preço? Muito obrigado pela resposta.

Então não comprou ainda? Recomendo que refaça o orçamento. Primeiro pegue um Ryzen 5 5600X, uma placa-mãe simples já basta como uma A520M DS3H. Se ele vai deixar o PC renderizando direto, então é melhor investir em uma melhor, como a MSI MAG B550M Bazooka que está em promoção.

32 GBs de RAM a 3200 MHz, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. SSD pode ser o NVMe MAIS BARATO que encontrar das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. 

Gabinete tem que ser bem ventilado e é ideal instalar o máximo de ventoinhas possível. O Corsair Carbide Spec Delta está em promoção, mas não é o mais bem ventilado. Um Matrexx 55 Mesh seria ideal. Vou deixar uma lista de outros gabinetes no final do post para ele escolher.

Cooler para a CPU pode ser o Scythe Fuma 2, pois render vai exigir muito da CPU. Se for pegar o gabinete que indiquei (matrexx 55 mesh), então outra opção seria o CM MasterAir MA620P, mas o Fuma 2 seria ideal.

Aproveite para pegar a fonte que recomendei, a Super Flower Leadex III 650W Gold.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@andre_szst Eu pegaria de 3TB ou maior. E como é apenas pra arquivar pega do tipo DVR como o Skyhawk da Seagate, ou Ironwolf se tiver grana.

Mesmo com trauma eu não gastaria quase 1 barão em watercooler. Tem cooler bom por aí custando ~150 pilas e que já é bem melhor que o box da Intel. A questão é prioridades, e com um teto X de grana o correto é pesar o que te trará real benefício. PC gamer coloridinho que não roda lolzinho direito, ou um bom hardware, dimensionado, mas sem frescuras? Se o bolso é fundo ok, mas se tá contado esqueça o supérfluo.

 

E eu tmb olharia com carinho os 10700, diferença em desempenho para 11ª geração é praticamente nula, e no final tmb ficará limitado em upgrades com a adoção do DDR5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre_szstEle vai precisar de vídeo dedicado com esse processador. Se não puder bancar agora as que recomendei (e nem é ideal por causa dos preços) então compre uma simples RX 550 nesse link: Placa de Vídeo AMD, Radeon, RX 550, 2GB, 64 Bit, AXRX 550 2GBD5-HLEV2 - R$ 695,13

Já será melhor que ficar no onboard do i7 e ele poderá passar adiante depois.

No gabinete instale todas as ventoinhas possíveis, dando preferência para as marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe.

Não precisam ser ventoinhas caras, podem ser as mais baratas que achar dessas marcas. A Deecool e a Aerocool sempre tem alguma boa em promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods não tem nada comprado. Comecei a fazer a pesquisa hoje e resolvi postar aqui pra ver o que o pessoal achava. Obrigado pelos comentários tão detalhados. A GPU deve ser uma RTX 2060 mesmo. Você tem alguma recomendação de gabinete? Não sei o que devo olhar na hora de escolher um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 minutos atrás, andre_szst disse:

não tem nada comprado. Comecei a fazer a pesquisa hoje e resolvi postar aqui pra ver o que o pessoal achava. Obrigado pelos comentários tão detalhados. A GPU deve ser uma RTX 2060 mesmo. Você tem alguma recomendação de gabinete? Não sei o que devo olhar na hora de escolher um.

Detalhei essa parte no meu segundo post.

Se quiser uma CPU melhor, mais robusta, pegue a R7 5800X. Comparação das três em testes: https://www.guru3d.com/articles-pages/intel-core-i7-11700kf-processor-review,9.html

 

ventoinhas boas e baratas: ventoinha corsair af120 led branco 2018, co-9050079-ww

ou ventoinha deepcool rf120 led branco, dp-fled-rf120-wh

ou cooler fan deepcool xfan 120, 120mm, preto - dp-fdc-xf120 - r$ 21,90

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!