Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra substituir placa de vídeo em notebook?


Posts recomendados

Olá, pessoal.

Tenho um Dell XPS 15 L502x, cuja placa de vídeo de fábrica é GeForce GT 540M.

Este notebook já tem uns 10 anos. Já há anos atrás ele começou a apresentar problemas, e um deles eu acredito que está relacionado à placa de vídeo.

 

Meu pai, que tem exatamente o mesmo modelo que eu, me deu o notebook dele, e eu pensei que poderia resolver o problema simplesmente pegando a placa dele e colocando no meu notebook, substituindo a minha defeituosa.

As dúvidas:

  1. Isto solucionaria o meu problema? (Vou detalhar abaixo este problema)
  2. A placa de vídeo consiste em que exatamente? Ou seja, quais peças eu precisaria mover?

 

O problema

Há anos atrás

Após anos de uso normal, o note passou a travar (a ponto de ter que cortar a energia) quando:

  • rodava jogos 3D
  • rodava vídeos (seja em players instalados, seja em navegadores)
  • ligava uma segunda tela por HDMI

 

Hoje

Ele não trava da mesma forma que antes, mas sempre que eu tento rodar os mesmos jogos 3D que funcionavam antes, aparece a mensagem "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou" e o jogo não roda.

 

Solução ruim que encontrei na internet:

Usar programas para reduzir o clock (Core Clock e Memory Clock).

Eu fiz isso, e realmente consigo jogar sem travar. No entanto os jogos perdem todo o rendimento que havia antes.

 

Espero a ajuda de vocês, e orientação para saber se eu mesmo realmente entendi meu problema!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Balistiero Figliolia Provavelmente o notebook está super aquecendo e substituir a placa de vídeo é uma solução muito extrema. Tenta limpar ele por dentro, no youtube há vários vídeos explicando como fazer e por ultimo se não houver resultado, é melhor leva em uma assistência técnica, porque trocar o chip da placa é algo bem delicado. Pode envolver soldagem e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Balistiero Figliolia Não é possivel substituir a placa de video do note porque ela é soldada direto na placa-mãe, o que você pode fazer é trocar a placa-mãe inteira.

Notebooks com placa de video dedicada duram menos mesmo.

Sobre manutenção o que você pode fazer é trocar a pasta e limpar os dissipadores, se não resolver é só outra placa-mãe mesmo, se você quiser uma placa mais barata você pode optar pelo modelo sem video dedicado, mas vai ter que trocar o dissipador de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albedo_
Meu cooler anterior queimou, e este eu já substituí pelo do note do meu pai.

E a pasta térmica eu também troquei esses dias. (Mas sou leigo, então não posso atestar sobre a qualidade da pasta que passei)

Acompanho a temperatura com o MSI Afterburner.

Pelo visto acho que vou ter que me contentar em manter os clocks baixos...

 

@wagner2029

Entendi...

Já troquei a pasta e limpei os dissipadores...

Eu conseguiria encontrar uma placa-mãe pra este modelo, que tem mais de dez anos?
Acho que isto não é muito viável, pois só queria deixar este note pro meu filho jogar Minecraft comigo (não é meu note principal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, wagner2029 disse:

@Vitor Balistiero Figliolia Não é possivel substituir a placa de video do note porque ela é soldada direto na placa-mãe, o que você pode fazer é trocar a placa-mãe inteira.

Notebooks com placa de video dedicada duram menos mesmo.

Sobre manutenção o que você pode fazer é trocar a pasta e limpar os dissipadores, se não resolver é só outra placa-mãe mesmo, se você quiser uma placa mais barata você pode optar pelo modelo sem video dedicado, mas vai ter que trocar o dissipador de calor.

Boa tarde

 

Só corrigindo essa afirmação, sím é possível trocar a placa de vídeo de um notebook. É claro isso depente do modelo.

Na informática ou qualquer outro ramo, existe muita coisa que tem solução, só que tem coisa que é inviável de ser feito e coisas que são viáveis.

Veja abaixo três casos.

 

Primeiro caso.

 

Está foto você consegui ver os lugares para soldar a GPU, memória e outros componentes, só que como o procedimento é tão complexo que não vale a pena pelo tanto de dinheiro e tempo que você vai investir que não vale a pena, porém tem como.

N5010-1.jpg

Segundo caso.

 

Suponhamos que a placa-mãe do notebook venha com uma GTX 1050..... 

Esse é chip da GTX 1050

1050.jpg

 

E  você quer por um GTX 1060, repare o chip da  GTX1060 da foto abaixo, é identido ao chip da foto de cima e por se tratar da mesma série 10 da NVIDIA.

nvidia-pascal-gp104-400-a1-gpu-1.jpg?w=1

 

A quantidade pontos de solda (eu acho que e assim que se fala), é a mesma, então é bem provável que de certo essa troca.

Só que além de ter um máquina preparada para fazer essa troca de chips, você precisa alterar BIOS e outros componentes, é trabalhoso e caro porém tem como trocar.

Isso é o mesmo caso dos caras que passam de 2Gb de memória da placa de vídeo para 4Gb como exemplo desse vídeo.

Além do cara ter trocado o chip de memória, o cara trocou a chip da GPU, olha o tanto de trabalho que deu.

bf4f22f547fb287dff75da3d4eb8a80d.png?fit

Terceiro caso

 

Agora esse ultimo caso, sem precisar de quase nem uma monificação é a forma mais fácil de se trocar a placa de vídeo de um notebook.

Porque é só remover um placa e instalar outra.

O mais difícil é achar para comprar.

 

img-e34034f6.jpeg

@Vitor Balistiero Figliolia  Boa tarde

 

Seu caso se enquadra no segundo caso, e a resposta é sim, a placa de vídeo (que no seu caso seria só a chip da GPU) da para trocar, só que por se tratar de um procedimento bastente complexo e caro, e fora a dificuldade de encontrar o chip não é viável essa troca.

É mais fácil trocar de notebook.

 

Agora lembrei de um caso a alguns anos atrás que aconteceu comigo, meu primeiro notebook uma acer AS1410, mesmo tendo um processador fraco eu gostava dele por dois monitor, pelo seu tamanho e pelo fato de ter ganhado ele de um cara do serviço.

Um certo dia tive a mesma ideia de fazer essa troca, porém de CPU.

Procurei em minha cidade loja que trabalhava com solda do tipo BGA ( esse tipo de solda é a mesma usada na maioria dos notebook e em placa de vídeo), e se não me engano na época acho que 2012 a loja queria me cobrar 600 reais. 

Com esse preço era mais fácil pegar um outro notebook.

Como já foi falado, temperatura alta e alto desempenho não combinam, troque a pasta térmica e de uma levantada no notebook colocando algum objeto para melhorar a circulação de ar que já da uma melhorada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico
Olá, meu caro.
Fico grato pela explicação que foi além do escopo da pergunta!

Realmente, não estou nem um pouco disposto a ter o trabalho de fazer estas soldas...

 

Resolvi que, caso os jogos não fluam direito, vou considerar procurar uma nova placa-mãe pra comprar.

 

Obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@wagner2029 Boa tarde

 

Leia esse artigo

https://quenotebookcomprar.com.br/e-possivel-trocar-ou-colocar-placa-de-video-em-notebook-saiba-tudo-sobre/

E pode ficar tranquilo porque não foi eu que escrevi essa matéria.

Veja esse vídeo, o processimento para troca de processador com solda BGA (mesm a solda usada em GPU), pode ser usada para troca da GPU (placa de vídeo)

 

E em relação esse notebook ter no Brasil, é só importar 😊

Tem Ebay, Aliexpress, Wish, etc é só pesquisar.

Notebook, placa-mãe, placa de vídeo, etc e maioria dos eletrônicos são feito são formado por milhares de peças e pode ter certeza que nem tudo é feito no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico a diferença entre uma placa-mãe de note com video dedicado e sem não é só o chip gráfico, vão mais algumas dezenas, talvez até centenas de outras peças e modificações, não se pode afirmar que dois carros são iguais só porque usam o mesmo chassi,  só de soldar um bga na placa não vai fazer ela funcionar.

Trocar o chip por outro , somente trocar, dificilmente vai funcionar, existem outras modificações pertinentes ao modelo tb.

Não existe almoço grátis, claro que dá pra importar, claro que não vai ter garantia e ninguém vai querer mexer.

Não fica dando falsa esperança, notebook é mobilidade, PC é upgrade, quer quer ficar fazendo upgrade tem que comprar PC.

 

Esse link que você postou não é pertinente a usuários iniciantes, eu já fiz, mas não recomendo para usuários casuais.

IMG_20201226_111433.thumb.jpg.fe4d0a913b5b8610bcc1356ccea8214e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Caraca que gambiarra é essa imagem

 

No caso tem mais uma coisa que da pra fazer, instalar uma Placa de vídeo externa, é uma gambiarra maior ainda porém tem muito mais chance de funcionar que simplesmente procurar um profissional para retirar e soldar um novo chip na própria placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!