Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

amigos o cliente chegou com essa bateria selada de chumbo acido 12v dc  7 Ah e com o carregador original da outra bateria escrito assim (carregador de bateria 6.0v DC 900mA  entrada  90~240v  50Hz  - 60Hz)

o cliente falou que não carrega. eu não entendo sobre bateria mais achei estranho o carregador ser de 6.0v e a bateria ser de 12v. mais como falei não entendo. vou aguardar vcs.

testei o carregador e o mesmo ta bom. a bateria apresenta 2v.  o que eu gostaria de saber primeiro é; esse carregador ta certo para da carga nessa bateria? e a outra coisa eu tenho um carregador de DC 12v 200mA e o mesmo da 13v. da certo?     

• Membro VIP
Postado

Carregador de 6 não carrega de 12 mesmo. Publique fotos. Pra carregar legal a de 12v pb é bom que seja 14V

Postado

amigo eu so tenho a de 12v mais testei e a mesma deu quase 13v vou colocar a foto dela.

deixei carregando por 2hs e 30mint. e a bateria ta dando 12.8v 

vou colocar foto da bateria 

20210814_133334.jpg

Sem título.png

Sem título2.png

• Membro VIP
Postado

Não carregou totalmente. Ideia: desmonte a fonte e veja se tem regulador de tensão. É quase bem fácil subir a V um pouco. Publique + fotos de achar que deve...🙂

Postado

amigo não entendi o inicio do seu texto. você acha que a bateria de 12v não carregou com essa fonte de 12v  200mA?

Eu testei no multimetro e ta dando 12.8v

vou ver se descarrego a bateria com uma lampada e volto a dar carga com essa fonte.

sim você falou para abrir a fonte para fazer alteração, qual a de 6v ou a de 12v?

eu não sei fazer. vou ver se da para abrir, elas parece ser ....... esqueci o nome kkk. vou ver se da para abrir.  

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, orieva disse:

não carregou com essa fonte de 12v  200mA?

Não totalmente amigo. Perceba a tal tensão de flutuação mencionada que é 13.8V ok?

13 minutos atrás, orieva disse:

no multimetro e ta dando 12.8v

ok amigo. Ve se ela consegue fazer o que tem que fazer.

14 minutos atrás, orieva disse:

abrir a fonte para fazer alteração, qual a de 6v ou a de 12v?

A de 12

14 minutos atrás, orieva disse:

eu não sei fazer. vou ver se da para abrir, elas parece ser ....... esqueci o nome kkk. vou ver se da para abrir.  

Não faça se não se sentir a vontade. Vi que ela tem chave 110/220. Neste caso tem tudo pra ser linear.

Postado

bom dia a todos

amigo   .if  eu não estou com o objeto que usa essa bateria.  mais se você falou que não carregou  é porque não carregou. kkkk

o nome que eu esqueci é brindada kkk. sim eu falei que não sabia, mais eu quero aprender se for possível você mim ajudar é claro. 

você acha que essa de 12v da certo para fazer? se sim. 

mim diga o que devo fazer;

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, orieva disse:

você acha que essa de 12v da certo para fazer? se sim. 

mim diga o que devo fazer;

Acho que sim amigo. Desmonte, publique fotos e faça algumas medições: p.ex. na escala 20Vac meça as saídas do trafo. Se der + que 12Vac há boa chance de sucesso com carga lenta: algo como deixar um dia carregando - só insight superficial ok?

Postado

bom dia a todos

amigo eu fiz a medição da um pouco mais de 13v 

esquema da fonte.png

desculpa o desenho mais eu sou péssimo desenhando kkkkk mais se você quiser a foto da fonte aberta eu tenho.

obrigado por tudo.

esquema da fonte.png

• Amei 1
Postado

beleza. amigo, desculpa ai. eu gosto de fazer esses desenhos para tentar entender e aprender o circuito.

mais vou colocar as fotos. e fico aguardando sua dicas para fazer a mudança na fonte.

20210816_202527[1].jpg

20210816_230057[1].jpg

20210816_225945[1].jpg

20210817_081813[1].jpg

• Membro VIP
Postado

Uma ideia minimalista (ou ideota) é você converter este que é onda completa em um meia onda e colocar um resistor chute 33 100R duns 1 ou + W em série ou uma lampadinha piloto 12V.

Tipo: dessolde o fio SW-I - o negativo da bat. - , solde num lado de uma lampadinha 12V em série e o outro lado da lamp. solde naquele pino da direita do trafo. Ela deve dar uma acendidinha quando ligar na bat. Não ligue  invertido.

Retificador-meia-onda.jpg

Va medindo a V da bateria e quando der uns 14Vdc tá boa.

Obs: carga lenta...

Postado

@.if meu amigo você é 10.  mais a minha ideia era aproveitar essa fonte sem custos,  mais só a lampada piloto eu olhei custa quase o preço da fonte kkkk. já que eu estou fazendo para um amigo e eu ficaria com a fonte da outra bateria que 6v  900mA. pensei que seria mais simples trocar o capacitor substitui resistor etc. kkk

vou devolver a bateria e ele providencia uma fonte. muito obrigado a cada um que mim ajudou. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, orieva disse:

a lampada piloto

...foi só uma alternativa entre muitas. Pode ter alguma sucatinha. Poderia ser um resistor também. e sim a ideia era custo zero mesmo.

Boa sorte

Postado

@.ifse você tiver uma forma que eu possa fazer e que a fonte fique ate 15v já seria ótimo e claro só for com sucata eu tentaria fazer é aprendizado. 

eu montei uma eletrônica pequena e com três para quatro anos  tive um problema de roubo fiquei com um grande prejuízo na época perdi ferramentas material de bancada em geral e algumas tvs de cliente. estou voltando aos poucos em casa mesmo quase sem sucatas  já to com quase um ano mais pego pouco serviço.  boa noite amigo.   

• Membro VIP
Postado

Tem sim amigo. Aproveitando seu trafo. O retificador dele é onda completa com center tape:

Retificador_com_deriva%C3%A7%C3%A3o_cent

Se você usar um onda completa em ponte...

Retificador_de_onda_completa.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Retificador_de_onda_completa

...ligando nos 2 terminais de fora do trafo, dobra a tensão. Pra ajustar na V que desejas, basta um regulador de tensão qualquer...:

http://mundoengenharia.com.br/wp-content/uploads/2018/03/100-circuito-de-fontes.pdf

No seu caso não abuse da corrente (ou consumo ou carga) na saída ok?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

beleza. amigo vou tentar fazer com calma e te falo. sobre a bateria vou entregar hoje . o cliente conseguiu uma fonte usada parece que é de 15v. obrigado por tudo.

• mês depois...
Postado

boa tarde amigos 

voltei para tentar fazer esse circuito que pode-se dar carga nessa bateria.

estava olhando alguns videos no Youtube e deparei com esse. achei simples 

sera que da certo para essa bateria citada no tópico?

ou mais alguns componentes ( sucata )  para melhorar.

• Membro VIP
Postado

Amigo.. este daí é pra uso beeemm emergencial mesmo. Apesar de funcionar não é nada seguro pois deve te dar choque e a falta de limite de tensão pode danificar sua bateria.

Mas cada 1 luta com as armas que tem. Me lembro que um amigo (mecânico) fez um carregador com motor e alternador. Sendo da área eletrônica me impressionei com tal feito..pra mim bizarro.. pra ele funcional. E num é que tem disso no ytb? (clique)

Postado

sim outra coisa esse meu amigo mandou esse transformador vou colocar a foto das descrições do mesmo. vcs acham que da para fazer com esse? se sim o que precisa para fazer e como fazer? obrigado desde já.

20211007_153953[1].jpg

20211007_154046[1].jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!