Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor CPU possível para B85 PRO


Ir à solução Resolvido por Paulo Ricardo Lauxen,

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Estou com uma placa-mãe B85 PRO Gamer da ASUS, e ela está com um i5-4440 e 16gb de RAM DDR 3 1600. 
 

Estava querendo colocar o melhor possível pra essa placa-mãe e pelo que pesquisei é o i5 4690.
 

Considerando que o computador está com uma fonte Corsair de 430w (CX-430) e vai carregar também uma GTX 1660S, o melhor possível seria mesmo a 4690 ou vocês recomendariam alguma outra?


Queria ter o menor gargalo de CPU possível pra essa placa de vídeo, e pelo bottleneck calculator esse 4690 ainda daria uns 30% de gargalo na VGA, mas não tenho como atualizar o kit inteiro por agora. 

 

Dependendo do que me aconselharem faço a compra ainda hoje. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LightWolf disse:

Estava querendo colocar o melhor possível pra essa placa-mãe e pelo que pesquisei é o i5 4690.

Certamente que não, essa placa-mãe aceita i7 e Xeons 4c/8t de 4a geração...

 

....dito isso, considerando o processador que você já tem, não vale a pena investir em tecnologia antiga para ter um ganho relativamente pequeno. Vá juntando dinheiro para mudar de plataforma quando der.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LightWolf Sua fonte não vai suportar essa 1660S, mínimo recomendado é 500W, 550W pra ter segurança já que você quer por um processador forte, e processadores forte tem tdp's altos. E a melhor opção obviamente seria um i7 dessa geração. Por exemplo, um i7 4770.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@LightWolf Sua fonte não vai suportar essa 1660S, mínimo recomendado é 500W, 550W pra ter segurança já que você quer por um processador forte, e processadores forte tem tdp's altos. E a melhor opção obviamente seria um i7 dessa geração. Por exemplo, um i7 4770.

Certo. 
 

Esqueci dos i7 kkk

 

Tem muita diferença entre os 4770 e 4770K? Lembrando que não faço overclock, apesar de ter um watercooler H60 Hydro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LightWolf Não, é só o overclock desbloqueado mesmo. Mas não recomendo, até um i3 de ultima geração se sai melhor que esse i7, mesmo que você ponha um i7 4790K e faça um overclock super ultra potente e exploda tudo, um i3 de ultima geração vai ser melhor huahuahua fora que um i7 4770 tem 84 TDP. Vai precisar trocar de fonte pra usar essa 1660S

se for fazer um upgrade mete um Ryzen 5600x ou um i5 de ultima geração, mas eu iria de Ryzen, visto que ele vem com coolerbox, já dá uma economiza, não precisa comprar um cooler pro cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@LightWolf Não, é só o overclock desbloqueado mesmo. Mas não recomendo, até um i3 de ultima geração se sai melhor que esse i7, mesmo que você ponha um i7 4790K e faça um overclock super ultra potente e exploda tudo, um i3 de ultima geração vai ser melhor huahuahua fora que um i7 4770 tem 84 TDP. Vai precisar trocar de fonte pra usar essa 1660S

se for fazer um upgrade mete um Ryzen 5600x ou um i5 de ultima geração, mas eu iria de Ryzen, visto que ele vem com coolerbox, já dá uma economiza, não precisa comprar um cooler pro cpu.

Entendo…

 

Mas fiz uma pesquisa rápida e de 30% de gargalo da 4670, a 4770 cai pra 17% de gargalo.
 

Acho que em qualquer cenário é muito melhor que a 4440 né? Só vou poder trabalhar com outro kit no final do ano que vem, então acho que esse i7 pode me ajudar a segurar muito bem. 

 

Sobre a fonte vou providenciar uma de 500 ou 550w também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@LightWolf Sim, não vai ser um upgrade absurdo, e não recomendo, mas vai sim ter um ganho. O seu i5 já é quadcore, igual o i7, a diferença é que o i7 tem 8 threads. Uma opção mais barata seria pegar um XEON dessa geração. Ele vai rodar igual um i7, mas não tem vídeo integrado e tampouco pode fazer overclock, até onde eu sei. Mas é mais barato. Se for por um i7 ou xeon, tem que por fonte 550W. 500W é pra rodar com seu i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@LightWolf Sim, não vai ser um upgrade absurdo, e não recomendo, mas vai sim ter um ganho. O seu i5 já é quadcore, igual o i7, a diferença é que o i7 tem 8 threads. Uma opção mais barata seria pegar um XEON dessa geração. Ele vai rodar igual um i7, mas não tem vídeo integrado e tampouco pode fazer overclock, até onde eu sei. Mas é mais barato.

Entendi. 
 

Lembrando que o i5 que está na máquina é um 4440.

 

Usei pouco esse equipamento, na verdade vim de um FX 8320e que tem um péssimo desempenho em singlecore. 
 

Acredito que em todos os cenários terei uma melhoria visível.
 

Obrigado pelo conselho, vou comprar o 4770 (sem ser o K) e tentar aguentar até o final de 2022 a início de 2023 aí compro um kit Ryzen.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, LightWolf disse:

Entendo…

 

Mas fiz uma pesquisa rápida e de 30% de gargalo da 4670, a 4770 cai pra 17% de gargalo.
 

Acho que em qualquer cenário é muito melhor que a 4440 né? Só vou poder trabalhar com outro kit no final do ano que vem, então acho que esse i7 pode me ajudar a segurar muito bem. 

 

Sobre a fonte vou providenciar uma de 500 ou 550w também. 

 

Uma dúvida, vi que o 4790 está um pouco mais barato que o 4770, tendo o mesmo TDP. A diferença de desempenho é irrisória, ficando uns 3% mais rápido que o 4770. Esse 4790 é compatível com a B85 PRO? Há alguma razão para eu não optar pelo 4790?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@LightWolf não, é a mesma compatibilidade. Não sei o por que de estar mais barato.

 

Também não entendi. Mas fechei, aguardar chegar agora. O 4770 estava R$ 930,00, o 4790 R$ 899,00. Frete grátis em ambos. Imaginei que fosse mais barato por ter compatibilidade menor, mas deve ser questão de estoque...

 

Agora uma última dúvida, o atual i5 4440 dessa máquina tem 84w de TPD, e o 4790 tem o mesmo TDP. A fonte está segurando numa boa esse conjunto com o 4440, rodando jogos por horas a fio sem problema algum. Com certeza o 4790 vai forçar mais a fonte, mesmo tendo o mesmo TDP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia pessoal!

 

Voltei apenas para dar um feedback no que aconteceu.

 

Basicamente coloquei o i7 4790 e a fonte não aguentou a porrada. Em aplicativos pesados (como jogos CP77 e AC Valhala) o PC estava desligando ou reiniciando.

 

No fim das contas, acabei tendo que comprar também uma fonte de alimentação (Corsair CV650 conforme assinatura) e um SSD de 1TB pois minhas unidades já estavam corrompendo dados.

 

O PC ficou como está na assinatura, e agora está excelente, nenhum travamento, reinício ou desligamento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!