Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Meu notebook faleceu e vou montar um computador do zero. Gostaria que, se possível, me ajudassem avaliando as peças que escolhi e se as recomendam. Tenho como pagar, no momento, até R$ 360 por mês em 12x. O que dá R$ 4320 no total. Vale dizer que já possuo monitor, teclado e mouse, pois usava o notebook fechado plugado no VGA do monitor.

Usarei para ilustrar imagens em alta resolução no Photoshop, esculpir no ZBrush (pesquisei e o programa se beneficia zero de GPU, apenas RAM e CPU), e multitask leve. Jogo coisas também leves como LoL, Grand Chase e RPGs levinhos, mas se aguentar eu com certeza vou jogar muitas outras coisas que sempre quis.

Segue as peças:

PROCESSADOR: Ryzen 5 5600G.   12x R$ 172,32
PLACA-MÃE: A520M DS3H   12x R$ 53,25

RAM: DDR4 OLOy Owl Black 8GB 3000MHZ* (2 pentes totalizando 16GB)   12x R$ 27,42

SSD: Adata Falcon 256GB M.2 2280 NVMe Leitura 3100MBs e Gravação 900MBs   12x R$ 28,58

FONTE: Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo   12x R$ 25,42

GABINETE: Gamdias Argus E4 Elite**  12x R$ 25,86

Total: R$ 4.376,33 (12x 364,69). Para economizar no frete, eu compraria tudo na Terabyte. Segundo eles, tem uma economia de mais 500 reais por comprar no full custom. Não boto muita fé nessa parte aí não

HD e Watercooler dois amigos meus vão me doar, nunca usados, vieram a mais nas compras deles no Aliexpress.

*3000MHZ nas memórias é suficiente? Eu não tenho muito dinheiro a mais, mas pretendo trocar essas memórias caso eu me beneficie muito de uma frequência maior assim que possível e dobrar para 32GB.

**Sei que gabinete é pessoal, mas nunca montei um computador e não tenho conhecidos que entendem, então sou leiga em tudo, inclusive em airflow (se é assim que vocês dizem). Por isso achei pertinente citar o gabinete escolhido. Vi um review no youtube e achei bonito, espaçoso e barato.

Placa de vídeo fica para o ano que vem. Talvez abaixe os preços até lá. Talvez não. Mas agora sei que está sem condições. Quem sabe eu troque o CPU também quando isso acontecer.

Obrigada~

Edit: importante dizer que usava meu notebook para trabalhar, então não tenho como esperar muito.

Postado

@Indayara Silva Você não precisa se preocupar com airflow pro cpu se você vai usar um water cooler e não vai fazer overclock ehhehe. Essa fonte ai não sei não. Pesquisa bem sobre ela aqui no fórum, acho que já vi gente que manja falando mal dela.

@Indayara Silva https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-freyr-amd-Ryzen-5-5600g-8gb-DDR4-SSD-240gb-desmontado?gclid=CjwKCAjwmeiIBhA6EiwA-uaeFYe9MLy8MAyOv4olZMh7zETkXPp5riDdRwrlGtd8_3FGZN77O9msfBoCjd0QAvD_BwE Dá uma olhada nisso. Ele não vem montado, mas vem todas as peças, só teria que adicionar +8gb de ram na compra.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

Dá uma olhada nisso. Ele não vem montado, mas vem todas as peças, só teria que adicionar +8gb de ram na compra.

Caramba, que interessante! Eu só fico na dúvida se vale a pena pegar esse aí pelo SSD, que é, pelo menos na minha visão de leiga, muito inferior ao que escolhi. O gabinete é feio (na minha opinião), mas sinceramente, é o de menos. Com certeza o preço parece bom.

Postado

@Indayara Silva Sim, NVMe é melhor. E sim, o gabinete é feio. Mas é um preço "decente", e mesmo com um SSD comum, já fica muito bom. Ai vai de quanto você está disposta a gastar, economizando sempre se perde desempenho, e quanto mais tu gasta, mais você tem. Só tem que levar em consideração que precisaria gastar + uns 250 pra ter +8gb de memória, então economizaria cerca de 370 reais. Só um ponto a ser considerado sobre o gabinete que você escolheu na terabyte. Ele não vem com aquele monte de ventoinhas conforme na imagem, ele vem com 1 só. E pela minha experiência, esse 1 que vem vai simples sem led.

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen dei uma fuçada aqui e vi que você manja de compatibilidade e alerta os usuários do que pode dar *****. Obviamente, não quero jogar dinheiro fora... há algo, fora a citada fonte, que você me alertaria? Digo principalmente de incompatibilidade, att de BIOS, etc. Vou fazer tudo sozinha e talvez eu compre tudo hoje mesmo. Brigadão

Postado

@Indayara Silva Aparentemente tudo certo. https://www.gigabyte.com/Motherboard/A520M-DS3H-rev-1x/support#support-cpu Lista de processadores suportados por essa placa-mãe, pra você ter certeza. Essa memória RAM eu nunca ouvi falar, mas vi que tem computadores prontos que já vem com ela, e se eles montam assim, é por que funciona huahua. Esse processador já vem com um cooler básico, então nem precisa por o water cooler se não quiser (mas é bom). Eu só ficaria atento a essa fonte mesmo.  Eu optaria por marcas como XPG, Corsair (linha CX). Cooler master, gamemax, e pegaria marcas que oferecem tempo de garantia alta. Quem oferece garantia alta é por que garante que o produto é bom. Essa configuração não precisa 500W, sem placa de vídeo não precisa nem de 300W. Se você quer economizar agora, você pode catar uma de uns 400W, e depois quando for por a placa de vídeo, compra uma fonte nova que aguente e vende a usada. 

segue um tópico de gente falando mal da fonte

• Amei 1
Postado

@Paulo Ricardo Lauxen amei demais! Me deu uma ideia interessante: excluir a fonte da compra na terabyte e comprar uma de 400W a parte a vista, já que nesse mês específico tenho um dinheiro sobrando que acabaria indo embora no iFood até o dia 30. Não pretendo manter a fonte que ia comprar por um ano inteiro mesmo, então o melhor negócio é economizar já que a chance de queimar com essa configuração aparentemente é pequena. Vou pegar uma de marca boa.

Mais uma vez: muito obrigada! 

Postado

@Indayara Silva Se optares comprar pela Pichau tem bastante opção de Gabinete com bom "airflow" e para todos os gostos de design. Até R$: 300 reais você está bem servida, também tem ótimas fontes custando menos R$: 300, vou deixar abaixo algumas sugestões de ambos, só que precisarias comprar as peças separadas no pacotão do carrinho.

Outro cuidado que você deve ter com o Water Cooler dos seus "amigos" é o tamanho do radiador, a maioria dos gabinetes de entrada e até intermediários, só tem espaço para radiadores de 240mm, portanto, se fores tentar colocar um radiador de 280 ou 320 ou ainda 360mm podes ter problemas.

Gabinetes:

Gabinete Gamer Mancer Typhoon

Gabinete Gamer Mancer Hylian

Gabinete Gamer Mancer Ranger

Gabinete Gamer Pichau Gadit X RTB

Gabinete Gamer Pichau Mizar (já falei várias vezes aqui que acho o custo / benefício desse gabinete incrível, é um modelo grande, espaçoso, com 3x fans 120mm inclusas, lateral em vidro com dobradiça, suporte a 8x fans, bem construido e no meu gosto, muito bonito)

Fontes:

Fonte Mancer Thunder 500W Bronze

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze (faria um esforço para pegar este modelo que possui uma qualidade bem superior a concorrentes da mesma faixa de preço)

EDIT: Parece que a Pichau anda "stalkeando" esse fórum, já falei várias vezes que ia gravar um unboxing do Mizar se eu conseguisse realizar um upgrade com ele pois não existia nenhum vídeo deste gabinete na internet e coincidentemente eles fizeram um vídeo do Unboxing dele, e só comprovou o que eu já imaginava, é um belo de um gabinete com um valor espetacular por suas "features".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!