Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600x é normal esquentar muito?


Posts recomendados

Li uma vez que a AMD se pronunciou que esse processador é comum que chegue a altas temperaturas. Montei meu PC recentemente e ainda não coloquei nenhuma fan no gabinete, a única coisa que ventila mesmo é o cooler box do processador. Por enquanto estou indecisa sobre o que fazer para a temperatura abaixar, pois será necessário. O processador chega a 50°c em uso básico, e entra pros 80°c se eu estiver jogando algo pesado. 

O recomendado seria eu não jogar esses jogos pesados por enquanto? 

Ou, enquanto não tenho mais fontes de resfriamento, posso continuar mexendo com a temperatura alta com esse processador?

Obrigada 🥀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sabrina Mota O problema não é o processador mas a falta de fans. O do processador só vai tirar o ar quente que sai dele porém vai continuar dentro do gabinete. Não vai resolver quase nada. O que você fez foi erro básico de quem compra um processador bom e não quer gastar 100 reais em fans. Está jogando dinheiro no lixo pois para o processador não super aquecer ele baixa as frequências ficando mais lento. Compre urgente fans (o certo é ter três na frente, uma atrás e pelo menos mais uma ou duas em cima). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega disse, é necessário ter um gabinete bem ventilado para o calor produzido sair e um ar frio de fora entrar. Além disso, o cooler padrão da AMD para o 5600X é bem básico, em estresse máximo é comum passar dos 85ºC, mas em jogos é normal chegar até uns 70ºC. Se você está pegando 80ºC em jogos, que é um tipo de atividade que não estressa tanto o processador, precisa melhorar urgentemente sua temperatura. O desempenho dos Ryzen é diretamente afetado pela temperatura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb @GuilhermeGB Obrigada pelo esclarecimento. Eu realmente precisava de um caminho para saber o quanto isso é importante. 

Vocês possuem algum kit de fans para me recomendar? Quero qualidade e não preciso de muito luxo. Sabem se com os fans o meu problema já se resolverá e eu poderei adiar um novo cooler? Acho que o cooler não é um gasto que se encaixaria no meu orçamento agora.

Agradeço mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Pra saber as fans que vão, precisamos saber o modelo do seu gabinete, depois saber se você quer alguma cor específica, RGB talvez? ou sem cor nenhuma?

 

E mesmo assim, pode ser que ainda precise trocar o cooler do processador, eu não gosto dos coolers box que vem junto com os processadores, não conseguem vencer bem as temperaturas, principalmente em algumas regiões do brasil onde a temperatura é altíssima, o coolerbox chora pra manter a maquina funcionando. O que eu faço com os coolers originais, eu vou no setup da maquina e desabilito o controlador de fan que deixa ele trabalhando em velocidade reduzida e deixo ele trabalhando na velocidade mais rápida o tempo todo, depende o processador, em alguns consigo ganhar até 10 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo @mineirimbb @GuilhermeGB Obrigada por ajudarem.

Sobre as fans, gostaria que tivessem RGB. Meu gabinete é o Pichau Kronen, e tem essas descrições de tamanho na foto que anexei.

Podem me mandar links de sugestões de fans para eu comprar? Não entendo em saber sobre a qualidade do produto, então ficaria feliz com a ajuda. Gostaria de, por enquanto, gastar até 200$ no máximo em pelo menos 3. Muito obrigada.

 

WhatsApp Image 2021-08-18 at 16.34.22.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sabrina Mota sua placa-mãe tem controladora RGB, ARGB ou nenhuma controladora? Se você quer usar três fans, sugiro uma na parte de trás (a mais importante) funcionamento como exaustor, uma na parte de cima também como exaustor, e a terceira na frente do gabinete no rumo da placa de vídeo funcionando como ventilador. Se resolver adquirir mais uma futuramente, pode colocar também como ventilador acima dessa última. Mas ainda ressalto que é de grande importância pensar em um cooler para seu processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não veio com nenhuma ventoinha na frente? na foto tem, se tiver é menos que precisa gastar, vamos analisar antes de te indicar pra não fazer gasto desnecessário.
image.png.7633542e5e5f86c6f4d4a15527ede108.png

 

Esquema de montagem de ventoinhas
image.thumb.png.6c0c49d5df47a0e90c012372722bff7f.png

 

Se não tiver, vou ver uns exemplos pra te recomendar de 140mm

Seu gabinete aceita 6 fans de 120mm ou 4 fans de 140mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, passei lotado pela informação, vou pegar uns exemplos de ventoinhas e posto aqui, não sei se consegue boa coisa com 200 reais, vamos ver, temos que cuidar que hoje em dia muitas ventoinhas não faz vento, é só estética, tem baixo cfm.

EDIT: Como as coisas tão caras, dentro do que você pode pagar
Kit Ventoinhas Pichau Gaming Feather RGB 3x120mm c/ Controle, PGFEA-RGB | Pichau
https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pichau-gaming-feather-dual-ring-RGB-3x120mm-c-controle-pgfea-RGB?gclid=CjwKCAjw3_KIBhA2EiwAaAAlimGwCpxayFM--4bse6AO47Fn8vvYa6oqM3ymfBUjFVgcWEs-FX7M3hoC7IIQAvD_BwE

Se você pegar 2 kits desse, da nem 300 reais, você fecha o seu gabinete com ventoinhas e tem RGB em tudo, fica tudo igual



 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGBNão entendo se a placa-mãe tem esse suporte ou não, sou meio leiga para isso. Se for útil de alguma forma a informação, a placa-mãe é a ASUS prime b450m. Se precisar de alguma informação ou foto eu tento mandar.

@Eduardo Entendi. Como o colega @GuilhermeGB disse anteriormente, caso eu comprasse 3, poderia colocar uma de cada em diferentes partes, como na parte superior, frontal e traseira. Sobre comprar 6 ventoinhas, ainda pensarei mais um pouco, pois não tenho certeza se o orçamento vai bater...

 

Será que comprar essas ventoinhas da pichau já resolveria o meu problema por uns meses? Pelo menos, para não ficar em um nível preocupante? Isso até eu juntar uma grana e comprar um novo cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabrina, ajudar vai ajudar, mas dizer que vai resolver bem o problema, é difícil dar uma certeza, sendo que esses coolers originais tanto da intel como da AMD, no seu caso 5600x, eu não gosto, pois eles gostam de uma temperatura alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sabrina Mota a ASUS Prime B450M-Gaming/BR só tem compatibilidade com 12V RGB, que é um tipo de RGB mais antigo. A indicação de ventoinhas do colega @Eduardo é boa. Acho que por esse KIT já vir com controladora, nem vai precisar utilizar a conexão própria da sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!