Ir ao conteúdo

SSD para melhorar desempenho de Notebook

Ir à solução Resolvido por Gustavocia,

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho um Notebook ASUS X550 L, Intel Core I5 4221U, 6 GB, HD da marca Toshiba modelo MQ01ABF050 de 5400 rpm com 500 GB. Mas após o Windows 10 o HD fica sempre em 100% e o notebook lento em 100% também. Pensei em resolver essa situação com a compra de um SSD, mas não entendo do assunto.

Eu teria que comprar um SSD Sata, instalar o hardware e depois instalar o Windows apenas nesse SSD? Todo notebook tem como instalar um SSD? 

Obrigado. 

Postado
1 minuto atrás, Gustavocia disse:

Eu teria que comprar um SSD Sata, instalar o hardware e depois instalar o Windows apenas nesse SSD?

Isso. O HD antigo você pode vender, aproveitar em outra máquina ou então comprar uma daquelas gavetas para transformar em HD externo via USB.

2 minutos atrás, Gustavocia disse:

Todo notebook tem como instalar um SSD? 

Até existem algums que não permitem, mas isso é fácil de ver: se usa um HD 2.5 sata, ele pode ser substituido por um SSD do mesmo formato.

Postado
8 minutos atrás, Imakuni disse:

Até existem algums que não permitem, mas isso é fácil de ver: se usa um HD 2.5 sata, ele pode ser substituido por um SSD do mesmo formato.

Eu estava pensando que tinha que ficar com o HD atual e além disso instalar um SSD. Então no caso é um ou outro. 

Postado
11 minutos atrás, Gustavocia disse:

Eu estava pensando que tinha que ficar com o HD atual e além disso instalar um SSD. Então no caso é um ou outro. 

Geralmente sim, é muito raro um note que venha com espaço para os dois ao mesmo tempo.

Postado
10 minutos atrás, Imakuni disse:

Geralmente sim, é muito raro um note que venha com espaço para os dois ao mesmo tempo.

E além do espaço de armazenagem eu tenho que avaliar os MB/s? Qual seria um SSD rápido de até 500 reais?

Não existe SSD USB?

Postado
31 minutos atrás, Gustavocia disse:

E além do espaço de armazenagem eu tenho que avaliar os MB/s?

Sim, mas só que faça apenas se for necessário, não faça com frequência. Os SSDs SATA geralmente variam de 500 a 600 MB/s de leitura e escrita.

Qual seria um SSD rápido de até 500 reais?

Eu recomendo as melhores marcas de SSD: Crucial, Samsung, WD e Adata. Sobre o SSD específico, recomendo SSD WD Blue SATA 500GB Leitura 560 MB/s e Escrita 530 MB/s, ele custava R$705,76, mas agora entrou em promoção e custa R$496,90. Tenho outro SSD para recomendar, que é SSD Crucial BX500 480GB SATA Leitura 540 MB/s e Escrita 500 MB/s, tenho ele de mesmo modelo, só que 1TB de armazenamento, lá ele custa R$ 379,90.

Não existe SSD USB?

Existe sim. Mas os SSDs que usam cabo USB e não SATA são chamados de SSD externos, que funcionam como pendrive, você armazena os arquivos neles para usar em qualquer dispositivo.

1 hora atrás, Gustavocia disse:

Eu teria que comprar um SSD Sata, instalar o hardware e depois instalar o Windows apenas nesse SSD?

Isso mesmo. Mas você não precisa necessariamente fazer a instalação limpa do sistema no SSD. Se você não quer perder muitos arquivos, você pode usar os programas de clonagem, como Lazesoft, Acronis TrueImage e HDClone, para copiar todas as partições de HD para SSD. Para isso, você precisa de um case que converte o SATA para USB para poder conectar o SSD interno no notebook para passar as partições nele. Ai depois desse processo de clonagem concluído, você pode instalar o SSD no seu notebook.

Postado

Boa noite, sinto que estou com o mesmo problema, gostaria de saber se "apenas" 500Gb dá pra o Windows e ter alguns programas como photoshop, after effects, premier e alguns jogos no PC sem problema, ou seria o ideal investir em 1 de Tb

Ps: a marca Kingston é bom ou não, pois toda hora vejo anúncio e produto dela mt barato

Postado
1 hora atrás, Joao531 disse:

Eu recomendo as melhores marcas de SSD: Crucial, Samsung, WD e Adata. Sobre o SSD específico, recomendo SSD WD Blue SATA 500GB Leitura 560 MB/s e Escrita 530 MB/s, ele custava R$705,76, mas agora entrou em promoção e custa R$496,90. Tenho outro SSD para recomendar, que é SSD Crucial BX500 480GB SATA Leitura 540 MB/s e Escrita 500 MB/s, tenho ele de mesmo modelo, só que 1TB de armazenamento, lá ele custa R$ 379,90.

Obrigado pelas informações, gostei deste da WD Blue. E pelo que vi na descrição daria certo substituir esse SSD pelo meu HD, pois é 2.5 Sata III (acho que meu HD MQ01ABF050 também é).

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, baka__jota disse:

Boa noite, sinto que estou com o mesmo problema, gostaria de saber se "apenas" 500Gb dá pra o Windows e ter alguns programas como photoshop, after effects, premier e alguns jogos no PC sem problema, ou seria o ideal investir em 1 de Tb

Meu HD é de 500 GB e faço uso parecido com o que você mencionou. Pra mim serve, mas confesso que fica limitado. Se tiver condições de  investir em 1 TB, seria melhor. 

14 horas atrás, baka__jota disse:

Ps: a marca Kingston é bom ou não, pois toda hora vejo anúncio e produto dela mt barato

Já me falaram que é boa, mas ainda estou pesquisando...

• 6 meses depois...
Postado
Em 22/08/2021 às 21:32, Joao531 disse:

Esses dois modelos ainda continuam sendo recomendados ou existe algum melhor no mesmo preço? 

• mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!