Ir ao conteúdo

PC desligando sozinho - Cpu over voltage error

Ir à solução Resolvido por hardertoget,

Posts recomendados

Postado

Seguinte, de um tempo pra cá, um problema vem ficando mais frequente que é meu PC desligar sozinho. Não tem padrão pra isso, posso estar jogando ou simplesmente usando o navegador e boom! Ele desliga do nada.

As vezes ele não liga de novo, mas quando liga, apresenta esse erro: CPU over voltage error. Bom, quando ele desliga, a  tela apaga, mas os componentes no computador continuam todos ligados, então eu tenho que reiniciar ele pelo botão power ou tirando da tomada. O que acham que pode ser? Problema na placa-mãe? Problema na fonte? Ou simplesmente problema de config na BIOS?

Aqui as configs do meu PC:

Processador: AMD Phenom II X4 970 ~ 3.5 GHz

8Gb de RAM, pente DDR3, vegenance da corsair, 1600mhz

placa-mãe: ASUS M4A88T-V EVO 

GPU: Amd Radeon RX 550 de 4gb

Fonte: Corsair GS700

To rodando o windows 10.

Se precisarem de mais alguma informação sobre o PC, ou algum print da BIOS, eu mando.

Postado
11 minutos atrás, Igor_iceman disse:

@hardertoget Tente ir na BIOS e diminua a tensão do processador manualmente, e se não funcionar volte pra BIOS e procure por uma configuração de "default" que faça voltar tudo para o padrão de antes. 

Load Optimal Defaults.

Postado

@Igor_iceman Fui diminuindo para testar. De 1.35 até 1.2 o PC continua desligando. 1.19 A tensão e o Core Speed ficam oscilando muito (No CPU-Z o Core speed vai de 2800 até 3500 sem eu fazer nada, e o core voltage fica subindo e descendo entre 1.2 e 1.3, também seu eu fazer nada). Menos que 1.19 o PC não liga e dá tela azul.

@WOZ Dods Já setei default, já fiz até clear CMOS e a tensão fica altíssima, batendo até 1.58 e fazendo o PC desligar. Vou pesquisar mais sobre essa questão dos drives, já que não entendo muito dessa parte. Meu gabinete é aberto e tem 4 coolers, sem contar o do processador, dois na frente para puxar o ar, e dois atrás para retirá-lo. Atrás é bem aberto e tem bastante espaço para o ar dissipar, acho que temperatura não chega a ser um problema no meu caso. Se serve de algo, na opção "Plano de energia" na config do próprio windows, se eu diminuir a potência máxima do processador ele desliga com menos frequência, creio que se eu diminuir abaixo de 75% ele não desliga mais. Só que é problema, já que se eu botar menos que 90% já tenho uma queda absurda de fps nos jogos, e mesmo reduzindo gráficos e tal, continua com o fps oscilando muito, então eu deixo em torno de 95% a potência máxima e 70% a mínima.

Postado

@hardertoget Já fez update de BIOS?

Instale e abra o HWmonitor para vermos suas temps. Use o PC uns minutos (em jogo) e tire o print. Além disso nos dia o que ocorreu recentemente no período que seu problema começou. Seu sistema é antigo, você desconectou o cooler da CPU recentemente? Trocou pasta térmica? Fez limpeza?

Postado

@WOZ Dods Vou baixar, fazer os testes e enviar. Sempre tive esse problema, agora está mais frequente, creio eu que é por causa dos jogos mais pesados que eu estou jogando (Genshin Impact, Ark, BTF5). Recentemente levei ao técnico e ele fez a limpeza do exaustor e trocou a pasta térmica.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, hardertoget disse:

Recentemente levei ao técnico e ele fez a limpeza do exaustor e trocou a pasta térmica.

Eu testaria as temperaturas com o HW monitor.

9 horas atrás, hardertoget disse:

Atualização: Consegui resolver o problema do VCORE Voltage, porém agora o 3.3 voltage fica estático em 2.892 e o PC trava e dá tela azul depois de um tempo.

Eu tentaria update de BIOS, conferiria as conexões todas, especialmente da fonte, verificaria se não tem algum capacitor torrado na MB. Seu problema iria requerer alguém com expertise em eletrônica para analisar isso.

Postado

@WOZ Dods Vou testar as temperaturas. A BIOS tá na versão mais atualizada para a minha placa-mãe. Tô achando que o problema é com o overclock automático da placa-mãe, a IA rá configurando tudo errado, dai por isso que quando eu abaixo a potência máxima do processador no windows a tensão desce bastante.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, hardertoget disse:

@WOZ Dods Vou testar as temperaturas. A BIOS tá na versão mais atualizada para a minha placa-mãe. Tô achando que o problema é com o overclock automático da placa-mãe, a IA rá configurando tudo errado, dai por isso que quando eu abaixo a potência máxima do processador no windows a tensão desce bastante.

OC automático pode causar instabilidade do mesmo jeito que OC comum. Desligue e teste.

Postado

@hardertoget Por favor mande print. O TXT do HWmonitor tem um volume altíssimo de informações desnecessárias e ficar filtrando é chato demais. Um print é tudo que precisamos para saber suas temperaturas. Aperte print screen na tela dele e cole aqui ou use a ferramenta de captura do windows se quiser que fique bonitinho.

• Solução
Postado

Resolvido: Se alguém tá com o mesmo problema, desativem a função "Anti Surge Support". Aparentemente essa função desliga o PC para evitar possíveis danos aos componentes devido a problemas com tensão. Como o monitoramento das tensões é feito por software, eles não são 100% precisos, e na maioria das vezes que o PC for desligado por causa dessa função, não há nada de errado com o PC. ASUS sempre nos impressionando com funções que mais atrapalham do que ajudam...

Outra coisa que pode ajudar, é colocar a potência máxima e a mínima em 99%, nas configurações do seu plano de energia, no Windows. Isso desativa um tipo de "Modo turbo" dos processadores da AMD, diminuindo a temperatura e ajudando com problemas de tensão similares ao meu. 

Agradeço a todos que tentaram me ajudar :)

Postado

@hardertoget Colocar a potência mínima em 99% é contraindicado, pois mantém a CPU sempre próximo do limite de carga. Se essa foi a única forma de solucionar seu problema ou seu OC está instável ou seu VRM está falhando. 

Detalhe que a temperatura da CPU não aparecer no HWinfo é um indicativo de que algo está errado também.

Postado

@hardertoget O normal do sistema é permitir que ela varie de 5% a 100% de acordo com a demanda do software. É assim que eu deixo e é assim que recomendo que deixe. Você está com OC ligado e isso é um fator que causa instabilidade. Como o ganho é questionável, eu desligaria isso e rodaria ele normal para ver se fez falta. Geralmente um OC automático vai aumentar, se muito, 1 FPS ou nem isso em jogos. Se o OC estiver instável é mais comum perder desempenho do que ganhar por sinal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!