Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, pessoal, tudo bem?

Trabalho com motion e edição de vídeo (After Effects, Vegas e Premiere). 

Atualmente tenho um Ryzen 2600x, junto com 32gb DDR4, uma boa placa de vídeo (GTX 1060) e a placa-mãe da ASUS, Prime B450M.

Juntei uma grana e queria fazer um upgrade no processador, para melhorar um pouco a preview e render do After. Li muito sobre esse processador e todo mundo diz que ele é super recomendado pra quem trabalha com vídeo.

Eu estava pronto para comprar o processador, o único PORÉM é que li em vários lugares que não é recomendado usar um Ryzen 9 em uma placa-mãe como a B450M. Entrei no site da ASUS e vi que a MB dá suporte ao processador, porém vários fóruns gringos desencorajam o uso dessa dupla, por conta de esquentar muito o VRM, (ou algo assim, desculpem, sou leigo nessas coisas).

Vocês acham que valeria a pena ou pode dar problema? Vi que o recomendado seria uma TUF Gaming X570, o ***** é que o processador em si já é caro, aí se juntar com mais uma MB de 1500 conto vai complicar, hahaha.

Mas enfim, queria ouvir a opinião de vocês.

Obrigado!

Postado
agora, Pepse disse:

sim, a B450M não  é uma placa feita pra aguentar um processador desse, é bom você comprar uma X570 ou B550M pra usar esse monstro

Obrigado pela ajuda. É, talvez realmente seja o mais adequado juntar mais grana pra comprar uma x570 junto.

Postado
agora, pedrolego9 disse:

Qual é o exato modelo da sua ASUS Prime? Dependendo de qual for, segura sim o 5900X (em Stock)

É uma PRIME B450M-GAMING/BR

Postado
11 minutos atrás, pedrolego9 disse:

image.thumb.png.6ccf776719e1ad45c8eda05a0fd050fb.pngimage.thumb.png.6798f4b69e77eb8eed4b5c270fed2d35.pngimage.thumb.png.f5f8ae59beba649d1226c2fe3226e201.png

Ahhh, interessante! Mas será que não tem perigo de estragar ou rodar mal por conta de não ter dissipação nos VRM?

Postado
5 minutos atrás, Granatto disse:

Ahhh, interessante! Mas será que não tem perigo de estragar ou rodar mal por conta de não ter dissipação nos VRM?

Acredito que sem a dissipação sim. Se não engano eu já vi o autor do tópico dizer que "alto volume de fluxo de ar" é literalmente uma ventoinha ou algo do tipo em cima dos VRMs, mas já sairia mais em conta. Vai do que a pessoa achar melhor

• Curtir 1
Postado
agora, pedrolego9 disse:

Acredito que sem a dissipação sim. Se não engano eu já vi o autor do tópico dizer que "auto volume de fluxo de ar" é literalmente uma ventoinha ou algo do tipo em cima dos VRMs, mas já sairia mais em conta. Vai do que a pessoa achar melhor

na verdade esse alto fluxo de ar, é um gabinete ventilado, com algumas FANs pra ajudar, as vezes todas as 6 FANs, e mesmo assim é capaz de dar Thermal Throttling

• Curtir 1
Postado
agora, Pepse disse:

na verdade esse alto fluxo de ar, é um gabinete ventilado, com algumas FANs pra ajudar, as vezes todas as 6 FANs, e mesmo assim é capaz de dar Thermal Throttling

Não sabia dessa. De qualquer forma essa tabela mostra algumas B450 ou até X570 mais em conta que suportam o 5900X sem necessitar de uma dissipação tão boa nos VRMs

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Granatto disse:

Vocês acham que valeria a pena ou pode dar problema? Vi que o recomendado seria uma TUF Gaming X570, o ***** é que o processador em si já é caro, aí se juntar com mais uma MB de 1500 conto vai complicar, hahaha.

Sua placa-mãe é fraquinha, então seria recomendado pegar uma mais robusta. 

X570 não tem NADA a ver. Uma A520M DS3H já daria, bem como B550 de entrada como as que vou listar abaixo. No seu lugar eu ou tentaria vender a B450 e comprar outra, ou tentaria usar com ela. Entenda que terá que atualizar sua BIOS para ser compatível com a CPU. Outra coisa importante é que o 5900X é sim um bom investimento, mas o 5800X já daria conta. Entenda que mesmo o 5600X já estaria uma ordem de magnitude acima do seu 2600X atual. 

Placas que recomendo:

ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550 Aorus Elite V2
Gigabyte B550M DS3H
MSI MAG B550M Bazooka

Dessas você pode pegar a que estiver com o melhor preço.

• Amei 1
Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Sua placa-mãe é fraquinha, então seria recomendado pegar uma mais robusta. 

X570 não tem NADA a ver. Uma A520M DS3H já daria, bem como B550 de entrada como as que vou listar abaixo. No seu lugar eu ou tentaria vender a B450 e comprar outra, ou tentaria usar com ela. Entenda que terá que atualizar sua BIOS para ser compatível com a CPU. Outra coisa importante é que o 5900X é sim um bom investimento, mas o 5800X já daria conta. Entenda que mesmo o 5600X já estaria uma ordem de magnitude acima do seu 2600X atual. 

Placas que recomendo:

ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550 Aorus Elite V2
Gigabyte B550M DS3H
MSI MAG B550M Bazooka

Dessas você pode pegar a que estiver com o melhor preço.

Opa, não sabia que as b550m também rolavam. Vou dar uma olhada nessas que você citou, muito obrigado!

Postado

Revendo minha recomendação aqui, não recomendo essa B450 para essa CPU.

21 minutos atrás, pedrolego9 disse:

Não sabia dessa. De qualquer forma essa tabela mostra algumas B450 ou até X570 mais em conta que suportam o 5900X sem necessitar de uma dissipação tão boa nos VRMs

Eu pensei a mesma coisa quando vi o tópico, mas quando fui ver as recomendações para essa MB realmente não aconselharia tentar. Seria melhor substituir mesmo, que fosse por uma A520 ou B550 mais simples.

3 minutos atrás, Granatto disse:

Opa, não sabia que as b550m também rolavam. Vou dar uma olhada nessas que você citou, muito obrigado!

B550 de qualidade seguram tranquilamente. 

@Granatto A grande verdade é que a sua MB vai segurar essa CPU normalmente, mas você pode ter dificuldade com o turbo boost ou com thermal throttling no VRM. Seja qual rota você escolher tomar, certifique-se de ter um gabinete muito bem ventilado.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado de verdade por toda a ajuda, galera! Acho que vou acabar indo com uma ASUS TUF Gaming B550M-Plus + o Ryzen monstrão! Vou dar uma pesquisada nos preços hoje, mas desde já muito obrigado! :)

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado

Gente, eu também estou no mesmo dilema do nosso amigo ai! 

Tenho uma Aorus b450 prowifi e estou querendo pegar um Ryzen 9 5900X, mais não tenho grana pra comprar uma placa-mãe da magnitude deste processador.

O dilema agora é, essa placa-mãe da conta? tem perigo dela tiltar?

Postado
Em 05/02/2022 às 04:52, Denis Serapicos disse:

O dilema agora é, essa placa-mãe da conta? tem perigo dela tiltar?

Não, não tem perigo algum. Se está na lista de compatibilidade do site do fabricante, pode comprar sem medo. Para evitar superaquecimento é sempre recomendado ventilar bem o gabinete, mas isso independentemente da placa-mãe. Mostrei aqui no fórum semana passada que o 5950X foi testado em placa-mãe A320 sem estresse algum, com mesmo desempenho por sinal.

• 3 semanas depois...
Postado

Pessoal também estou com um dilema parecido. A placa-mãe optei pela  ASUS ROG STRIX B550-E GAMING DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B550. Mas meu caso seria a minha maior duvida é cooler ou um water cooler? E qual um bacana assim robusto mas não muito caro que vocês recomendam? 

Postado

@AlcidesCoelho Os que recomendo são os abaixo, mas observe a altura máxima permitida pelo seu gabinete. Os Scythe cabem em basicamente qualquer gabinete e o Kotesu Mark II custa uns 200 reais. O Ninja 5 e Fuma 2 são os melhores da lista. WC não recomendo por durar pouco, custar caro e não ter ganho que justifique. É bonitinho, mas fora isso não oferece ganho real algum.

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm
  • Curtir 1
Postado
Em 01/03/2022 às 07:09, WOZ Dods disse:

O Ninja 5 e Fuma 2 são os melhores da lista. WC não recomendo por durar pouco, custar caro e não ter ganho que justifique. É bonitinho, mas fora isso não oferece ganho real algum.

Esse Fuma 2 é praticamente uma cópia do saudoso Noctua NH-D14 de 12 anos atrás. Que louco. Gostei da cara desse Ninja 5... vou anotar para uma próxima build.

Minha experiencia com WC é que eles duram muito, desde que compre de marca decente. O mais velho que eu tenho é um Corsair de 7 anos e me parece tão bom quanto no primeiro dia. A vantagem do WC é espalhar mais a área do radiador pelo gabinete e ser potencialmente mais silencioso justamente por causa disso (com as fans certas, claro... as fans da Corsair são barulhentas).

Quanto a durabilidade dos Air, o que vai determinar no final é o suporte do fabricante. Tenho o Noctua NH-D14 que uso a 12 anos e comprei o kit adaptador para AM4 recentemente. Aparenta aguentar mais 12 tranquilamente, porque está com cara de novo. Só tive que trocar os fans, que apesar de estarem funcionando até hoje ficaram razoavelmente mais barulhentos.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, W46n3r disse:

Esse Fuma 2 é praticamente uma cópia do saudoso Noctua NH-D14 de 12 anos atrás. Que louco. Gostei da cara desse Ninja 5... vou anotar para uma próxima build.

Minha experiencia com WC é que eles duram muito, desde que compre de marca decente. O mais velho que eu tenho é um Corsair de 7 anos e me parece tão bom quanto no primeiro dia. A vantagem do WC é espalhar mais a área do radiador pelo gabinete e ser potencialmente mais silencioso justamente por causa disso (com as fans certas, claro... as fans da Corsair são barulhentas).

Quanto a durabilidade dos Air, o que vai determinar no final é o suporte do fabricante. Tenho o Noctua NH-D14 que uso a 12 anos e comprei o kit adaptador para AM4 recentemente. Aparenta aguentar mais 12 tranquilamente, porque está com cara de novo. Só tive que trocar os fans, que apesar de estarem funcionando até hoje ficaram razoavelmente mais barulhentos.

Mano como mencionei ali, em temos de compatibilidade. Qualquer um desses tem problema com compatibilidade e etc? porque aquela placa-mãe que citei no comentário anterior ali eu já descartei, está cara ai vou descer para um TUF GAMING-PLUS B550M, além do processador Ryzen 9. Ai eu sou leigo no assunto, então queria saber se qualquer um desses que você citou posso usar tranquilo com essa configuração que apresentei. 

• Curtir 1
Postado

@AlcidesCoelho Compatibilidade que o colega citou é depois de anos que o cooler foi fabricado ainda ter suporte da fabricante para novos soquetes, que permite continuar usando o cooler em computadores futuros. Marcas de qualidade e modelos de cooler intermediários geralmente tem esse tipo de "longevidade", mas os baratinhos e de entrada dificilmente. 

Para seu caso basta comprar qualquer cooler compatível hoje com AM4, algo que praticamente todos no mercado são. O soquete AM4 tem mesmo encaixe do AM3 salvo engano, e com isso mesmo coolers antigos acabam sendo compatíveis com a plataforma atual.

Só leia nas especificações no site do fabricante se é compatível com AM4 antes de comprar e ficará tudo bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...