Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,me chamo luiz. Eu  e meu grupo de TCC da faculdade estamos desenvolvendo um fogão de indução adaptado para deficientes visuais,com mecânismos de segurança,sensores e barreiras para que as pessoas que forem usar tenham o máximo de segurança e praticidade ao usa-lo. Temos a ideia de usar botões que emitem som ao tocar,por exemplo, se pessoa apertar para ligar o fogão iria tocar tal som. Então precisamos dar um jeito de colocar algo em cima dos botões para que possa captar um sinal do clique e gerar uma resposta para que podemos captar,pórem não temos ideia do aparelho que podemos usar para isso. Qualquer dica é bem vinda,obrigado.   

*A foto se trata do fogão com os botões  e do suporte*

foto.jpeg

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, luizce disse:

Olá,me chamo luiz. Eu  e meu grupo de TCC da faculdade estamos desenvolvendo um fogão de indução adaptado para deficientes visuais,com mecânismos de segurança,sensores e barreiras para que as pessoas que forem usar tenham o máximo de segurança e praticidade ao usa-lo. Temos a ideia de usar botões que emitem som ao tocar,por exemplo, se pessoa apertar para ligar o fogão iria tocar tal som. Então precisamos dar um jeito de colocar algo em cima dos botões para que possa captar um sinal do clique e gerar uma resposta para que podemos captar,pórem não temos ideia do aparelho que podemos usar para isso. Qualquer dica é bem vinda,obrigado.   

*A foto se trata do fogão com os botões  e do suporte*

foto.jpeg

Você não consegue pegar o sinal internamente dentro do fogão?

Pode também montar do zero, pode usar esse botão touch no lugar.

https://proesi.com.br/modulo-sensor-de-toque-capacitivo-ttp223.html

Faz a programação em cima de uma raspberry pico ou com uma ESP, para cada botão emitir o som que você programar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tem fabricante que personaliza teclado de membrana (clique). Talvez dê pra colocar em cima

14 horas atrás, luizce disse:

se pessoa apertar para ligar o fogão iria tocar tal som

Pode também "falar". É relativamente simples usando um arduino e um módulo dfplayer mp3 (clique)

Registre-se: só conceito.. nunca usei .. mas comprei 2 só porque tava barato 😁

Um adicional à seu projeto: algo como vários sensores no ambiente "dizendo" ao deficiente visual onde ele está, se está sozinho, e etc.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Primeiro eu "aconselho" aos projetistas que decidam se vão (1) criar um fogão, (2) adaptar um modelo comercial de fogão específico, ou (3) criar um acessório genérico para fogões de indução.

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado
Em 26/08/2021 às 13:44, Venancio Miranda disse:

Você não consegue pegar o sinal internamente dentro do fogão?

Pode também montar do zero, pode usar esse botão touch no lugar.

https://proesi.com.br/modulo-sensor-de-toque-capacitivo-ttp223.html

Faz a programação em cima de uma raspberry pico ou com uma ESP, para cada botão emitir o som que você programar.

Estamos pensando apenas em adaptar,sem mexer nas partes internas do fogão.

Em 26/08/2021 às 18:51, alexandre.mbm disse:

Primeiro eu "aconselho" aos projetistas que decidam se vão (1) criar um fogão, (2) adaptar um modelo comercial de fogão específico, ou (3) criar um acessório genérico para fogões de indução.

Vamos adaptar.

Em 26/08/2021 às 14:14, .if disse:

Tem fabricante que personaliza teclado de membrana (clique). Talvez dê pra colocar em cima

Pode também "falar". É relativamente simples usando um arduino e um módulo dfplayer mp3 (clique)

Registre-se: só conceito.. nunca usei .. mas comprei 2 só porque tava barato 😁

Um adicional à seu projeto: algo como vários sensores no ambiente "dizendo" ao deficiente visual onde ele está, se está sozinho, e etc.

Muito obrigado pela dica. Provavelmente usaremos o módulo e a membrana :)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Muito bom. Peço-lhe que não te esqueças de retornar com seu sucesso nos mostrando fotos, videos, links e etc dele. Este é algo como o "preço" que cobramos por compartilhar conhecimento, ok? Independente de sua decisão: boa sorte & sucessos!😃

Postado

@luizce ,

Esse fogão deve gerar um enorme campo magnético em algum lugar .... um sensor tipo Hall ou até uma simples bobina deve captar esse campo a uma pequena distância ( tipo na borda interna ) e você pode detectar que ele está ligado...

Paulo

• Membro VIP
Postado

Me deu vontade dar mais ideias, aceita?

A do Paulão é boa e pode ter outra alternativa pra detectar que está ligado: medir a corrente de consumo da rede ac. A ideia também é somar itens de segurança pra este nobre propósito. Apesar de não entender quase nada deste tipo de fogão, a princípio (de novo.. ideia conceitual) dá até pra saber se a panela está posicionada ou até mesmo se na posição correta na boca do fogão. Se corrente alta ou normalmente alta, tá tudo certo. Se baixa, tá vazio, se média... ops!. Registre tais valores no sistema pra tomar decisões.

Aceita + uma?

Ao invés de teclado membrana, outra alternativa são sensores de proximidade ou melhor, sensor de distância, um sensor apenas posicionado estrategicamente numa lateral. A medida que o dedo é deslocado até ele, há variação de valores computáveis pelo sistema. De novo, registre os valores para definir ações.

sensor_de_distancia_laser_vl53l0x_sensorvazio.gifvazio.gif

https://www.autocorerobotica.com.br/modulo-sensor-de-distancia-laser-vl53l0xv2

Postado

Como estamos falando em algo para deficientes visuais, eu começaria com a troca desses touchs por bons e velhos botões, melhor retorno tátil que existe.
https://www.eletrogate.com/chave-botao-r13-507?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&sku=EKYCB4BSD-preto&gclid=Cj0KCQjwpreJBhDvARIsAF1_BU2l1XQ2Q4sg_gBDFTi108nAvrezCVWBth9xBTDm4UYRk-lTdyQlEPwaAhEuEALw_wcB

Depois, veria possibilidades de fazer sinais braille nos botões e ao lado dos mesmos.

• Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Thiago Miotto disse:

veria possibilidades de fazer sinais braille nos botões e ao lado dos mesmos

Foi a primeira coisa que pensei ao ver o tópico iniciado: mais simplicidade, menos dependência tecnológica! Braile não deve ficar de fora. É tecnologia validada e consagrada.

• Membro VIP
Postado

@luizce , vocês já fizeram uma pesquisa de campo com deficientes visuais que cozinham ou já tentaram cozinhar? Talvez as dificuldades não se restrinjam à "pilotagem" do fogão.

Certamente as soluções de baixa tecnologia que os práticos já encontraram iluminiariam o levantamento de requisitos e a busca de soluções.

Se não fizeram esse trabalho, é hora de transformar o tópico num levantamento sobre o que perguntar aos deficientes visuais nas entrevistas.

O desenvolvimento de projetos deve responder a necessidades reais.

• Membro VIP
Postado

Ela esqueceu de sinalizar os recipientes uniformes (temperos).

O deficiente visual precisa escalonar "conscientemente" mais atenções. O tato vira um gargalo com demandas sensoriais e motrizes. Diante disso, uma feature interessante para o fogão seria um cronômetro automático em cada boca, com feedback audível em nível de detalhamento elegível.

Eu penso que o fogão hi-tech também deveria ter reconhecimento de voz:

"Fogão, desligue a boca 3"

"Fogão, qual é o estado da boca 2?"

"A boca dois esteve 3 minutos e 20 segundos no máximo, e já vai com 10 minutos em fogo baixo"

"Fogão, a boca 1 [agora] é o arroz."

"Fogão, estou colocando caldo nas batatas."

"Fogão, o que o arroz já tem?"

"O arroz recebeu: sal."

"Fogão, o que está na boca 5?"

"A senhora não me disse."

Claro que parte dessas respostas poderia estar presente num modelo sem reconhecimento de voz...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...