Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, queria tirar uma duvida aqui, queria colocar uma determinada tensão das minhas memorias ram(12gb DDR3 1333mhz) pois vejo meio que uma instabilidade em todos os games, como stutters, queria tentar mudar a tensão para ver se esse problema desaparecia, minha placa-mãe é uma IH61-MA7

desde já agradeço ;) 

Postado

@Ricgardin

Essas placas mais básicas são BEM limitadas nisso.. Geralmente, não;;

Mas, você aumenta tensão de algo, pra conseguir clocks maiores em algo, tipo CPU.. Mais clock, exige mais energia e, por consequência, uma tensão maior, evita que ele desligue sem energia..

Stuttering não tem relação direta com tensão de memória.. Poderia ter com falta de RAM ou processador limitado..

Postado

Bom, sua DDR3 opera a 1,5v por padrão. Elas funcionarão bem com esta tensão desde que estejam na frequência padrão. Como a H61 (pelo menos a minha) não permite overclock das memórias, então acredito não ser possível alterar as tensões manualmente também. 

Já esta sua instabilidade pode ter origem em outro componente. Informe sua configuração completa para que possamos analisar melhor sua situação. 

Postado
4 horas atrás, Kleber Peters disse:

Bom, sua DDR3 opera a 1,5v por padrão. Elas funcionarão bem com esta tensão desde que estejam na frequência padrão. Como a H61 (pelo menos a minha) não permite overclock das memórias, então acredito não ser possível alterar as tensões manualmente também. 

Já esta sua instabilidade pode ter origem em outro componente. Informe sua configuração completa para que possamos analisar melhor sua situação. 

@RS Faria@Kleber Peters então, eu tenho um i7 3770, GTX 960 2gb, 12gb de ram, SSD 240 e uma fonte kcas 500w

eu praticamente ja troquei tudo, menos o SSD e sempre tive problema com stutterings, eu sinceramente nem sei mais o que fazer, eu ja tentei fazer literalmente quase tudo! se alguém de vcs tentar me ajudar, eu ja ficaria mt grato

Postado

H61 + 3770. Acho que seu problema possa estar aqui. Você tem a placa de entrada da segunda geração com o processador topo da terceira. É tipo colocar um motor 2.0 turbo do Jetta no chassi de um Gol 1000 quadrado. 

Deve estar ocorrendo thermal throttling nas VRMs da placa-mãe. Tente melhorar o arrefecimento geral do gabinete. 

Postado
12 horas atrás, Kleber Peters disse:

H61 + 3770. Acho que seu problema possa estar aqui. Você tem a placa de entrada da segunda geração com o processador topo da terceira. É tipo colocar um motor 2.0 turbo do Jetta no chassi de um Gol 1000 quadrado. 

Deve estar ocorrendo thermal throttling nas VRMs da placa-mãe. Tente melhorar o arrefecimento geral do gabinete. 

então amigo, eu coloque uma fan jogando ar para os VRMs, pelo até onde eu sei, thermal throttling faz com que o clock do processador cai pela metade para ele resfriar, certo? monitorei e até hoje não caiu o clock, desde que eu coloquei a fan tacando ar nos VRMs

acredito que o problema pode estar de fato na memoria ram ou na placa-mãe pelo fato de ser uma h61 

irei fazer o memtest para ver, além dessas hipoteses, teria mais alguma amigo?

Postado
Em 27/08/2021 às 19:43, Ricgardin disse:

então, eu tenho um i7 3770, GTX 960 2gb, 12gb de ram, SSD 240 e uma fonte kcas 500w

eu praticamente ja troquei tudo, menos o SSD e sempre tive problema com stutterings, eu sinceramente nem sei mais o que fazer, eu ja tentei fazer literalmente quase tudo! se alguém de vcs tentar me ajudar, eu ja ficaria mt grato

Essa RAM seria 8 + 4?? E em que jogos isso acontece??

O que poderia ser: se a RAM for esse arranjo 8 + 4, ao extrapolar 8GB, o PC começa a usar os 4GB que sobram do pente de 8GB e eles serão mais lentos, por causa do Modo Flex.. Ou seria só o fato da placa de vídeo ter 2GB de VRAM.. Qualquer jogo mais ou menos hoje, já extrapola isso..

Postado
8 horas atrás, Kleber Peters disse:

Certo, isso é bom, apesar de não ter dissipação nas VRMs, já ajuda muito. A fonte, qual marca/modelo é?

A fonte é uma KCAS 500W 80P Bronze

@RS Faria sim, isso mesmo, é um pente de 8 e outro de 4, então eu normalmente vejo que os games não usam mais de 8gb, normalmente 6gb, 7gb e etc..

somente o far cry new dawn que chegou a 9 e pouco

em questão dos games, tenho problema no apex, fortnite, valorant de vez em quando e também no jedi fallen order

no apex eu acho estranho, pois eu vi alguns videos com a mesma config, o uso do processador normalmente fica entre 60%-80%

ja aqui no meu, o uso fica 90% e chegando até mesmo nos 100%

fiz até mesmo um benchmark no cinebench achando que o meu processador estava com problema, mas quando fui er, deu o mesmo resultado, no cinebench o i7-3770 deu 663 pontos, o meu deu 664

será que as vezes pode ser alguma configuração da memoria ram na BIOS ou do processador? pois acho estanho que esses stutterings ocorrem só em games cpu bound

Postado
15 horas atrás, RS Faria disse:

@Ricgardin

Como fica o uso da memória da placa de vídeo??

Então cara, no Star Wars jedi fallen order, ficava entorno de 1800mb, pois é um game que requer bastante GPU, ja no Fortnite e no Valorant depende muito do preset do game, mas normalmente n passa de 1300mb

estava jogando hoje só para testar mesmo, o game Saints Row the Third Remastered, game no qual ficou de graça na epic games. Ao estar no game, tanto no preset baixo e no ultra, ocorria os stutters, e uma coisa q eu vi, é que quando ocorria essas travadas, os Watts e o uso da GPU dropavam ,enquanto o watts e o uso do processador continuavam estáveis, será que o problema estaria na GPU mesmo? 

será que as vezes é uma configuração no painel da NVIDIA?

Postado
55 minutos atrás, Ricgardin disse:

Ao estar no game, tanto no preset baixo e no ultra, ocorria os stutters, e uma coisa q eu vi, é que quando ocorria essas travadas, os Watts e o uso da GPU dropavam ,enquanto o watts e o uso do processador continuavam estáveis, será que o problema estaria na GPU mesmo? 

Se isso for momentâneo, pode ser a falta de VRAM.. A GPU precisa de algo, olha na VRAM e não acha.. O sistema vai na RAM ou no disco, buscar a info que a GPU precisa..

O que pra gente é dois segundos, pra uma GPU, operando milhões de ciclos por segundo, vira uma eternidade, e ela pode se colocar em Idle.. Ainda mais que, só ela cai de rendimento..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!