Ir ao conteúdo

Dificuldade para configurar rede no Windows 10

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa noite colegas, tenho um laboratório com 24 máquinas, todas usando windows 10, alguns computadores estão com versões mais atualizadas do windows 10. O problema nessa rede é que preciso compartilhar arquivos entre os computadores, por meio do compartilhamento de pastas do Windows, ai quando fui ver, alguns computadores estavam na rede 2, outros na rede 7, rede 5 e por ai vai...

Tentei colocar IP Fixo em todas as máquinas, porém teve alguns que não aceitaram, ou mesmo assim não acharam outros computadores na descoberta de rede.

Mesmo alterando as configurações de rede e compartilhamento, não está dando certo, vou falar o que já tentei:

1. Já tentei colocar todos na rede pública ou na rede doméstica (falhou);
  2. Defini IPs fixos em todos os computadores (falhou);
  3. Defini IPs automáticos em todos os computadores (falha);
  4. Tente alterar o nome dos computadores ou a rede, lá nas propriedades do computador (falha);
  5. Retirei os roteadores que usava como repetidores e coloquei Swtches no lugar (falha);

Nessa rede eu tenho o seguinte:

• 4 Swtchs fazem parte da rede, isso porque tinhamos disponíveis e o dono queria economizar no RJ45.
  • Um Routeador Gigabit manda o sinal para os Swtchs;
  • Como falado antes, alguns computadores estão com windows 10 mais recente;

Algúem sabe como eu posso fazer para resolver essa situação?

eu agradeço muito quem puder me ajudar

Postado
1 hora atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

Boa noite colegas, tenho um laboratório com 24 máquinas, todas usando windows 10, alguns computadores estão com versões mais atualizadas do windows 10. O problema nessa rede é que preciso compartilhar arquivos entre os computadores, por meio do compartilhamento de pastas do Windows, ai quando fui ver, alguns computadores estavam na rede 2, outros na rede 7, rede 5 e por ai vai...

Esse lance de redeX não é assim relevante.

Descoberta de rede é também algo anos 90, dos tempos de NETBIOS. A ideia de descoberta de rede ou mesmo a vizinhança de rede do Windows 95 era de que alguma máquina da rede seria a servidora do tal protocolo e iria manter esses registros de máquinas e eles seriam renovados de tempos em tempos e isso seria algo bom. 

Um problema disso é que sai caro pra manter isso atualizado, e se ninguém nunca perguntar mesmo assim esse "mapa" vai sendo traçado e atualizado. Acho que já notou que mesmo quando isso parece funcionar uma máquina desligada continua aparecendo por minutos, uma máquina ligada não aparece, a própria máquina às vezes não aparece NUNCA na tal "rede".

As versões de Windows da última década não dão a mínima para isso. É um pesadelo fazer isso funcionar e depois vai descobrir que de pouco serve: qual o propósito de ver uns ícones de supostos computadores que estão na rede? Agora se precisa de uma pasta em um certo destino você digita lá o nome e acessa. Isso é produtivo. Abrir uma lista de dezenas de máquinas para depois achar o servidor de arquivos de nada serve.

Tentei colocar IP Fixo em todas as máquinas, porém teve alguns que não aceitaram

? Que significa? Não há como uma placa não "aceitar" um endereço de rede. Mas acho melhor você não mexer em nada disso. Deixe tudo como automático.

Tente alterar o nome dos computadores ou a rede, lá nas propriedades do computador (falha);

Que é "falha"?  Apenas se certifique de que todos estão no mesmo grupo de trabalho. Não se preocupe com nomes duplicados porque o sistema vai te avisar se acontecer...

1. Retirei os roteadores que usava como repetidores e coloquei Swtches no lugar (falha);

Não faz diferença, desde que use somente as portas LAN dos roteadores. É possível usar a porta WAN mas trás muitos novos problemas e acho melhor não misturar as coisas. E as portas LAN dos roteadores são exatamente um switch. Mas deve ter  o cuidado de desabilitar os servidores DHCP nesses roteadores. Há boas razões para usar mais de um servidor DHCP na rede, mas seu problema agora é outro: mantenha os switches ou use os roteadores com esse serviço desligado.

Nessa rede eu tenho o seguinte:

• 4 Swtchs fazem parte da rede, isso porque tinhamos disponíveis e o dono queria economizar no RJ45.
  • Um Routeador Gigabit manda o sinal para os Swtchs;
  • Como falado antes, alguns computadores estão com windows 10 mais recente;

Imagino que tenha então 4 switches de 8 portas. Não ligue os switches em série, tente sempre ligar em paralelo enquanto der.

A versão de Windows não faz diferença desde que seja algo das últimas décadas :) 

Não mude nada nas coisas de rede. Deixe tudo automático. Tudo. Nunca rode esses assistentes de rede ou esses scripts netsh isso ou aquilo que toda hora aparecem. 

Seja bem organizado, tipo paranóico nisso, e escolha as máquinas para tratar em grupos de controle. Antes de tudo defina qual vai ser a rede e a máscara de rede e tal. 

Vá no roteador e confirme que não tem nenhuma aventura de blacklist whitelist, forward isso ou aquilo que possa interferir no que está fazendo. 

No roteador verifique que não há qualquer reserva DHCP ativa. Comece do zero.

Seu roteador vai ser o único gateway da rede até estar tudo certo. Imagine o endereço dele como 10.20.21.1 e a rede  com a máscara comum 255.255.255.0 e assim endereços entre 10.20.21.1 e 10.20.21.254.

Marque no DHCP um Lease Time pequeno, tipo 5 min ou menos. Defina um intervalo grande, tipo entre 50 e 250 para ele distribuir endereços.

E então escolha um grupo de máquinas para ir preparando. 

O compartilhamento de arquivos é definido a partir de usuário e conta, não por endereço de rede. Para garantia de sossego defina um usuário específico para isso, vamos supor um usuário Peace, com uma senha única, que ninguém vai usar. Habilite a descoberta de rede em todos os micros, conforme for preparando. E defina a rede local como privada. Nas opções de exibição do Explorer Windows, a partir de 2000:)  marque para não usar o tal assistente de compartilhamento. Não é essencial mas ajuda.

Maquina por maquina entre nessa conta, crie e compartilhe uma pasta no estilo UNIX, publica, no disco do sistema, compartilhada com todos (EVERYONE). Abra uma sessão do explorer com Windows+E ou de qualquer maneira que queira. digite control-L e acesse \\localhost\publica e deve ver a pasta compartilhada! Isso se a chamou de publica, claro

Abra uma console e rode um ipconfig /release e um ipconfig /renew e confirme que ela recebeu um endereço válido de rede, que terá vindo, claro, do servidor DHCP. A partir dessa máquina rode um ping para o endereço do gateway, o seu roteador, e confirme que está ok

Faça isso com uma segunda máquina e já vai ver que

• as duas rodam um ping contra o servidor
  • pode rodar um ping de uma para a outra e vice-versa
  • pode usar o explorer e abrir \\endereco\publica usando o nome da maquina, da local ou da outra
  • claro, pode usar o endereço também
  • como está usando a mesma conta o sistema não vai perguntar nada, nem senha nem usuário.

Continue com isso nas máquinas. Na verdade vai estar desfazendo o que possa ter feito com as "configurações de rede". Isso porque se não configurar nada isso já funciona sempre, sózinho. A única coisa que precisa fazer é usar o mesmo grupo de trabalho e o mesmo usuário e conta.

Depois saia da sessão na conta Peace e volte para a conta normal que usa na máquina. e tente acessar de novo. Dessa vez vai pedir a senha e o usuário. digite o óbvio e salve. Não vai pedir mais.

É só isso. 

Se precisar montar uma pasta comum ou uma impressora nada muda. na volta do sistema ele se lembra disso. Ou pode usar uma letra ou um nome e salvar nas opções de login, o tal login script. De mesmo modo se precisar de uma letra fixa, coisa comum em programas bem antigos.

Claro, há milhões de maneiras de automatizar e controlar isso, mas pode ver depois.

Entenda que endereços de rede distribuídos via DHCP podem mudar. Você pode fixar isso no próprio DHCP mas em geral esses roteadores de hoje em dia não aceitam mais que uns 20 endereços. Pense nisso depois, Poste aqui depois se for problema.

Em máquinas que tem recursos importantes você fixa no DHCP o endereço de cada uma no tal DHCP Reserve List ou seja na como o seu roteador chame. Assim ela continua com tudo automático mas recebe sempre o mesmo endereço sem você ter que sair da mesa e configurar na própria máquina....

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, arfneto disse:

Imagino que tenha então 4 switches de 8 portas. Não ligue os switches em série, tente sempre ligar em paralelo enquanto der.

quase isso, porém, como você citou, um Switche está mandando o sinal para o próximo, que manda para o próximo e assim vai, não está em paralelo, será este o problema?

@arfneto vou fazer os grupos de trabalho e restaurar a configuração padrão de ips nos computadores, depois vou verificar o routeador e colocar os switches em paralelo, caso funcione eu vou falar aqui, porém só vou fazer isso sábado, porque estou em outra cidade😂. Até lá, vou pesquisar mais sobre como usar os grupos de trabalho no Windows.

Desde já agradeço pelas dicas!!!😁

Postado
3 horas atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

quase isso, porém, como você citou, um Switche está mandando o sinal para o próximo, que manda para o próximo e assim vai, não está em paralelo, será este o problema

Não, não é esse o problema. 

Esse é outro problema, vai deixar tudo muito lento para as estações que forem ficando no final da fila. Tráfego IP é como água: os dados vão passar por todos os switches e isso é jogar dinheiro fora.

Se tem 4x8 pode usar ao menos 2 no roteador e 2 no segundo nível.

vou fazer os grupos de trabalho e restaurar a configuração padrão de ips nos computadores, depois vou verificar o routeador e colocar os switches em paralelo, caso funcione eu vou falar aqui, porém só vou fazer isso sábado, porque estou em outra cidade😂. Até lá, vou pesquisar mais sobre como usar os grupos de trabalho no Windows.

Não há o que pesquisar. É apenas um nome. TCP/IP é o que resolve. O protocolo antigo dos '80, e que considerava mais isso (os nomes), está encapsulado dentro do TCP/IP onde o que importa é o endereço IP, o DHCP e os gateways. Se você não mexer em nada já funciona. Se você mudar aí fica por sua conta ;) Da configuração padrão apenas altere a descoberta de rede e configure a rede como privada, o que normalmente é perguntado elo sistema na primeira vez que conectar a uma rede...

Mas é essencial para tudo ficar transparente ter um usuário e conta comuns em todas as estações. Seria mais ou menos o papel que faz o servidor de domínio no Windows Server.

É claro que essa é a configuração mais simples, mas depois que estiver OK você vai entender mais e poderá configurar melhor. 

quase isso, porém, como você citou, um Switche está mandando o sinal para o próximo, que manda para o próximo e assim vai, não está em paralelo, será este o problema

Não, não é esse o problema. 

Esse é outro problema, vai deixar tudo muito lento para as estações que forem ficando no final da fila. Tráfego IP é como água: os dados vão passar por todos os switches e isso é jogar dinheiro fora.

Se tem 4x8 pode usar ao menos 2 no roteador e 2 no segundo nível.

vou fazer os grupos de trabalho e restaurar a configuração padrão de ips nos computadores, depois vou verificar o routeador e colocar os switches em paralelo, caso funcione eu vou falar aqui, porém só vou fazer isso sábado, porque estou em outra cidade😂. Até lá, vou pesquisar mais sobre como usar os grupos de trabalho no Windows.

Não há o que pesquisar. É apenas um nome. TCP/IP é o que resolve. O protocolo antigo dos '80 e que considerava mais isso, está encapsulado dentro do TCP/IP.

O que importa nesse protocolo é o endereço IP, os gateways e o DHCP.

Para o Windows e o compartilhamento o que importa para ter algo transparente é ter uma conta e senha comuns, talvez à parte da que usam em cada estação, para autenticar os acessos sem ficar pedindo senhas a toda hora.

Há muitas maneiras de fazer isso. 

Entenda que sequer precisa do nome das estações, basta que sejam únicos na rede. Faça isso em duas máquinas e vai ver que não tem nada de especial. E aí faça com as outras.

Depois que funcionar aí sim pode implementar mais coisas,  como segmentar a rede por causa do tráfego e do wifi, se usa.

• Membro VIP
Postado

A descoberta de rede, em redes sem controlador de domínio, atualmente, sem SMB 1.0, é feita via WSD/WS-Discovery. A resolução dos nomes das máquinas em si (a tradução de \\BLABLA num IP válido) é feita via mDNS (!!!), LLMNR ou, em último caso, NetBIOS-NS. Se os computadores estiverem na mesma subrede, com os perfis de cada conexão como "Particular" e a descoberta de rede ativa, é para funcionar. Para a resolução de nomes funcionar com IPv6, tem que ter LLMNR (Vista+) ou mDNS (W10+). Escrevi no meu blog sobre isso ano passado (link).

O problema é quando coloca cacarecos no meio, como Windows XP. Ou servidores rodando Samba, que desde a versão 4.11.0 não ativa mais o SMB 1.0 e não possui nativamente suporte a WSD. Existem códigos fora do projeto Samba para essa finalidade que funcionam muito bem.

• Membro VIP
Postado
Em 01/09/2021 às 16:57, Marcos FRM disse:

A descoberta de rede, em redes sem controlador de domínio, atualmente, sem SMB 1.0, é feita via WSD/WS-Discovery. A resolução dos nomes das máquinas em si (a tradução de \\BLABLA num IP válido) é feita via mDNS (!!!), LLMNR ou, em último caso, NetBIOS-NS. Se os computadores estiverem na mesma subrede, com os perfis de cada conexão como "Particular" e a descoberta de rede ativa, é para funcionar. Para a resolução de nomes funcionar com IPv6, tem que ter LLMNR (Vista+) ou mDNS (W10+). Escrevi no meu blog sobre isso ano passado (link).

O problema é quando coloca cacarecos no meio, como Windows XP. Ou servidores rodando Samba, que desde a versão 4.11.0 não ativa mais o SMB 1.0 e não possui nativamente suporte a WSD. Existem códigos fora do projeto Samba para essa finalidade que funcionam muito bem.

Estou tentando resolver agora

@arfneto Rapaz, coloquei o mesmo nome no grupo de trabalho de dois computadores, realmente apareceu na rede, o problema agora é que eu não consigo acessar o computador que tem uma pasta compartilhada, apesar de que ele aparece quando eu clico em "Rede". o que será? já defini a segurança da pasta e o compartilhamento avançado.

Postado
22 minutos atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

Rapaz, coloquei o mesmo nome no grupo de trabalho de dois computadores, realmente apareceu na rede, o problema agora é que eu não consigo acessar o computador que tem uma pasta compartilhada, apesar de que ele aparece quando eu clico em "Rede". o que será? já defini a segurança da pasta e o compartilhamento avançado

??

E a conta? E a senha? É só isso.

Postado

Simplesmente aparece "O Windows não pode acessar \\COMPUTADOR", obs: já coloquei uma senha na minha conta de usuário, mesmo assim nem chega a pedir

Veja o que te disse inicialmente. A autenticação é feita com esses valores. É o simples e funciona sem qualquer configuração exceto claro ativar a descoberta de rede.São 3 variáveis:  A mesma conta nas estações, a mesma senha, o mesmo grupo. Também funciona sem isso mas com isso é transparente e pode copiar as pastas de interesse para o "acesso rápido" no windows ou para o Nautilus no Linux.

Antes verifique a conexão IP do jeito que te expliquei. 

E pode abrir no explorer \\estacao\compartilhamento. Teste na propria maquina usando iniciar | executar e digite \\localhost\pasta e vai ver que abre a pasta. Depois digite \\10.0.0.10\pasta trocando o IP pelo de sua máquina na rede e pasta pelo óbvio nome do compartilhamento. E depois faça isso em qualquer outra máquina da rede que tenha acesso a esse endereço e vai ver que funciona, mantidos os 3 critérios.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

Simplesmente aparece "O Windows não pode acessar \\COMPUTADOR", obs: já coloquei uma senha na minha conta de usuário, mesmo assim nem chega a pedir

Ou seja, nem mDNS, nem LLMNR, nem NetBIOS-NS funcionaram. O perfil da rede está em "Particular"? Qual versão exata do Windows 10? Pergunto pois nas versões Enterprise e Education acesso a compartilhamentos sem autenticação (quando habilita "Desativar compartilhamento protegido por senha" no servidor) não funciona a menos que uma configuração seja feita no registro.

• Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Ou seja, nem mDNS, nem LLMNR, nem NetBIOS-NS funcionaram. O perfil da rede está em "Particular"? Qual versão exata do Windows 10? Pergunto pois nas versões Enterprise e Education acesso a compartilhamentos sem autenticação (quando habilita "Desativar compartilhamento protegido por senha" no servidor) não funciona a menos que uma configuração seja feita no registro.

Sim, o perfil está em particular, a versão do windows é a WINDOWS PRO 21H1 v19043, mesmo definindo uma senha na conta do usuário não funciona, você sabe se tem alguma regra na política de grupos que eu possa usar?

Postado

Não precisa mudar nada. Configurar nada. Nada de protocolos, advanced isso ou aquilo ou perfis de uso. Apenas habilite a descoberta de rede. Deixe habilitado a autenticação por senha. 

Ponha as maquinas no mesmo grupo. Use uma conta com o mesmo nome em todas as máquinas, que não precisa ser a conta de uso normal. Use a mesma senha se não for nada que mereça grandes cuidados.  Faça os testes na ordem em que eu te disse. Isso funciona out-of-the-box há décadas. Ao menos desde o Windows 98.

• Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

Sim, o perfil está em particular, a versão do windows é a WINDOWS PRO 21H1 v19043, mesmo definindo uma senha na conta do usuário não funciona, você sabe se tem alguma regra na política de grupos que eu possa usar?

A versão Pro não tem a restrição. Mesmo assim, por garantia, mantenha compartilhamento protegido por senha ativo.

Como comentado pelo @arfneto , pelo IP acessa?

• Membro VIP
Postado

@arfneto desculpa pela demora, vou fazer isso e já te digo, só estou com problemas para alterar o nome da conta de usuário dos computadores, porque tipo, aqui é padrão quando a gente vai fazer colocar o nome "aluno01", aluno02, aluno03 e dai em diante, tenho que alterar o nome dos usuários mesmo? só alterar o nome do computador não dá certo? 

• Solução
Postado
54 minutos atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

@arfneto desculpa pela demora, vou fazer isso e já te digo, só estou com problemas para alterar o nome da conta de usuário dos computadores, porque tipo, aqui é padrão quando a gente vai fazer colocar o nome "aluno01", aluno02, aluno03 e dai em diante, tenho que alterar o nome dos usuários mesmo? só alterar o nome do computador não dá certo? 

Vou te dizer o que eu disse antes: não precisa mexer no esquema. CRIE uma conta para autenticação. Não precisa sequer divulgar a senha. Uma mesma conta, em todos os micros, a mesma senha. O mesmo grupo, a mesma rede. Rede privada com a descoberta de rede ativada.  Só isso.

Depois de criar a conta e fazer o compartilhamento você volta a máquina para a conta normal. E faz o que eu te expliquei. Ao acessar um compartilhamento na primeira vez claro que não vai se autenticar. Então vai pedir as credenciais. Você digita e salva. Pronto. O aluno pode usar a vida toda.

Se quiser se assegurar use um script de login e atribua uma letra para a pasta, como nos '90

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, JORGE LUIZ DE ALENCAR disse:

A questão é essa mensagem. Isso é antes da autenticação. Quer dizer que a resolução de nomes não está funcionando, o que é estranho, visto que tráfego multicast UDP está ok, já que os nomes das máquinas aparecem em "Rede" -- e isso depende de WS-Discovery, que por sua vez usa multicast UDP também. 🤯

O Windows realiza a mesma resolução de nomes até para ping (com nomes sem TLD e, talvez, TLDs privados; não lembro direito). Por exemplo, "ping arch-22124" no meu Windows 10 o faz procurar na rede local usando os três protocolos (mDNS, LLMNR e NetBIOS-NS). Minha máquina com Linux está configurada para responder apenas a requisições LLMNR:

0.000043427  192.168.0.8 → 224.0.0.252  LLMNR 70 Standard query 0x84aa A arch-22124

0.000533875  192.168.0.7 → 192.168.0.8  LLMNR 86 Standard query response 0x84aa A arch-22124 A 192.168.0.7

(não postei as requisições IPv6 para simplificar: são respondidas igualmente e o Windows dá preferência para elas)

Por algum motivo, isso não está funcionando na sua rede. 😢 Note que essa resolução de nomes é independente do ícone "Rede" estar sendo preenchido ou não. São protocolos diferentes.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@arfneto realmente, o que resolveu foi apenas formatar as máquinas, assim que fiz isso funcionou, não mexi em mais nada, apenas formatei as máquinas e fui lá em "Rede", localizado no windows explorer, na hora apareceu a opção para "habilitar descoberta de rede". Agradeço a ajuda de todos! @Marcos FRM e @arfneto

• Haha 1
Postado

Pena ter dito esse trabalho. Não é preciso.,mas por certo resolve. Como te disse o Windows 95 i isso funciona. Só funciona. Não precisa fazer nada. Habilitar descoberta de rede é coisa dos últimos anos. Antes era tudo automático. 

A autenticação usa o grupo a conta e a senha. 

Depois de garantida a conexão ip

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!