Ir ao conteúdo

Tela Azul Windows 10 - BlueScreen View

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Estou recebendo diversas telas azuis em meu PC, isso ocorre a qualquer momento e não importa o que esteja fazendo, até mesmo sem usar nada, PC no desktop mesmo e já da tela azul.

Fiz donwload do BlueScreen View para ver se me dava uma luz, porém não sei como identificar e tal.

Como pode ver na print, todos são recentes.
image.thumb.png.51e0a6becbcdf2623c783ef89a7cefe0.png

Também estou anexando em HTML os reports do programa que ele gera.

Alguém poderia me trazer alguma luz, o que fazer para resolver este problema?

Reports BlueScreen View.zip

• Moderador
Postado

@crashzk Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

3- Abra a pasta e dê um duplo clique no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

----

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Postado

@Rio McCloud obrigado pelo sua resposta e suporte, vamos lá...

• Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);

Corsair CX600

• Há quanto tempo esse problema ocorre?

Começou tem 1 mês, durante este tempo já formatei PC e nada.

• O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?

Não.

• Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?

No caso começou depois que troquei meu kit da INTEL para AMD, porém tudo é novo, troquei a memória RAM, Processador & AirCooler, porém antes de instalar as peças em meu PC deixei tudo em um técnico para testar elas, tudo certo de acordo com o mesmo. Porém instalei em meu gabinete ai só tela azul de lá para cá.

• Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?

Filtro de linha

• Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc)?

Nenhum

• Você faz overclock no seu PC?

Não, só uso o máximo da memória DDR4 no caso, 3000Mhz.

• Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
Microsoft Windows [versão 10.0.19043.1165]
(c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\paulo>wmic memorychip get speed
Speed
3000

C:\Users\paulo>
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows.
    Sim, Driver Booster, porém este problema ocorre mesmo sem instalar nenhum atualização de driver. (Fiz uma formatação do Windows 10 para ver se resolvia a questão e deixei sem instalar/atualizar driver algum e mesmo assim ocorria a tela azul)

Como citei antes, a tela azul acontece a qualquer momento, eu usando o PC desde jogando ou até mesmo navegando na internet. Ou até mesmo seu deixar ele ligado na área de trabalho, chega um momento que da tela azul.

Tem dia que passo o dia usando e nada, porém outros que acontece de dar tela azul o dia inteiro. Hoje mesmo deu duas vezes em menos de uma hora como pode visualizar na print acima.

Segue em anexo os arquivos do LogsCdH, porém quando ia salvar sempre mostrava que parou de responder o programa.

LogsColetados.zip

image.thumb.png.560f9d92b1b22336f963be7ff8d6255a.png

Print do Speccy

image.png.84847e569aff5c5ffe8f1b25aaab841f.png

Postado
6 minutos atrás, FoxBlack disse:

Faça um teste com o MemTest -> https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-4.3.7-iso.zip

@FoxBlack obrigado pela resposta e ajuda.

Sim, já tinha feito antes, nenhum erro foi detectado, ficou horas rodando.

Em todo caso vou seguir a risca agora o tópico:

Antes fiz apenas download e rodei, agora seguinte este tópico a risca vou ve se da algo e retorno aqui com resultados também.

• Moderador
Postado

@crashzk  Analisei aqui. O que pude ressaltar:

• Vários códigos de parada citados pelos arquivos de minidump podem indicar problemas na memória, como ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY e IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL;
  • Um dos arquivos de minidump cita o termo memory_corruption;
  • Os logs do Visualizador de Eventos exibem várias entradas de erro de programas que apresentaram problemas, como Steam, GeForce Experience, Razer Central Service e afins.

O que vi até agora me faz pensar primeiro em um problema na memória. Faça um teste nas suas memórias seguindo este artigo com atenção e anexe os resultados aqui depois. Lembre-se também de remover o Driver Booster e qualquer outro programa do gênero, visto que, apesar dele provavelmente não ser a causa do problema aqui, ele pode causar problemas futuros.

Estou no aguardo. :)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@FoxBlack @Rio McCloud o aplicativo no caso rodou direto, não pediu para fazer nenhuma configuração, segue algumas fotos que tirei com celular do teste no começo e no fim, sem erros pelo que vi.

IMG_20210902_175607.thumb.jpg.b2eadab48ee0d9f9784b2ab8f19db85b.jpg

IMG_20210902_195917.thumb.jpg.e3898310325108f509d6c38620202d3e.jpg

Pelo que vi o teste rodou apenas 2 pass, configurei agora para rodar 8 e estou rodando novamente para ver se mostra algo agora.

Postado

@Rio McCloud alterei para UEFI, configurei para rodar 8 pass, assim acredito, desde a 00h00 e até o momento está rodando e até agora sem erros.

IMG_20210903_123457.thumb.jpg.2a25c4dc54ed89f38ba1d32fa3a8dc63.jpg

IMG_20210903_123505.thumb.jpg.f95fbb705ea922b204a4d842bf960b8c.jpg

Devo continuar com este teste? Ou o problema não seria a memória?

Outra coisa, poderia ser a placa de vídeo a causadora dessas telas azuis? Meu processador não tem vídeo integrado, não consigo testar com outra placa de vídeo no momento para saber e nem posso iniciar sem ela.

Pergunto se pode ser ela pois é a única coisa que ainda não consegui testar mesmo a fundo, e ela tem mais de 6 anos e nunca fiz uma manutenção preventiva nela, limpeza e tal.

Postado

Pelos resultados, o provável problema com a memória RAM estaria descartado.

* Sim, pode ser a placa de vídeo.

- Não conseguirias arrumar uma placa de vídeo emprestada., somente para teste ?

* chegou a verificar os discos(HD/SSD) ?

• Moderador
Postado

@crashzk Poder, pode. Mas antes, tenho outras sugestões. Pelo tempo que você rodou o teste de memória, dificilmente ela é a culpada (a não ser que você tenha o azar de ser um problema intermitente). Analisando novamente os arquivos que você me enviou, há um driver em específico que não parece ser verdadeiro.

Friso novamente para você remover o Driver Booster e qualquer programa do gênero, mesmo que você sequer tenha o aberto. Se você tiver um ponto de restauração anterior à instalação dele, ou uma opção para desfazer todas as instalações e atualizações de driver que ele fez, faça. É importante que você o remova para esse teste. Baixe o driver de chipset, rede e vídeo, destes links, que são diretos ao site da sua placa-mãe, nesta ordem, e os instale um de cada vez, reiniciando o computador entre cada instalação. Verifique se o problema persiste.

Postado
20 minutos atrás, FoxBlack disse:

Pelos resultados, o provável problema com a memória RAM estaria descartado.

* Sim, pode ser a placa de vídeo.

- Não conseguirias arrumar uma placa de vídeo emprestada., somente para teste ?

* chegou a verificar os discos(HD/SSD) ?

@FoxBlack HD/SSD já troquei também por outros que tenho aqui, problema continua.

Sobre a placa de vídeo até consigo, estarei fazendo isso para ver também.

14 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@crashzk Poder, pode. Mas antes, tenho outras sugestões. Pelo tempo que você rodou o teste de memória, dificilmente ela é a culpada (a não ser que você tenha o azar de ser um problema intermitente). Analisando novamente os arquivos que você me enviou, há um driver em específico que não parece ser verdadeiro.

Friso novamente para você remover o Driver Booster e qualquer programa do gênero, mesmo que você sequer tenha o aberto. Se você tiver um ponto de restauração anterior à instalação dele, ou uma opção para desfazer todas as instalações e atualizações de driver que ele fez, faça. É importante que você o remova para esse teste. Baixe o driver de chipset, rede e vídeo, destes links, que são diretos ao site da sua placa-mãe, nesta ordem, e os instale um de cada vez, reiniciando o computador entre cada instalação. Verifique se o problema persiste.

@Rio McCloud deixei rodando ainda mais tempo, 22 horas no total, mesma coisa, sem erros.

Sobre Driver Booster, removi ele já. Ele cria uns pontos de restauração sempre antes de instalar vou pegar o mais antigo e restaurar. Fazendo isso instalo os drivers que passou e um por vez e volto aqui com notícias, obrigado pela ajuda por enquanto.

• Curtir 1
Postado

@Rio McClouddesculpa a demora, consegui tempo só hoje para verificar esses passos que passou. porém tenho um problema, verificando aqui o ponto de restauração mais recente que tenho é de 01/09, depois de desinstalar Google Drive., aparentemente esta deletando todas restauração antiga.

Alguma forma de desinstalar esses drivers que citou e todos outros do Driver Booster, algum programa? Ou também, formatado o Windows e instalando drivers que você passou, pegando no site oficial resolveria este problema? Claro, se o problema for causado por causa dos drivers.

• Moderador
Postado

@crashzk O Windows define um espaço limite para o armazenamento de pontos de restauração. Se o armazenamento se esgota, ele deleta o ponto mais antigo. O que você pode fazer é aumentar o espaço destinado para armazenar pontos de restauração.

7 horas atrás, crashzk disse:

Alguma forma de desinstalar esses drivers que citou e todos outros do Driver Booster, algum programa?

Se você souber quais são os drivers que ele alterou (todos, sem exceção), basta desinstalar cada um manualmente. Se o problema foi causado pelo aplicativo, uma reinstalação limpa do sistema operacional, sem a instalação do Driver Booster, instalando todas as atualizações disponíveis no Windows Update e baixando os drivers no site do fabricante resolveria o problema.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud vou fazer uma reinstalação limpa do sistema operacional mesmo, só uma dúvida sobre as atualizações do windows update. Instalo apenas as atualizações obrigatória certo? Qualquer update por ele que tiver a ver com drivers não faço correto, nem mesmo as atualizações opcionais.

Postado

@Rio McCloud tentei fazer a instalação do Windows 10, surpresa, tela azul no fim da instalação.

Fiz download do Windows 10 direto da Microsoft, ele faz toda a instalação depois que ele reinicia e começa a finalizar a instalação/configuração ele da uma tela azul tão rápido, pisca no caso azul só por isso consegui identificar, e quando reinicia fala que tem que reinstalar o windows novamente pois houve uma falha na instalação ou o computador reiniciou durante a instalação e corrompeu.

Será que pode ser a placa de vídeo então? Como citei antes.

Peguei uma nova deve chegar só semana que vem, porém gostaria de saber se pode ser outra coisa e tal.

Postado
1 hora atrás, FoxBlack disse:

* tenta instalar uma distro Linux!! Por exemplo:

Linux Mint -> http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/20.2/linuxmint-20.2-cinnamon-64bit.iso

ou

Manjaro -> https://download.manjaro.org/cinnamon/21.1.0/manjaro-cinnamon-21.1.0-210826-linux513.iso

Obs. a melhor ferramenta para criação de mídias inicializáveis é o Ventoy.

Instalei a versão Linux Mint, mesmo problema, abri umas 5 páginas na Twitich.TV ficou 15 minutos reiniciou, tela preta no caso, já que a tela azul é só do windows. :)

35 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@crashzk Simplesmente clique no botão "Verificar por atualizações" e deixe o Windows Update fazer o serviço dele. As atualizações disponíveis na seção de opcionais existem apenas para resolver problemas.

Ok, porém nem instalar o windows novamente consegui como citei antes.

2 horas atrás, crashzk disse:

@Rio McCloud tentei fazer a instalação do Windows 10, surpresa, tela azul no fim da instalação.

Fiz download do Windows 10 direto da Microsoft, ele faz toda a instalação depois que ele reinicia e começa a finalizar a instalação/configuração ele da uma tela azul tão rápido, pisca no caso azul só por isso consegui identificar, e quando reinicia fala que tem que reinstalar o windows novamente pois houve uma falha na instalação ou o computador reiniciou durante a instalação e corrompeu.

Será que pode ser a placa de vídeo então? Como citei antes.

Peguei uma nova deve chegar só semana que vem, porém gostaria de saber se pode ser outra coisa e tal.

Alguma coisa que posso tentar ainda? Ou só esperando a nova placa de vídeo chegar mesmo para continuar com os testes?

Algumas coisas que já fiz, troquei memória só para ter certeza, mesma erro, até slots diferentes usei.
Troquei HD/SSD, mesma coisa.

Usei meus HD/SSD e Memória em outra máquina tudo certo, menos a placa de vídeo. Tudo indica se ela mesmo o problema.

• Moderador
Postado
9 horas atrás, crashzk disse:

Já sabemos que a falha é de hardware 😉

6 horas atrás, crashzk disse:

Instalei a versão Linux Mint, mesmo problema, abri umas 5 páginas na Twitich.TV ficou 15 minutos reiniciou, tela preta no caso, já que a tela azul é só do windows. :)

Se o problema ocorreu até mesmo no Linux, é mais uma prova que o problema é de hardware.

8 horas atrás, FoxBlack disse:

* tenta instalar uma distro Linux!! Por exemplo

Não entendi a sua indicação. Instalar um novo sistema operacional para resolver um problema de tela azul, que muito provavelmente (e já vimos que é o caso) está sendo causado por uma falha de hardware???

Leia:

6 horas atrás, crashzk disse:

Alguma coisa que posso tentar ainda? Ou só esperando a nova placa de vídeo chegar mesmo para continuar com os testes?

Eu recomendaria fazer um teste de stress na sua placa de vídeo, mas como você irá receber uma nova, é mais rápido e prático testar a nova peça.

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, GabrielLV disse:

Eu recomendaria fazer um teste de stress na sua placa de vídeo, mas como você irá receber uma nova, é mais rápido e prático testar a nova peça.

Já fiz com o PassMark BurnInTes, rodou por algumas horas, nada de erro lá. Caso tenha algum outro programa que possa testar a placa de vídeo, stress, só falar que vejo.

Em todo caso vou trocar a placa de vídeo, é que realmente não queria descartar ela, mas a coitada já passou bom tempo comigo.

Por enquanto obrigado a todos, vou esperar chegar a outra placa e volto aqui com os resultados.

• 3 semanas depois...
Postado

@Rio McCloud para deixar atualizado.

Placa de vídeo que estava usando e dando este problema, mandei para o reparo, técnico com ela falou que visualmente só encontreou problema na ventoinha, trocou e agora esta testando a fundo para ver se da erros de tela azul e artefatos na tela, até o momento tudo certo.

Porém apareceu uma questão aqui, tenho uma placa de vídeo 750TI, mais velha ainda, mesmo com ela estava dando erro de tela azul, como citei nem consigo ficar mais de 1 minuto na tela inicial do windows, da o erro e reinicia, ficando só neste loop.

Porém como eu tenho meu kit antigo da INTEL tentei ligar ele para ir usando e coloquei a mesma 750TI e o PC esta a 72 horas ligado, sem reiniciar, sem erros de tela azul e tal.

Será que o erro da tela azul poderia ser algo na placa-mãe mesmo então?

• Moderador
  • Solução
Postado

@crashzk Analisando os logs novamente, nada levava a crer que era uma falha de hardware, mas o fato do problema ter ocorrido durante a instalação do Windows e até mesmo no Linux deixou claro que era. Agora, o jeito seria isolar peça a peça para descobrir o culpado. Se o problema foi resolvido após a troca da placa-mãe, então já sabemos quem era o culpado 👍

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!