Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como executar programas mais antigos?


Cambalinho

Posts recomendados

eu tenho o CD\DVD original: Testes e Exercicios Matemática 12º ano.
é para o Windows 98SE, 2000 (SP2), ME e XP.
eu consegui instalar, mas não o consigo executar... nem aparece no Gestor de Tarefas... nem erros aparecem... mas aparecem a imagem de carregamento, mas não abre e nem bloqueia... fecha essa imagem e não acontece mais nada..
sim tentei alterar as opções de compatibilidade sem sucesso
alguém me pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, f_neto disse:

Tem que ver se é um aplicativo 16bits e neste caso nem com compatibilidade vai executar, o jeito é usar uma máquina virtual como sugerido acima

 

Se for o caso encontrei algo que pode ajudar a executar programas de 16bits

https://computadorcomwindows.com/2020/07/22/aplicacoes-16-bits-em-versões-64-bits-do-windows/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cambalinho Se for um aplicativo 16-bit, não vai executar nem mesmo com modo de compatibilidade. Porque as versões 64-bit do Windows Vista e 7 e todas as versões (32-bit e 64-bit) de Windows 8.1, 10 e 11 deixaram de ser compatíveis com esse tipo de programa.

 

O jeito de executar esse programa seria criar uma máquina virtual com Windows XP ou Linux com Wine instalado. O Wine é um programa de Linux que traduz os programas do Windows para rodarem em Linux, o que é impressionante é que, com isso, a distribuição Linux de 64-bit consegue rodar um programa de 16-bit. Tinha testado o Chip's Challenge do Windows 3.1 ou 95 na minha máquina virtual de Linux Mint 64-bit e rodou sem problemas.

 

Ou você pode fazer o jeito que @Adriel SG sugeriu, nesse caso seria melhor que criar a máquina virtual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Joao531 disse:

@Cambalinho Se for um aplicativo 16-bit, não vai executar nem mesmo com modo de compatibilidade. Porque as versões 64-bit do Windows Vista e 7 e todas as versões (32-bit e 64-bit) de Windows 8.1, 10 e 11 deixaram de ser compatíveis com esse tipo de programa.

 

A NTVDM está disponível em todas as versões 32-bit do Windows NT desde o 3.1 (1993) até o Windows 10 🤯. Apenas no Windows 11 que não existe mais, pois não tem mais versão 32-bit. Portanto, as versões 32-bit do Windows 8, 8.1 e 10 continuam, em princípio, sendo compatíveis com programas Windows/DOS 16-bit.

 

https://soylentnews.org/article.pl?sid=20/05/10/1753203

😲 😲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Cambalinho disse:

sim num portatil antigo que tenho com Windows 98, funciona impecável.

muito obrigado... mas mesmo assim queria ver se podia executar isso no windows 10

Ok. Se quer executar no Windows 10, tem que criar uma máquina virtual com Windows XP ou Linux com Wine instalado. Eu recomendo o Ubuntu. Você pode ver no site oficial como instalar o Wine.

 

Mas tem como mandar o programa para eu testar, por favor? Assim posso ver se esse funciona no meu notebook, que é Windows 10.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Cambalinho disse:

@Marcos FRM me envia o link adequado do NTVDM.. por favor
sim estou sem sorte

Mas seu programa é 32-bit, logo não deve rodar em cima de NTVDM. Eu acho estranho esse programa não funcionar, já que os aplicativos 32-bit funcionam em sistemas 64-bit. Manda seu programa em anexo para eu testar ou crie uma máquina virtual com Windows XP ou Linux com Wine instalado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Cambalinho!

 

Eu testei esse programa que você está com dificuldades de executar no meu notebook e descobri por que ele não roda. Ele requere Flash Player 7 e MathPlayer 2.0 para rodar, que já são inclusos no seu CD.

 

Sem esses programas, não consigo rodar. Porém, quando instalei esses dois plugins mencionados, já deu para rodar, só que está com uma mensagem de "CD não inserido". Fora isso, com plugins requeridos instalados, o programa funciona melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!