Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual você prefere: CPU mais fraca e GPU forte ou GPU mais Forte e CPU fraca?


Posts recomendados

 Já tive uma configuração com CPU mais fraca e GPU mais forte e conseguia rodar boa parte dos games no high/ultra, já com uma configuração CPU mais forte e GPU mais fraca fica ali no baixo/médio ou mistureba.

 

Os PCs foram o seguinte:

1. i3 4170 3.70 GHz / RX 570 4 GB GDDR5 Gigabyte Gaming

 

2. i7 4790k 4.0 GHz ~ 4.40 GHz / GT 1030 2 GB GDDR5 ASUS Phoenix

 

A primeira opção é evidente que tem gargalo, mas mesmo assim tem qualidade melhor; já a segundo tem uma CPU melhor e sem gargalo evidente, mas uma qualidade mais baixa devido a placa de vídeo. A conclusão que chego: nem todo tipo de gargalo prejudica a experiência, tudo vai depender do contexto usado. Sendo sincerão, preferiria muita mais a outra configuração com gargalo, que tive que me desfazer, a que essa sem gargalo na GPU. A GT 1030 é um GPU medíocre que chega ali competir com RX 550, GTX 750 Ti, R7 360, R7 260(ou x) que são melhores e tem contexto que GT 1030 perde mais. A GT 1030 é aquela plaquinha para aquele usuário que quer jogar um CS Go, os Esports e jogos do gêneros, um tanto levinho, que não precisa ficar preocupado para desembolsar uma grana.

 

 

Teve um jogo que joguei/teste tanto na primeira e na segunda, o resultado foi: na primeira consegui rodar no máximo tanto em 720p +60fps ou 1080p +30 fps, já na segunda testei apenas em 720p e deu +60 fps em configuração média, um resultado ali parecido que roda na configuração máxima no PC da primeira opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse

O que seria "jogos leves"? Peguei a GT 1030 temporiamente, mas estou coçando para vender já. Por quanto consigo vender uma GPU como essa? E uma RX 550? Pelo que parece a RX 550 sai mais fácil para quem quer vender uma.

Estou pensando em trocar e vender uma RX 550.

Apenas leigo paga mais +1k em uma GT 1030, mas pode acontecer. RX 550 é mais placa, consegue ali um médio/alto e tem configurações melhores e pelo visto sai mais fácil também. Será que consigo 1400 numa RX 550 4 gb? Já acrescento mais um para ir para outra GPU.

Como o que estou fazendo não está demando tanto poder de processamento gráfico, a GT 1030 até está servindo, mas não sei até quando.

Tem aquela questão do gargalo, que o pessoal menciona muito, a segunda opção não tem gargalo, mas a primeira opção dá um baile na segunda opção em quesito de jogos, apesar de CPU inferior e ter gargalo.

@Pepse Nem sempre o gargalo conta, é mais o desempenho esperado. Gargalo sempre vai ter, mas existe uma escala onde prejudica totalmente.

@Pepse 570 de 2016/17 que já está caindo no esquecimento, tem gente tantando vender está morfando. Onde já se viu pagar +2k numa gpu usada 4 e 5 anos? Pode dá a desculpa que for, que não cola. Olha que muitos nem compraram pelos novos valores, são placas que já estavam aí e não foram importadas, na hipótese o preço não devia mudar, mas não é o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gonçalito_ disse:

 

 

@Pepse 570 de 2016/17 que já está caindo no esquecimento, tem gente tantando vender está morfando. Onde já se viu pagar +2k numa gpu usada 4 e 5 anos? Pode dá a desculpa que for, que não cola. Olha que muitos nem compraram pelos novos valores, são placas que já estavam aí e não foram importadas, na hipótese o preço não devia mudar, mas não é o que acontece.

Seu conceito de crise mundial / demanda e oferta / mercado capitalista está totalmente errado, não é o que você quer que funciona e sim o que os impactos da economia global causam nos preços.

Existem alguns fatores influenciando no valor não só da 570 mas sim de TODAS  as placas de vídeo e componentes eletrônicos do mercado atual, eu vou fazer o favor de elencar para você:

 

1- Falta de matéria-prima para produzir os CHIPS eletrônicos. (escassez global causados pela alta demanda e pela pandemia (extração / transformação mineral))

2- Escassez de mão de obra causados pela pandemia (quarentena / adoecimento)

3- Alta do Dólar e queda da economia global derivados dos recessos causados pela pandemia (desemprego / quarentena / colapso do sistema de saúde / instabilidade econômica)

4- Valorização das criptomoedas e alta demanda de placas de vídeo para mineração.

 

Tudo isso e alguns outros fatores menores contribuíram para gente estar vendo os preços praticados atualmente não somente aqui no Brasil, mas no mundo todo, então, os preços podem ser absurdos mas são a realidade que temos agora, pagar ou não fica a critério de cada um, esperar ou não para realizar um upgrade ou montar um PC do zero, também.

 

Dada essa realidade, comprar uma GT 1030 passou a ser uma opção válida para quem não tem nada e quer ter um "quebra-galho" para passar o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Quebra-galho mesmo, uma hora o galho quebra de vez. E aí? Tem até gente empurrando gt 1030 +900.

Sobre os preços da rx 570 e cia, digo de quem comprou por um valor mais baixo e quer tacar +2k e ainda usada, nova até tudo bem, tem a desculpa de que foi importado e tem a alta do dólar aí e mais a escassez do silício.

GT 1030 é para quem vai tacar jogos como CS GO e outros jogos do gêneros, jogos famosos que caem na graça da galera e os de baixo orçamento.

Tem quem diz que GT 1030 nem é placa "gamer".

Mas nada impede a GT 1030 de rodar jogos mais potente, tudo vai depender de como foi feito. Dificilmente acho que roda alguma coisa nova, jogos que no mínimo pedem 4 gb de vram, tem exceções, mas vai ter uns que vai ficar injogável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Quebra-galho mesmo, uma hora o galho quebra de vez. E aí? Tem até gente empurrando gt 1030 +900.

Ainda vivemos em um país livre e que não impõe dessa forma, até que preço eu posso pedir na venda de objetos pessoais.

Eu posso vender o que eu quiser pelo valor que eu bem entender, assim é com qualquer pessoa que quer por a venda um produto de sua propriedade, paga o valor aquele que acha justo o negócio, ninguém é obrigado a fazer um acordo contra a vontade nesse país.

 

GT 1030 não é placa gamer, é placa de vídeo feita para dar vídeo no monitor, nenhuma placa de vídeo é "gamer", isso é um apelido dado a produtos que são voltados para o público que gosta de jogar e hoje em dia, essa palavra virou apenas sinônimo de beleza e não de desempenho.

Essa mesma placa feita para dar vídeo consegue rodar uma boa gama de jogos com qualidade mínima e em 900p ou em 1080p e pasme, ela consegue rodar The Witcher 3 em 900p no low com 30 FPS+ mesmo não sendo "gamer", incrível não?

Portanto, se alguém vai comprar alguma coisa para si, precisa saber exatamente o que está comprando e até que ponto esse produto vai satisfazer sua necessidade, se você se sentiu enganado / lesado por ter comprado uma 1030, lamento por você mas em tempos de crise "ela" e outras placas como a RX 550 que tem quase o mesmo desempenho em jogos que a 1030, tem sido uma das únicas opções de pessoas que não dispõem de uma fortuna para comprar um computador para jogar.

 

Se você quer apenas jogar com qualidade, invista em um console, especialmente no XBOX Series S com gamepass que está custando algo próximo a R$: 2500 + mensalidade de R$: 45 e vai permitir que você consiga jogar em 4K com Ray Tracing

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz

44 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

 

Se você quer apenas jogar com qualidade, invista em um console, especialmente no XBOX Series S com gamepass que está custando algo próximo a R$: 2500 + mensalidade de R$: 45 e vai permitir que você consiga jogar em 4K com Ray Tracing

Não acho console uma boa e principalmente esse lance de pagar...

 

44 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

 se você se sentiu enganado / lesado por ter comprado uma 1030, lamento por você mas em tempos de crise "ela" e outras placas como a RX 550 que tem quase o mesmo desempenho em jogos que a 1030, tem sido uma das únicas opções de pessoas que não dispõem de uma fortuna para comprar um computador para jogar.

 

Não.

Não fui lesado, é aquilo GT 1030 ou nada. Já conhecia GT 1030, RX 550 e placas semelhantes, estava relutante em comprar por ter desempenho inferior a uma mid.

Para os joguinhos que aqui já tinha, pêsame é mais que obrigação da GT 1030 rodar, pois essa é a proposta em si, gastar pouco e ter uma qualidade ali equilirada. Tem que conseguir uma qualidade como o PS4 ao menos, já uma mid um ps4 pro.

Cara a RX 550, principalmente a de 4 gb vai ter desempenho superior, seja na qualidade ou desempenho. (olha que já tive RX 550) e posso até pegar para exemplo.

Enquanto a RX 550 4 gb consegue rodar Far cry 5 no máximo em resolução 720p  (que não jogo mais, aqui é só para exemplificar mesmo), a GT 1030 a mais conhecida com 2 gb gddr5 não deve conseguir.

 

44 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

Ainda vivemos em um país livre e que não impõe dessa forma, até que preço eu posso pedir na venda de objetos pessoais.

Eu posso vender o que eu quiser pelo valor que eu bem entender, assim é com qualquer pessoa que quer por a venda um produto de sua propriedade, paga o valor aquele que acha justo o negócio, ninguém é obrigado a fazer um acordo contra a vontade nesse país.

Essa é a ideia...

Compra quem quer, agora se alguém vai comprar é outra coisa.

Como citei na sua maioria são leigos, dá para  ver até pelas perguntas "Suporta em placa-mãe tal.." (já é dever dele saber isso).

Paguei um preço decente e que coube para uma GT 1030, não queria pagar mais de 500 reais.

Quero vender também para os próximos meses, principalmente quando os preços de gpu começar dar uma melhorada, não se sabe quando, então fiz uma assinatura anual de jogos e vou esperar

 

;

;

 

Pouco importa se GT 1030 é ou não "gamer", para os joguinhos aqui rodou bem, uns no máximo, já outros mistureba de gráficos ou no médio.

 

@RaposaFeroz GT 1030 pelo que se nota não roda bem Horizon Dawn, enquanto RX 550 4 gb deve consegui rodar até no Alto se brincar.

Também não roda o Warzone bem, com a rx 550 4 gb acontece outra coisa.

GT 1030 só compete a nível mesmo com a RX 550 2 gb, pois a rx 550 de 4 gb deve dá um baile nela se não tiver processador limitando.

@RaposaFeroz Quando diz que é "Gamer" é que alguma coisa é destinado para essa atividade.

Sobre a R7 240, alguma variante dela de 4 gb gddr5 consegue competir com a rx 550/gt 1030?

Tem muitas variantes dessa placa de vídeo, vi que você tem uma na assinatura, mas é gddr3, mas talvez conheça bem sobre a placa.

@RaposaFeroz Quando a mineração cair, e se vai cair e os mineradores começar vender e não for rentável mais minerar, aí os lojistas tendo prejuízo vai ter que igualar ou baixar os preços. Acontece em anteriormente, precisa nem mencionar, pois a situação está quase a mesma. Só se fala disso agora "mineração", "criptomoedas", promessa de ficar bilionário/milionário assim como Elon Musk, invista nessa e naquela, e claro e não deixar de faltar os golpes, gente entrando achando que vai ganhar muito e perde tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gonçalito_ disse:

@RaposaFeroz Não, a questão é a preferência, prefere uma cpu mais forte ou gpu mais forte e baseado em que contexto.

Jogos = GPU acima da CPU (não importa a configuração)

Office / Work = CPU acima da GPU (salvo exceções onde o programa utiliza GPU)

 

Regra geral é isso, não tem o que discutir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Estamos a falar de gargalo, caso curioso de um jogador:

 

A: Com processador mais forte, mas placa de vídeo mais fraca - Roda mais estável

 

B - Processador mais fraco, mas placa de vídeo mais forte - Roda instável

@RaposaFeroz Pesa no bolso sim hehe

@RaposaFeroz Existe de gargalo também, não é todo gargalo vai prejudicar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!