Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe short-break para um roteador e um raspberry Pi 4 que não os danifique?


Xscript

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

Até onde eu sei, nobreak barato(short-break) prejudica equipamentos eletrônicos, mas será que existe algum de até R$400, que após uma queda de energia, forneça energia até 20 min a um roteador sem fio e um Raspberry Pi 4 + SSD sata + HDD de 2.5" funcionando como servidor de backup de arquivos, sem prejudicá-los?
Esses 20 min já são suficientes para finalizar um backup de arquivos iniciado antes da queda de energia e em seguida desligar o servidor de backup com segurança.
Obs.: Utilizo notebooks como estação de trabalho.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xscript Pro raspberry Pi da pra usar um Power Bank com função pass through, o carregador ficaria carregando o Power Bank  direto e o Power Bank alimentaria  o raspberry pi, a autonomia vai ser BEM maior que esses 20 minutos, podendo chegar a 3 horas com um power bank de 10.000mAh...

 

Para o roteador, se ele usar fonte de 5V da pra usar o Power Bank também, SSD SATA e HDD são alimentados pelo USB do raspberry, a maioria dos power banks suportam pass through, porém com tantos equipamentos é melhor dividir entre 2 power bank ou pegar um power bank com 3A na saidas USB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, F4b10 disse:

@Xscript Pro raspberry Pi da pra usar um Power Bank com função pass through, o carregador ficaria carregando o Power Bank  direto e o Power Bank alimentaria  o raspberry pi, a autonomia vai ser BEM maior que esses 20 minutos, podendo chegar a 3 horas com um power bank de 10.000mAh...

 

Para o roteador, se ele usar fonte de 5V da pra usar o Power Bank também, SSD SATA e HDD são alimentados pelo USB do raspberry, a maioria dos power banks suportam pass through, porém com tantos equipamentos é melhor dividir entre 2 power bank ou pegar um power bank com 3A na saidas USB.

 

F4b10, sua ideia é muito boa, mas tem a questão do roteador, não encontrei um alimentado com 5V.

 

O que tenho aqui, é na verdade, um modem para fibra ótica e roteador da Vivo alimentado com uma fonte de 12v e 2A.
Encontrei na Lacerda Sistemas de Energia (http://www.lacerdasistemas.com.br/cftv/), um dispositivo que dizem ser um UPS com saída de 12V e 2,1A  chamado de "Fonte UPS 30" para câmeras de CFTV, roteador e fechadura eletroimâ. Agora se prejudica o modem/roteador, eu não sei, eles não fornecem os detalhes do funcionamento.
Tem também o Ragtech Dot Power (12V e 1A) (https://ragtech.com.br/produtos/dot-power/), mas nesse caso, eu teria que comprar um roteador(sem modem) de 12V que geralmente consome 1A.

 

No caso do Raspberry Pi 4 + SSD Sata + HDD 2,5" , acho que uma outra alternativa seria utilizar um UPS HAT, para quem não sabe, são módulos (HAT) UPS que são colocados sobre os Raspberry Pi 4 ou 3 conectados às portas GPIO. Estes módulos utilizam baterias do tipo 18650 de lítio. Ainda não verifiquei como esse UPS HAT  realmente funciona.

 

Alguém sabe se esses UPS prejudicam o roteador e o Raspberry+SSD+HDD ?

 

Abaixo, algumas informações sobre o UPS HAT para Raspberry Pi 3 e 4:
https://www.waveshare.com/catalogsearch/result/?q=ups+hat

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!