Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Até onde eu sei, nobreak barato(short-break) prejudica equipamentos eletrônicos, mas será que existe algum de até R$400, que após uma queda de energia, forneça energia até 20 min a um roteador sem fio e um Raspberry Pi 4 + SSD sata + HDD de 2.5" funcionando como servidor de backup de arquivos, sem prejudicá-los?
Esses 20 min já são suficientes para finalizar um backup de arquivos iniciado antes da queda de energia e em seguida desligar o servidor de backup com segurança.
Obs.: Utilizo notebooks como estação de trabalho.

Postado

@Xscript Pro raspberry Pi da pra usar um Power Bank com função pass through, o carregador ficaria carregando o Power Bank  direto e o Power Bank alimentaria  o raspberry pi, a autonomia vai ser BEM maior que esses 20 minutos, podendo chegar a 3 horas com um power bank de 10.000mAh...

Para o roteador, se ele usar fonte de 5V da pra usar o Power Bank também, SSD SATA e HDD são alimentados pelo USB do raspberry, a maioria dos power banks suportam pass through, porém com tantos equipamentos é melhor dividir entre 2 power bank ou pegar um power bank com 3A na saidas USB.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, F4b10 disse:

@Xscript Pro raspberry Pi da pra usar um Power Bank com função pass through, o carregador ficaria carregando o Power Bank  direto e o Power Bank alimentaria  o raspberry pi, a autonomia vai ser BEM maior que esses 20 minutos, podendo chegar a 3 horas com um power bank de 10.000mAh...

Para o roteador, se ele usar fonte de 5V da pra usar o Power Bank também, SSD SATA e HDD são alimentados pelo USB do raspberry, a maioria dos power banks suportam pass through, porém com tantos equipamentos é melhor dividir entre 2 power bank ou pegar um power bank com 3A na saidas USB.

F4b10, sua ideia é muito boa, mas tem a questão do roteador, não encontrei um alimentado com 5V.

O que tenho aqui, é na verdade, um modem para fibra ótica e roteador da Vivo alimentado com uma fonte de 12v e 2A.
Encontrei na Lacerda Sistemas de Energia (http://www.lacerdasistemas.com.br/cftv/), um dispositivo que dizem ser um UPS com saída de 12V e 2,1A  chamado de "Fonte UPS 30" para câmeras de CFTV, roteador e fechadura eletroimâ. Agora se prejudica o modem/roteador, eu não sei, eles não fornecem os detalhes do funcionamento.
Tem também o Ragtech Dot Power (12V e 1A) (https://ragtech.com.br/produtos/dot-power/), mas nesse caso, eu teria que comprar um roteador(sem modem) de 12V que geralmente consome 1A.

No caso do Raspberry Pi 4 + SSD Sata + HDD 2,5" , acho que uma outra alternativa seria utilizar um UPS HAT, para quem não sabe, são módulos (HAT) UPS que são colocados sobre os Raspberry Pi 4 ou 3 conectados às portas GPIO. Estes módulos utilizam baterias do tipo 18650 de lítio. Ainda não verifiquei como esse UPS HAT  realmente funciona.

Alguém sabe se esses UPS prejudicam o roteador e o Raspberry+SSD+HDD ?

Abaixo, algumas informações sobre o UPS HAT para Raspberry Pi 3 e 4:
https://www.waveshare.com/catalogsearch/result/?q=ups+hat

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!