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Bom dia, estou com um problema sério de tela azul, Recem comprei uma placa-mãe,processador e kit de memoria novos porém estão dando telas azuis..


placa-mãe : Gigabyte B450 M
Processador : Ryzen 5 3500x 
Duas memorias : Ballistix e uma Team force vulcan ambas de 8gb 3000mhz
 

Comprei outra placa-mãe para ver se o problema seria ela e o problema persiste, Já fui no site das fabricantes ver os drivers para atualizar e "NADA". 


Além disso o google chrome do nada está dando o problema STATUS_ACCESS_VIOLATION


Anexei todas as telas azuis que encontrei no bluescreenviewe..

tela azul 1.txt tela azul 2.txt tela azul 3.txt tela azul 4.txt tela azul 5.txt

  • Moderador
Postado

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Postado
31 minutos atrás, GabrielLV disse:

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Corsair CX 650
  • Há quanto tempo esse problema ocorre? desde que comprei as peças novas
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio? Ocorre sempre
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows? Nunca fiz alteração no registro, atualização apenas via windows update ou site da fabricante
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?; direto na tomada
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc); não uso
  • Você faz overclock no seu PC? não
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? xmp desativado rodando normal a 2400mhz
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows; não usei nenhum

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

 

unknown_2021.09.19-12.27.png

LogsColetados.rar

  • Moderador
Postado

Não foi possível coletar informações que apontam diretamente para o culpado, infelizmente, mas quase todos os logs de telas azuis estão apontando para o erro 0x139: KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE, enquanto que o restante está apontando para o erro 0xA: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL. Esta combinação de erros geralmente indica uma falha em algum driver.

 

image.png

 

Existem, também, alguns erros indicando que o computador desligou "do nada" enquanto estava retornando do modo de suspensão/hibernação.

 

Faça o seguinte:

1- Desative a inicialização rápida:

Vá em Painel de controle > Exibir por: Categoria > Sistema e Segurança > Opções de energia > Escolher a função dos botões de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento > Desmarque a opção "Inicialização rápida".

 

2- Desative o modo de hibernação. Abra um CMD como administrador e digite:

powercfg /hibernate off

 

3- Atualize o driver de chipset da sua placa-mãe:

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_2.09.28.509.zip

 

Poste resultados.

Postado
4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não foi possível coletar informações que apontam diretamente para o culpado, infelizmente, mas quase todos os logs de telas azuis estão apontando para o erro 0x139: KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE, enquanto que o restante está apontando para o erro 0xA: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL. Esta combinação de erros geralmente indica uma falha em algum driver.

 

image.png

 

Existem, também, alguns erros indicando que o computador desligou "do nada" enquanto estava retornando do modo de suspensão/hibernação.

 

Faça o seguinte:

1- Desative a inicialização rápida:

Vá em Painel de controle > Exibir por: Categoria > Sistema e Segurança > Opções de energia > Escolher a função dos botões de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento > Desmarque a opção "Inicialização rápida".

 

2- Desative o modo de hibernação. Abra um CMD como administrador e digite:

powercfg /hibernate off

 

3- Atualize o driver de chipset da sua placa-mãe:

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_2.09.28.509.zip

 

Poste resultados.

Fiz os procedimentos, se der tela azul novamente irei mencionar aqui.

  • Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 19/09/2021 às 14:26, Cleber97 disse:

Fiz os procedimentos, se der tela azul novamente irei mencionar aqui.

Voltou a dar telas azuis, poderia me ajudar?  

  • Moderador
Postado

@Cleber97 Nós atualizamos o coletor de logs recentemente. Execute-o novamente e nos envie os novos logs.

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

Postado
6 horas atrás, GabrielLV disse:

@Cleber97 Nós atualizamos o coletor de logs recentemente. Execute-o novamente e nos envie os novos logs.

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z 1 MB · 0 downloads

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 


Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Corsair CX 650

Há quanto tempo esse problema ocorre? desde que comprei as peças novas

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio? Ocorre sempre

Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows? Nunca fiz alteração no registro, atualização apenas via windows update ou site da fabricante

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?; direto na tomada

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc); não uso

Você faz overclock no seu PC? não

Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? xmp ativado rodando normal a 3000mhz, problema ocorre com e sem ativado

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows; não usei nenhum

unknown_2021.10.29-17.45.png

LogsColetados.7z

  • Moderador
Postado
46 minutos atrás, Cleber97 disse:

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio? Ocorre sempre

 

@Cleber97 A pergunta é sobre se as telas azuis começaram após quedas de energia elétrica, chuvas fortes ou raio. Foi depois de algum evento como esses, ou não?

Postado
34 minutos atrás, Rio McCloud disse:

 

@Cleber97 A pergunta é sobre se as telas azuis começaram após quedas de energia elétrica, chuvas fortes ou raio. Foi depois de algum evento como esses, ou não?

A desculpa é que a pergunta ta mal elaborada, Não aconteceu nenhuma queda de energia nem nada. chuva forte ou pico de energia. Problema começou ocorrer sem estes tipo de coisas.

Postado
7 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Cleber97 Você respondeu as perguntas antigas. O novo coletor possui novas perguntas.

Há quanto tempo ocorre este problema? Alguns meses.

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele? Computador foi montado com peças de diferentes marcas acho que seria irrelevante responder essa pergunta.

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação? CX 650M

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original? Sim

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)? Na tomada

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)? Apenas teclado mouse e fone de ouvido

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio? Não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador? Não

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)? Não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros? Não

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)? Não

Algum overclock foi feito no computador? Não

 

 As perguntas são as mesmas porém de um modo diferente de fazer e ou responder. Mas na duvida ta ai as respostas novas.

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Cleber97 Vamos lá:

 


 

Análise

 

Um dos mindumps me chamou a atenção: 0xD1 DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, no qual um dos arquivos mencionados é o tcpip.sys.

 

image.png

 

No Visualizador de Eventos existem várias entradas de erro mencionando erros de rede causados pelo fato de existir outro computador na rede com mesmo nome.

 

image.png

 

Existem dezenas de entradas de erro mencionando que o serviço GraphicsPerfSvc foi finalizado inesperadamente.

 

image.png

 

Existe uma entrada de aviso mencionando que o driver de vídeo amdwddmg parou de responder e se recuperou com êxito.

 

image.png

 


 

Resolução

 

Os logs me fazem suspeitar da placa de vídeo e também de algo relacionado à rede. Não acho que este seja o causador das telas azuis, mas para evitar problemas aperte a combinação de teclas Windows + PauseBreak. Na janela que abriu, clique em "Renomear este computador". Ali, vá em "Alterar" e na caixa "Nome do computador" altere para qualquer outra coisa.

 

Atualize os drivers de rede e vídeo, nesta ordem, para a versão mais recente.

Vídeo: https://www.amd.com/pt/support/graphics/radeon-500-series/radeon-rx-500-series/radeon-rx-580

Rede: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_542_w10_10.038.1118.2019.zip

 

Reinicie o computador e monitore se as telas azuis continuarão ocorrendo.

 

Aguardo sua resposta. :)

  • Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Rio McCloud disse:

@Cleber97 Vamos lá:

 


 

Análise

 

Um dos mindumps me chamou a atenção: 0xD1 DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, no qual um dos arquivos mencionados é o tcpip.sys.

 

image.png

 

No Visualizador de Eventos existem várias entradas de erro mencionando erros de rede causados pelo fato de existir outro computador na rede com mesmo nome.

 

image.png

 

Existem dezenas de entradas de erro mencionando que o serviço GraphicsPerfSvc foi finalizado inesperadamente.

 

image.png

 

Existe uma entrada de aviso mencionando que o driver de vídeo amdwddmg parou de responder e se recuperou com êxito.

 

image.png

 


 

Resolução

 

Os logs me fazem suspeitar da placa de vídeo e também de algo relacionado à rede. Não acho que este seja o causador das telas azuis, mas para evitar problemas aperte a combinação de teclas Windows + PauseBreak. Na janela que abriu, clique em "Renomear este computador". Ali, vá em "Alterar" e na caixa "Nome do computador" altere para qualquer outra coisa.

 

Atualize os drivers de rede e vídeo, nesta ordem, para a versão mais recente.

Vídeo: https://www.amd.com/pt/support/graphics/radeon-500-series/radeon-rx-500-series/radeon-rx-580

Rede: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_542_w10_10.038.1118.2019.zip

 

Reinicie o computador e monitore se as telas azuis continuarão ocorrendo.

 

Aguardo sua resposta. :)



Fui fazer o procedimento porém vi que os drivers que eu tenho aqui são os mesmos que você me passou, porém fiz uma reinstalação limpa deles. Vou ver se as telas azuis param agora.

  • 2 anos depois...

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