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Tela Azul - 0x0000007a kernel data inpage error


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A uns 15 dias atrás meu PC começou a dar imagem azul e sempre que vejo os relatórios apresenta

0x0000007a - ntoskrnl.sys .

Já realizei o chkdsk , Sfc/scannow , limpei os contatos da memória RAM com uma borracha , realizei scan com o malwarebytes e nada de resolver o erro 

 

Alguém pode me dar uma solução do que devo fazer pois não aguento mais

 

Estou utilizando Windows 7 home premium 64 bits

20210910_124130.jpg

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Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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12 horas atrás, GabrielLV disse:


 De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
    • R: Marca C3TECH
    • Modelo PS-200V2
    • Potência 200W

 

  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?

 

  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • R: Começou no dia 14/09/2021 , hoje faz exatamente 13 dias.

 

  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • R: Não.

 

  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • R: Provável que sim, fiz uma limpeza utilizando o Ccleaner e usei o Driver Booster pra atualizar os drivers.

 

  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • R: No Estabilizador .

 

  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • R: Não uso. Os periféricos são cabeados ligado na CPU .

 

  • Você faz overclock no seu PC?
  • R: Não.

 

  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • R: Speed 1333. (foi o que apareceu)

 

  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;
  • R: Como foi dito acima, usei o driver booster, mas após ocorrer as telas azuis apaguei os drivers e desinstalei o programa.

 

 

 

 

 

 

@GabrielLV

Speccy Print.png

@GabrielLV

LogsColetados.rar

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1 hora atrás, Hugo_Oliveira2021 disse:
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?

R: Provável que sim, fiz uma limpeza utilizando o Ccleaner e usei o Driver Booster pra atualizar os drivers

  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;

R: No Estabilizador .

 

Remova o driver booster e não volte a utilizar esses programas. Drivers devem ser baixados do site do fabricante não de programas de terceiros.

 

E remova o estabilizador. Estabilizadores são um dos maiores geradores de problemas em computadores pois não cumprem o que prometem e prejudicam o bom funcionamento da fonte (além de gerarem outros problemas). Estabilizadores são mania brasileira, só no Brasil essa tralha é vendida. O brasileiro tem todos seus aparelhos domésticos ligados diretamente na tomada sem nenhum problema, mas quando se trata de computador, ele teima em achar que precisa de estabilizador. Estabilizadores JAMAIS devem ser utilizados não importa a ocasião.

Veja este artigo para entender mais sobre o assunto:

 

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Veja estes vídeos para entender mais sobre o assunto:

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Analisando os logs, quase todos eles estão apontando para os erros: 0x7A: KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR (indicando uma falha no arquivo de paginação), 0xE0: ACPI_BIOS_FATAL_ERROR (indicando um componente defeituoso do computador) e 0x24: NTFS_FILE_SYSTEM (falha ao tentar executar uma tarefa em uma unidade NTFS).

image.png

 

Existem, também, um erro apontando para o 0xC9: DRIVER_VERIFIER_IOMANAGER_VIOLATION, que é um código de erro emitido quando o Driver Verifier detecta uma violação. Por qual motivo exatamente você executou o driver verifier?  

 

13 horas atrás, Hugo_Oliveira2021 disse:

Já realizei o chkdsk

 

image.png

 

image.png

 

Existem diversos erros relacionados a estrutura de arquivos do disco rígido, dentre outros apontando para o próprio disco rígido, para o NTFS (que é o driver utilizado para unidades de armazenamento), e erros de "corrupção de memória".

 

O comando chkdsk sozinho faz uma varredura rápida na superfície do disco. Para executar o chkdsk corretamente, abra um CMD como administrador, digite "chkdsk /r" (sem aspas) e tecle enter, após isso tecle S e enter novamente e reinicie o computador. Ele irá fazer uma verificação completa no disco rígido para corrigir eventuais erros na estrutura de dados, e isso poderá demorar algumas horas. Execute este procedimento e veja se as telas azuis persistirão após isso.

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@Hugo_Oliveira2021 Além de nos enviar os novos logs, faça o seguinte:

1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html > Abra-o, vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui.

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@Hugo_Oliveira2021 Digite este comando no CMD para que ele gere um arquivo na área de trabalho chamado "logssystem.evtx", compacte-o como .zip ou .rar e envie-o aqui na sua próxima resposta.

 

Citação

wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx"

(copie e cole o comando com aspas).

 

Execute também o CrystalDiskInfo e o HDTune conforme orientamos no post anterior.

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@Hugo_Oliveira2021 Certo, analisei aqui. Por um acaso seu PC é um Lenovo ThinkCentre M72e (ver link abaixo)? Se sim, baixe e instale os drivers de chipset e rede (nesta ordem) neste link.

https://www.lenovo.com/pt/pt/desktops/thinkcentre/m-series-tiny/m72e/

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