Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, recentemente derramei água na minha mesa e molhou alguns periféricos meus como o mouse e um pouco do teclado ( o teclado não deu problemas felizmente).

E como já diz no título o mouse molhou e parou de funcionar 1 botão lateral, ele possui 2 Botões laterais (o mouse é um MM710 preto da CoolerMaster)

Queria saber se vale a pena abrir ele, se sim o que devo fazer pra tentar salvar o botão novamente?

image.png.5a7c42d5d9a3587cf5926a8524d3ea9a.png

Ele é a prova de respingos, exceto onde é vermelho na foto KKKKKKKK vou chorar

Postado

@Jansen179 Quando um produto eletrônico molha o que o danifica não é a água, mas o uso. Deve-se desligar e secar, passando anti-oxidante se possível antes de voltar a usar. Agora que já ocorreu você terá que desmontá-lo e ver se foi o botão ou trilha que estragou, sendo que o mais comum é ser trilha. Se fosse só o botão geralmente bastaria abrí-lo e limpar, mas trilha tem que procurar algum competente em eletrônica para refazer.

• Obrigado 1
Postado
26 minutos atrás, .if disse:

Aplique spray limpa contatos. Se não tiver, acetona, álcool, cachaça e do gênero também vale.

Tá beldo amiguinho? Acetona e cachaça foi muito ninja.

Limpa contatos pode ser funcional, mas eu prefiro isopropanol por não arriscar dissolver a PCB.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

O problema é achar este tal de isopropanol no bar da esquina

Me fez lembrar.. certa feita coloquei limpa contatos num conector do cabo de rede e este literalmente dissolveu kk. Ou seja depende das químicas envolvidas.. Álcool e cachaça não devem detonar seu produto. Acetona de hoje em dia foi enfraquecida e provavelmente uma gotinha não faz mal. Álcool gel não recomendo e esqueci de mencionar... thinner também vale. e também perfume 😁. A ideia por trás dazidéia  é que ao evaporar, leva consigo alguma umidade que compromete o funcionamento do treco

• Obrigado 1
Postado
16 horas atrás, .if disse:

O problema é achar este tal de isopropanol no bar da esquina

Já comprei em farmácia no desespero quando não podia esperar chegar das lojas onde costumo comprar. Frascos de 500 a 1000 ML costumam custar em torno de 20 reais quando o preço está bom e duram uma eternidade para quem não trabalha com manutenção.

16 horas atrás, .if disse:

Me fez lembrar.. certa feita coloquei limpa contatos num conector do cabo de rede e este literalmente dissolveu kk. Ou seja depende das químicas envolvidas.. Álcool e cachaça não devem detonar seu produto. Acetona de hoje em dia foi enfraquecida e provavelmente uma gotinha não faz mal. Álcool gel não recomendo e esqueci de mencionar... thinner também vale. e também perfume 😁. A ideia por trás dazidéia  é que ao evaporar, leva consigo alguma umidade que compromete o funcionamento do treco

Limpa contatos tem alguns que tem solvente e outros que não. Dos que tem, cada tipo de solvente usado tem uma aplicação segura para algumas coisas e perigosa para outras, catastrófica em alguns casos como o que você relatou. Eu evito sugerir o uso de qualquer outro produto por que na hora vai ficar limpinho e funcionar, mas qualquer produto que contenha água pode provocar oxidação a longo prazo e se tiver condutividade e não for bem limpo pode ainda causar curto e dano imediatos. Para limpar cooler e heat spreader de processadores dá para usar basicamente qualquer coisa desde que o resíduo seja removido após a aplicação com um papel limpo, mas mesmo isso evito indicar. Já vi casos de heat spreaders que começaram a causar superaquecimento por terem oxidado e quando há abrasão no material não é qualquer pessoa que vai saber fazer um delid para troca dele, isso se tiver outro lid para colocar no lugar. 

Enfim, indico isopropanol por que é barato, pode ser usado para basicamente tudo (dá para usar até para limpar telas de LCD usando uma solução de 50% de água) e não acarreta em risco algum, especialmente para quem não tem conhecimento ou expertise no manuseio e cuidado com eletrônicos.

13 horas atrás, Jansen179 disse:

@WOZ Dods Beleza, tenho um limpa contatos aqui, vou testar passar pra ver. obrigado por responder :D

Leia a composição, veja se tem solvente antes de usar. Se tiver aí é arriscado você conseguir consertar para logo depois descobrir que derreteu seu equipamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!