Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acham desse setup high end com RTX 3060ti?


Posts recomendados

Boa tarde a todos, 

Eu estou montando esse PC da foto e gostaria da opinião de vocês sobre esse setup, especialmente a respeito da compatibilidade dos componentes. 

Meu objetivo é claro é montar um PC de alta performance para jogos. Mas eu tenho algumas dúvidas pois sou meio leigo no assunto e recebi algumas recomendações conflitantes de pessoas diferentes:

1) Um técnico me recomendou comprar um nobreak porque na minha cidade energia é 220v e é instável. Porém já li na internet e o pessoal da Pichau me disse que nobreak pode danificar fonte. Quem está certo?

2) Quanto a aplicação da pasta térmica no processador, eu tenho uma da cooler master Mastergel Maker. Ela é boa?

3) Minha intenção original era comprar um Intel i9, mas notei que a performance para jogos não é realmente tão diferente deste i5 que escolhi e o i9 custa o dobro. Fiz uma boa escolha?

4) Como posso ter certeza se essa placa-mãe é compatível com as frequências da minha memória?

Por último,

5) É necessário atualizar a BIOS da placa-mãe quando meu PC chegar? 

 

Desde já, obrigado

print.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

1) Um técnico me recomendou comprar um nobreak porque na minha cidade energia é 220v e é instável. Porém já li na internet e o pessoal da Pichau me disse que nobreak pode danificar fonte. Quem está certo? Depende do nobreak

2) Quanto a aplicação da pasta térmica no processador, eu tenho uma da cooler master Mastergel Maker. Ela é boa? pode usar de boa

3) Minha intenção original era comprar um Intel i9, mas notei que a performance para jogos não é realmente tão diferente deste i5 que escolhi e o i9 custa o dobro. Fiz uma boa escolha? SIm, mas eu pegaria um Core i5-11400/400F ou Iria pra um Ryzen 5 5600X.

4) Como posso ter certeza se essa placa-mãe é compatível com as frequências da minha memória? Olhando no site do fabricante ou perguntando ao vendedor.

5) É necessário atualizar a BIOS da placa-mãe quando meu PC chegar? Não para essa placa que quer adquirir com o cpu mencionado.

 

Observação: Pegaria uma fonte de 650w 80 plus Gold, Memória pode pegar com frequências de 3000MHz já que vai usar com esse Core i5 mencionado, Gabinete pegaria um mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Akimoto238 disse:

@Nandoskennedy Troca esse SSD por algum da Crucial, WD não é tão boa.

Pega uma fonte de potência menor, 600w ou 650w. Tu n precisa de 750w! Além dessa fonte ser de um tamanho mais avantajado (até em preço é).

Vou dar uma olhada quanto ao SSD

Quanto à fonte, o pessoal da loja e também de acordo com o que li por aí disseram que é necessário uma fonte de pelo menos 700w pra esse setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy Eu trocaria as seguintes peças:

SSD Adata XPG Gammix S5 R$ 499,90

AeroCool Aero One Frost R$509,90

Gammaxx V2

Ryzen 5 5600x R$ 1.729,00

B550M Aorus Elite R$850 ou A520M DS3H R$559

Fonte Seasonic Core GC-650, 650W, 80 Plus Gold R$ 435,90

Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti 4.649,00

 

26 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

1) Um técnico me recomendou comprar um nobreak porque na minha cidade energia é 220v e é instável. Porém já li na internet e o pessoal da Pichau me disse que nobreak

Nobreak bom, só aqueles que custam R$2000+. 

Fontes com PFC ativo suportam qualquer tensão entre 90 e 260W

27 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

2) Quanto a aplicação da pasta térmica no processador, eu tenho uma da cooler master Mastergel Maker. Ela é boa?

O Air cooler já vem com pasta térmica. 

28 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

3) Minha intenção original era comprar um Intel i9, mas notei que a performance para jogos não é realmente tão diferente deste i5 que escolhi e o i9 custa o dobro. Fiz uma boa escolha?

Para jogos, o Ryzen 5 5600x seria uma opção melhor. 

29 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

4) Como posso ter certeza se essa placa-mãe é compatível com as frequências da minha memória?

É compatível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

1) Um técnico me recomendou comprar um nobreak porque na minha cidade energia é 220v e é instável. Porém já li na internet e o pessoal da Pichau me disse que nobreak pode danificar fonte. Quem está certo?

2) Quanto a aplicação da pasta térmica no processador, eu tenho uma da cooler master Mastergel Maker. Ela é boa?

3) Minha intenção original era comprar um Intel i9, mas notei que a performance para jogos não é realmente tão diferente deste i5 que escolhi e o i9 custa o dobro. Fiz uma boa escolha?

4) Como posso ter certeza se essa placa-mãe é compatível com as frequências da minha memória?

Por último,

5) É necessário atualizar a BIOS da placa-mãe quando meu PC chegar? 

Bem, achei bastante desequilibrado. Tenho várias recomendações, mas antes vou responder suas perguntas.

  1. Não compre nobreak. Fontes de qualidade são full range e vão funcionar normalmente em 220. Se sua rede elétrica é instável é MUITO mais importante investir em uma fonte de qualidade do que em um acessório que não vai proteger seu PC, só vai acrescentar ao desgaste (nobreaks fazem exatamente isso). A única vantagem do uso de nobreaks é evitar que o PC desligue em caso de falta de energia, mas o preço que você paga por isso é perder vida útil de seus componentes caros e ainda comprar uma peça de museu (nobreak) que deveria ter sido esquecida 30 anos atrás.
  2. Não faz sentido comprar i9. Entenda que números são menos importantes do que desempenho efetivo, e ser i9 ou i30 não torna um processador mais adequado para uma tarefa. Vou lhe dar a indicação acertada de componentes abaixo.
  3. Abaixo falo sobre isso
  4. Sobre isso também

Vamos à correção de seu setup.

 

Se quer desempenho em jogos sem jogar dinheiro fora, recomendo:

  • CPU: Ryzen 5 5600X. É o melhor custo/benefício hoje, não há comparação. Se precisar para trabalhos específicos tem outras opções melhores, mas esse é o melhor custo/benefício hoje.
  • MB: A520M DS3H. Se quiser uma MB mais enfeitada pode pegar uma das abaixo, mas esta é a melhor custo/benefício. Assim você não joga dinheiro fora em coisas desnecessárias, usufrui de todo o desempenho e guarda dinheiro para o que realmente importa. Outras opções:
    • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    • Gigabyte B550M Aorus Elite
    • Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    • Gigabyte B550M DS3H
    • MSI MAG B550M Bazooka
  • RAM: dois módulos de 8GBs, a 3600 MHz das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. As team group são uma boa alternativa se estiverem muito baratas, mas não tem sido mais o caso, então recomendo que garimpe as lojas e encontre dessas marcas acima, pois o desempenho delas é superior. Team group seria um bom quebra galho apenas.
  • COOLER: depende do gabinete, mas já te aviso que o melhor custo/benefício hoje é o Scythe Fuma 2, como segunda opção o Ninja 5. Cabem em qualquer gabinete torre e tem um preço justo pelo que oferecem. Não, WC não é melhor que eles a menos que você queira gastar 2x mais para ter algo razoavelmente melhor e que dura muito menos.
  • FONTE: para esse PC recomendo uma das abaixo. Lembrando, o que importa é a qualidade da fonte, não sua potência. Essa GPU que você escolheu seria bem atendida por uma fonte de 500W, com folga inclusive, então comprar bem é comprar qualidade, não potência.
    • XPG Core Reactor 650W ou 750W Gold - 10 anos de garantia, melhor fonte no mercado hoje sem ter que vender o rim, mas é cara. Tem dela na Kabum.
    • Super Flower Leadex III Gold 650 ou 750W - excelente qualidade, durabilidade, boa filtragem, bom preço. Encontrará ela na Terabyteshop.
    • Seasonic Core GM-650 Gold - excelente qualidade, barata por não ser modular, melhor opção de baixo custo. Tem na Terabyteshop.

    • Corsair RMX e TX, ambas Gold - boas fontes, ambas modulares, infelizmente é raro achar a bons preços, mas não custa pesquisar.

  • GPU: 3060 TI é uma boa, mas o processador que sugeri segura melhores com folga ainda. Fica a seu critério quanto quer gastar. Só atente à marca, pois marcas ruins vendem produtos pouco duráveis. As melhores marcas de GPU no mercado brasileiro hoje são Gigabyte, MSI, ASUS, Galax e EVGA. PNY eu já tive boas experiências, mas é uma marca ausente no mercado brasileiro e não acredito que você usufruiria de sua garantia completa, que é de 3 anos fora do Brasil.
  • GABINETE: gabinete bom tem que ter frente em mesh, filtragem de ar, cable management, instalação de fonte em baixo. Recomendo Aerocool Aero One Frost e Deepcool Matrexx 55 Mesh, são os melhores custo/benefício no mercado hoje. Se não gostar da aparência deles, pode pegar qualquer um da lista abaixo, ou que tenha as características que citei acima.
    • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    • Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    • Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    • Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    • Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    • Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    • Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    • Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    • Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    • Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    • Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    • Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    • Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    • Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    • Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    • Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    • Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    • Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    • Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    • Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    • Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    • Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    • Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    • Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  • SSD: M.2 NVMe das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. O do seu orçamento é excelente por sinal. Não precisa ficar olhando para os números de velocidade teórica, pois a menos que vá usá-lo num servidor nunca verá essas velocidades. Para usuário doméstico um NVMe não terá diferença perceptível de velocidade em relação a outro.
  • HDD: WD ou Toshiba, simples assim.
  • VENTOINHAS: no total instale de quatro a seis ventoinhas no gabinete. No caso do Aero One dá para instalar mais duas dedicadas à GPU, o que eu acho perfeito por sinal. Se o gabinete já tiver ventoinhas pré instaladas, acrescente a elas quantas mais quiser. Para cada quatro ventoinhas você tem que usar um HUB Deepcool FH-04, mas para cada um desses tem que ter um SYS_FAN na placa-mãe. Se for usar mais ventoinhas do que isso (oito no caso da MB que recomendei, mas as demais tem outros números), pode usar o FH-10 que permite até 10 ventoinhas por porta SYS_FAN. Recomendo Deepcool X-fan se quiser economizar, ou kits RF120 RGB (tem kit de 5 e de 3 ventoinhas) se quiser enfeitar. As RF120 RGB já vem com o FH-04.
  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Akimoto238 disse:

@Nandoskennedy Troca esse SSD por algum da Crucial, WD não é tão boa.

Pega uma fonte de potência menor, 600w ou 650w. Tu n precisa de 750w! Além dessa fonte ser de um tamanho mais avantajado (até em preço é).

Esse WD já ganhou prêmios diversos por ser melhor custo/benefício no mercado exterior. A marca em si é uma das melhores. Fonte só faz sentido se o gabinete for pequeno demais, e menor potência só se tiver diferença no preço.

2 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

Quanto à fonte, o pessoal da loja e também de acordo com o que li por aí disseram que é necessário uma fonte de pelo menos 700w pra esse setup.

Lojas raramente se preocupam em "saber" alguma coisa, eles querem é "vender". Para calcular seu consumo use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

 

A fabricante também recomenda fontes com potência maior, mas isso se deve ao fato de que temos tantas fontes "bomba" no mercado e que a maioria não sabe diferenciar fontes boas de ruins. As que lhe indiquei são todas boas e vão trabalhar com muita folga por sinal. A CX 750 eu acho fraca (tier C ou D) para um equipamento tão caro.

@Matheus Dutra Boas recomendações.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Dutra disse:

@Nandoskennedy Eu trocaria as seguintes peças:

SSD Adata XPG Gammix S5 R$ 499,90

AeroCool Aero One Frost R$509,90

Gammaxx V2

Ryzen 5 5600x R$ 1.729,00

B550M Aorus Elite R$850 ou A520M DS3H R$559

Fonte Seasonic Core GC-650, 650W, 80 Plus Gold R$ 435,90

Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti 4.649,00

 

Nobreak bom, só aqueles que custam R$2000+. 

Fontes com PFC ativo suportam qualquer tensão entre 90 e 260W

O Air cooler já vem com pasta térmica. 

Para jogos, o Ryzen 5 5600x seria uma opção melhor. 

É compatível.

Quanto à pasta térmica, me disseram que a qualidade varia bastante. Será que a que eu tenho não tem uma qualidade melhor?

Quanto ao Ryzen 5, eu não quero usar AMD. Quero ir de Intel agora. Dito isto, o quão melhor é Ryzen 5 5600x comparado com o i5 que eu escolhi e qual seria o equivalente ao Ryzen 5 5600x da Intel? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Nandoskennedy disse:

Quanto à pasta térmica, me disseram que a qualidade varia bastante. Será que a que eu tenho não tem uma qualidade melhor?

Pasta térmica boa é pasta térmica cuja fabricante é compromissada. A diferença entre uma e outra geralmente é pequena a menos que estejamos falando da base e do topo da pirâmide. Boas pastas serão de marcas bem conceituadas. Muita gente vai no aliexpress comprar pasta térmica, compra porcaria chinesa genérica mais caro que coisa de qualidade e acha que arrasou. Enfim, a pasta original que acompanha o cooler sempre será de alta qualidade e durabilidade. Se comprar um cooler de qualidade, use ela sem medo.

2 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

Quanto ao Ryzen 5, eu não quero usar AMD. Quero ir de Intel agora. Dito isto, o quão melhor é Ryzen 5 5600x comparado com o i5 que eu escolhi e qual seria o equivalente ao Ryzen 5 5600x da Intel? 

A marca não faz diferença, mas sim a tecnologia usada dentro do chip. A AMD hoje está na liderança de custo/benefício do mercado. Se quiser comparar o desempenho de dois processadores use esta ferramenta: https://www.cpubenchmark.net/singleCompare.php

Depois compare o preço. Lembrando que o preço de placas mãe Intel é bem mais alto para oferecer a mesma coisa.

 

Se precisar de toques de como montar o PC bem montado, visite meu tópico:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Bem, achei bastante desequilibrado. Tenho várias recomendações, mas antes vou responder suas perguntas.

  1. Não compre nobreak. Fontes de qualidade são full range e vão funcionar normalmente em 220. Se sua rede elétrica é instável é MUITO mais importante investir em uma fonte de qualidade do que em um acessório que não vai proteger seu PC, só vai acrescentar ao desgaste (nobreaks fazem exatamente isso). A única vantagem do uso de nobreaks é evitar que o PC desligue em caso de falta de energia, mas o preço que você paga por isso é perder vida útil de seus componentes caros e ainda comprar uma peça de museu (nobreak) que deveria ter sido esquecida 30 anos atrás.
  2. Não faz sentido comprar i9. Entenda que números são menos importantes do que desempenho efetivo, e ser i9 ou i30 não torna um processador mais adequado para uma tarefa. Vou lhe dar a indicação acertada de componentes abaixo.
  3. Abaixo falo sobre isso
  4. Sobre isso também

Vamos à correção de seu setup.

 

Se quer desempenho em jogos sem jogar dinheiro fora, recomendo:

  • CPU: Ryzen 5 5600X. É o melhor custo/benefício hoje, não há comparação. Se precisar para trabalhos específicos tem outras opções melhores, mas esse é o melhor custo/benefício hoje.
  • MB: A520M DS3H. Se quiser uma MB mais enfeitada pode pegar uma das abaixo, mas esta é a melhor custo/benefício. Assim você não joga dinheiro fora em coisas desnecessárias, usufrui de todo o desempenho e guarda dinheiro para o que realmente importa. Outras opções:
    • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    • Gigabyte B550M Aorus Elite
    • Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    • Gigabyte B550M DS3H
    • MSI MAG B550M Bazooka
  • RAM: dois módulos de 8GBs, a 3600 MHz das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. As team group são uma boa alternativa se estiverem muito baratas, mas não tem sido mais o caso, então recomendo que garimpe as lojas e encontre dessas marcas acima, pois o desempenho delas é superior. Team group seria um bom quebra galho apenas.
  • COOLER: depende do gabinete, mas já te aviso que o melhor custo/benefício hoje é o Scythe Fuma 2, como segunda opção o Ninja 5. Cabem em qualquer gabinete torre e tem um preço justo pelo que oferecem. Não, WC não é melhor que eles a menos que você queira gastar 2x mais para ter algo razoavelmente melhor e que dura muito menos.
  • FONTE: para esse PC recomendo uma das abaixo. Lembrando, o que importa é a qualidade da fonte, não sua potência. Essa GPU que você escolheu seria bem atendida por uma fonte de 500W, com folga inclusive, então comprar bem é comprar qualidade, não potência.
    • XPG Core Reactor 650W ou 750W Gold - 10 anos de garantia, melhor fonte no mercado hoje sem ter que vender o rim, mas é cara. Tem dela na Kabum.
    • Super Flower Leadex III Gold 650 ou 750W - excelente qualidade, durabilidade, boa filtragem, bom preço. Encontrará ela na Terabyteshop.
    • Seasonic Core GM-650 Gold - excelente qualidade, barata por não ser modular, melhor opção de baixo custo. Tem na Terabyteshop.

    • Corsair RMX e TX, ambas Gold - boas fontes, ambas modulares, infelizmente é raro achar a bons preços, mas não custa pesquisar.

  • GPU: 3060 TI é uma boa, mas o processador que sugeri segura melhores com folga ainda. Fica a seu critério quanto quer gastar. Só atente à marca, pois marcas ruins vendem produtos pouco duráveis. As melhores marcas de GPU no mercado brasileiro hoje são Gigabyte, MSI, ASUS, Galax e EVGA. PNY eu já tive boas experiências, mas é uma marca ausente no mercado brasileiro e não acredito que você usufruiria de sua garantia completa, que é de 3 anos fora do Brasil.
  • GABINETE: gabinete bom tem que ter frente em mesh, filtragem de ar, cable management, instalação de fonte em baixo. Recomendo Aerocool Aero One Frost e Deepcool Matrexx 55 Mesh, são os melhores custo/benefício no mercado hoje. Se não gostar da aparência deles, pode pegar qualquer um da lista abaixo, ou que tenha as características que citei acima.
    • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    • Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    • Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    • Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    • Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    • Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    • Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    • Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    • Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    • Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    • Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    • Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    • Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    • Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    • Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    • Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    • Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    • Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    • Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    • Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    • Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    • Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    • Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    • Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  • SSD: M.2 NVMe das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. O do seu orçamento é excelente por sinal. Não precisa ficar olhando para os números de velocidade teórica, pois a menos que vá usá-lo num servidor nunca verá essas velocidades. Para usuário doméstico um NVMe não terá diferença perceptível de velocidade em relação a outro.
  • HDD: WD ou Toshiba, simples assim.
  • VENTOINHAS: no total instale de quatro a seis ventoinhas no gabinete. No caso do Aero One dá para instalar mais duas dedicadas à GPU, o que eu acho perfeito por sinal. Se o gabinete já tiver ventoinhas pré instaladas, acrescente a elas quantas mais quiser. Para cada quatro ventoinhas você tem que usar um HUB Deepcool FH-04, mas para cada um desses tem que ter um SYS_FAN na placa-mãe. Se for usar mais ventoinhas do que isso (oito no caso da MB que recomendei, mas as demais tem outros números), pode usar o FH-10 que permite até 10 ventoinhas por porta SYS_FAN. Recomendo Deepcool X-fan se quiser economizar, ou kits RF120 RGB (tem kit de 5 e de 3 ventoinhas) se quiser enfeitar. As RF120 RGB já vem com o FH-04.

Muito obrigado

Eu vou considerar as suas recomendações, comparar preços e pesquisar mais a fundo. Quanto ao gabinete, o que eu escolhi não é bom? Eu gostei muito dele.

Entretanto eu realmente não queria usar AMD agora, por isso será que não tem um intel que possa me atender sem eu ter que desperdiçar muito dinheiro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

Muito obrigado

Eu vou considerar as suas recomendações, comparar preços e pesquisar mais a fundo. Quanto ao gabinete, o que eu escolhi não é bom? Eu gostei muito dele.

Entretanto eu realmente não queria usar AMD agora, por isso será que não tem um intel que possa me atender sem eu ter que desperdiçar muito dinheiro?

Por que insiste em Intel? Se o seu foco é jogos, desperdiçar dinheiro é ir na Intel. 

A placa-mãe + CPU AMD sai bem mais em conta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

Eu vou considerar as suas recomendações, comparar preços e pesquisar mais a fundo. Quanto ao gabinete, o que eu escolhi não é bom? Eu gostei muito dele.

Ele tem duas versões. Uma com frente transparente, fechada, outra em mesh. A em mesh é boa, mas ambas são desnecessariamente caras sem oferecer nada que justifique. O Aerocool que recomendei é similar em qualidade e custa metade, mas vai de você. Pessoalmente sou fã de carteirinha da Cooler Master há décadas, já montei dezenas ou centenas de PCs onde fiz questão de escolher gabinetes da CM, mas esses últimos dois anos os preços estão cada vez mais fora da realidade e tenho recorrido aos outros grandes nomes do ramo sem arrependimento até a presente data.

14 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

Entretanto eu realmente não queria usar AMD agora, por isso será que não tem um Intel que possa me atender sem eu ter que desperdiçar muito dinheiro?

Assista LTT, GN, veja as opiniões de experts do ramo, entusiastas. Pessoalmente eu acho jogar dinheiro fora investir em uma plataforma que te cobra por cada pequeno recurso que vende, te enrola por anos sem upgrades decentes, e cobra preço premium pelos seus produtos só por que não tem competição. Isso tudo eu ainda engoliria, e engoli por anos da Intel, se de quebra ainda estivesse com baixo custo/benefício. No final a escolha é sua, mas eu não montaria um Intel 10ª ou 11ª geração. A 12ª promete, se é que não vai ter preços ridículos, mas até ela chegar o mundo terá rodado muito. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Por que insiste em Intel? Se o seu foco é jogos, desperdiçar dinheiro é ir na Intel. 

A placa-mãe + CPU AMD sai bem mais em conta. 

porque eu usei AMD nos meus últimos 3 PCs e tive problema com todos eles. 

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ele tem duas versões. Uma com frente transparente, fechada, outra em mesh. A em mesh é boa, mas ambas são desnecessariamente caras sem oferecer nada que justifique. O Aerocool que recomendei é similar em qualidade e custa metade, mas vai de você. Pessoalmente sou fã de carteirinha da Cooler Master há décadas, já montei dezenas ou centenas de PCs onde fiz questão de escolher gabinetes da CM, mas esses últimos dois anos os preços estão cada vez mais fora da realidade e tenho recorrido aos outros grandes nomes do ramo sem arrependimento até a presente data.

Assista LTT, GN, veja as opiniões de experts do ramo, entusiastas. Pessoalmente eu acho jogar dinheiro fora investir em uma plataforma que te cobra por cada pequeno recurso que vende, te enrola por anos sem upgrades decentes, e cobra preço premium pelos seus produtos só por que não tem competição. Isso tudo eu ainda engoliria, e engoli por anos da Intel, se de quebra ainda estivesse com baixo custo/benefício. No final a escolha é sua, mas eu não montaria um Intel 10ª ou 11ª geração. A 12ª promete, se é que não vai ter preços ridículos, mas até ela chegar o mundo terá rodado muito. 

Eu não posso esperar porque também uso meu PC para trabalhar e o que tenho no momento está condenado. Preciso comprar outro, e tem que ser bom

 

Ah, quanto à memória, você me recomendou uma de 3600mhz. Mas teria problema em eu escolher uma 3200? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nandoskennedy disse:

porque eu usei AMD nos meus últimos 3 PCs e tive problema com todos eles. 

A linha FX e A da AMD eram produtos horríveis, realmente são ruins e devem ser esquecidos atualmente, mas os produtos Ryzen, são muito melhores que os produtos Intel atuais, tanto por preço, quanto por desempenho, tanto que o que o FX fazia, os processadores Intel atuais estão repetindo, estão esquentando muito, consumindo muito por "pouco" desempenho, e isso por um preço absurdo, as linhas I3 e I5 são opções viáveis, acima disso não, o Ryzen 5 5600X tem o mesmo desempenho do Core I7 10700K, custando muito menos em tudo, e consumindo/esquentando menos.

3 horas atrás, Akimoto238 disse:

@WOZ Dods Compreendo... Desculpe-me a ignorância sobre esse modelo, mesmo a WD sendo uma boa marca, eu tenho receios por causa daqueles HDs blue.

Os WD SN550 são ótimos, um dos mais custo-benefício atualmente, possuindo DRAM, uma velocidade alta e uma garantia de 5 anos, além de ser durável, custando menos e entregando mais que o BX500.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Akimoto238 disse:

@Pepse FX na época era triste, uso um FX 4100 e meu Deus... Porém eles envelheceram melhor que os i3 e i5 dual e quad-core. A longo prazo compensou para quem comprou placa-mãe chipset 990.

Sim e não, os FX eram bem ruins, mas o I5 2500K que era concorrente do FX 6300 custava menos e entregava o mesmo que um FX 8XXX, eles conseguem rodar algumas coisas diferentes dos processadores Intel, mas continuam com um custo-benefício triste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Nandoskennedy disse:

porque eu usei AMD nos meus últimos 3 PCs e tive problema com todos eles. 

Comprou montado ou montou você mesmo? Escolheu corretamente as peças ou escolheu sem entender muito? Tudo isso influencia na durabilidade do PC. Monto PCs há uns 20 anos, sempre escolho os componentes pela qualidade e pela durabilidade. Até hoje o PC que montei que menos durou, segurou uns oito anos e só perdeu a fonte. Ela foi substituída e ele continuou funcionando normalmente, se bobear ainda está no consultório da esposa do meu cliente até hoje. PCs bem montados não tem isso de estragar prematuramente, mas não é assim que o mercado brasileiro funciona. Entrei no ramo justamente por isso, pois fui lesado por uma loja conceituada, a suposta melhor da minha cidade, e tinha conhecimento para entender como eles me passaram a perna. Lojas geralmente tem que lidar com retorno de garantia e algumas, se não a maioria, despeja componentes usados, devolvidos e recauchutados em novos clientes sem qualquer pesar. Não compro em loja de "computadores" nunca, nem recomendo a ninguém. Compro em lojas de componentes e se algum componente der defeito quem vai trocá-lo para mim é a fabricante, não a loja.

21 minutos atrás, Akimoto238 disse:

@WOZ Dods Compreendo... Desculpe-me a ignorância sobre esse modelo, mesmo a WD sendo uma boa marca, eu tenho receios por causa daqueles HDs blue.

Essa série foi premiada. Gosto muito dela, mas lembre-se de que hoje realmente não dá para confiar mais. Praticamente todas as marcas já foram pegas em flagrante, trocando silenciosamente os tipos de chips que usam em seus produtos sem anunciar ou mudar os rótulos. Sinceramente, eu não ligo por que não monto servidor de armazenamento, mas sei de muita gente que está "por aqui" com a situação. O problema é que você só vai saber o que comprou depois que receber e analisar, isso se tiver conhecimento para tanto.

20 minutos atrás, Pepse disse:

A linha FX e A da AMD eram produtos horríveis, realmente são ruins e devem ser esquecidos atualmente, mas os produtos Ryzen, são muito melhores que os produtos Intel atuais, tanto por preço, quanto por desempenho, tanto que o que o FX fazia, os processadores Intel atuais estão repetindo, estão esquentando muito, consumindo muito por "pouco" desempenho, e isso por um preço absurdo, as linhas I3 e I5 são opções viáveis, acima disso não, o Ryzen 5 5600X tem o mesmo desempenho do Core I7 10700K, custando muito menos em tudo, e consumindo/esquentando menos.

Eu nem montei um único PC AMD entre os últimos Phenom II e os Ryzen. Tentei uma vez um FM2 e foi bom, mas a AMD deixou de existir competitivamente nesse período. A qualidade dos chips em si, até onde sei, é similar a de qualquer outro chip, mas ela estava tecnologicamente defasada e inadequada às exigências de mercado, sem oferecer um preço baixo o bastante para justificar o sacrifício de desempenho. A AMD que eu conheço e gosto é essa atual, com bom custo/benefício. Se a Intel se tornar a melhor opção eu volto para ela no mesmo minuto, pois a marca em si não me importa, mas sim a qualidade e preço do que estou comprando.

@Pepse Você lembra do fiasco dos "Bulldozer"? Foi logo depois deles que abandonei a AMD. A comunidade toda esqueceu eles e migrou para Intel. E a Intel mamou na comunidade desde então, com incrementos geracionais pífios por não ter competitividade. Mercado bom é como o de hoje, duas fabricantes fortes, oferecendo produtos sólidos, compromissadas em inovar.

@Nandoskennedy Uma pena que você não possa esperar. Eu recomendaria acompanhar vídeos nos canais que mencionei, artigos e comparativos. Nos EUA hoje a diferença entre as duas ainda está pequena, pois lá se fala em "dólares", mas aqui onde 20 dólares são mais de 100 reais, não dá para ficar comparando da mesma maneira. Sinceramente, eu lamento muito que você tenha seus traumas com AMD, ou com quem montou esses PCs para você (o que eu acho mais provável). Espero que pondere e tome a decisão que for melhor para si. No final das contas, não tem como ir errado com Intel a menos que você vá fazer streaming, pois eles pecam muito no desempenho multi threaded e AMD impera nesse sentido nas mesmas faixas de preço. Para jogos você estará tão bem atendido quanto.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Essa série foi premiada. Gosto muito dela, mas lembre-se de que hoje realmente não dá para confiar mais. Praticamente todas as marcas já foram pegas em flagrante, trocando silenciosamente os tipos de chips que usam em seus produtos sem anunciar ou mudar os rótulos. Sinceramente, eu não ligo por que não monto servidor de armazenamento, mas sei de muita gente que está "por aqui" com a situação. O problema é que você só vai saber o que comprou depois que receber e analisar, isso se tiver conhecimento para tanto.

Sim, as fabricantes fazem isso, pelo o que sei isso é uma causa pra variação de durabilidade dos produtos.

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Pepse Você lembra do fiasco dos "Bulldozer"? Foi logo depois deles que abandonei a AMD. A comunidade toda esqueceu eles e migrou para Intel. E a Intel mamou na comunidade desde então, com incrementos geracionais pífios por não ter competitividade. Mercado bom é como o de hoje, duas fabricantes fortes, oferecendo produtos sólidos, compromissadas em inovar.

Não lembro, afinal só tinha 4 anos ou menos nessa época, mas eu sei o quanto foi ruim, com os processadores não rendendo em nada, as placas-mãe eram ruins, o processador era fraco, consome energia como louco e esquenta demais pra um processador com tão pouco desempenho, além de ter "8 núcleos reais" mas não conseguir usar os 8.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

 

@Nandoskennedy Uma pena que você não possa esperar. Eu recomendaria acompanhar vídeos nos canais que mencionei, artigos e comparativos. Nos EUA hoje a diferença entre as duas ainda está pequena, pois lá se fala em "dólares", mas aqui onde 20 dólares são mais de 100 reais, não dá para ficar comparando da mesma maneira. Sinceramente, eu lamento muito que você tenha seus traumas com AMD, ou com quem montou esses PCs para você (o que eu acho mais provável). Espero que pondere e tome a decisão que for melhor para si. No final das contas, não tem como ir errado com Intel a menos que você vá fazer streaming, pois eles pecam muito no desempenho multi threaded e AMD impera nesse sentido nas mesmas faixas de preço. Para jogos você estará tão bem atendido quanto.

Está difícil de tomar uma decisão. Mas vou continuar pesquisando. Estava convencido a não usar AMD, mas praticamente todo mundo está me dizendo o contrário.

De qualquer forma, obrigado pelas recomendações. 

Estou montando uma nova build usando como base as recomendações que me deu. Depois vou postar aqui e pedir sua opinião, se não for muito incômodo. Também é claro vou pedir a opinião do maior número de pessoas possível.

Começando desde já, a mb ASUS prime B450M-GAMING/BR é boa? Eu estou de olho nela porque quero uma mb com quatro slots de memória para possíveis expansões no futuro, e essa é a mais em conta. 

Fonte da cooler master não é boa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!