Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

image.png.d9695b2a2bd25af23816434d4a766bdf.png

Essas são as config do meu note, e eu queria saber ser existe uma forma de otimizar o win10 pra deixar ele mais leve e rodar de boas no meu note, já que eu to precisando atualizar pro 10 pra poder usar o xCloud mas eu não vou usar apenas ele, eu também jogo alguns jogos no meu note, e se eu atualizar para o 10 o meu desempenho e cortado pela metade, eu perco muito desempenho no win10, por isso eu uso o 8.1, mas últimamente to precisando por no 10, por acaso vocês poderia mem ajudar nisso ? eu não faço ideia do que fazer... eu tava conversando com um amigo meu, é ele falou que existe um windows 10 mais leve chamado reviOS mas ele tinha me dito que não é muito bom pra notebook, e outro amigo meu disse que era bom eu usar um programa chamado ''Winaero Tweaker'' para desativar coisas que eu não vou usar no win10. 

• Moderador
Postado

@Necrosbows Boa tarde! Fuja de qualquer Windows modificado (como ReviOS e os trocentos Windows Lite espalhados na internet) e programas que modificam recursos do Windows (como o Winaero Tweaker). Windows modificados removem recursos que afetam a estabilidade do sistema, muitas vezes trazem malware (vírus) e violam os Termos de Uso de Software da Microsoft. Programas que modificam recursos do Windows não trarão melhorias de performance e poderão afetar a estabilidade do sistema operacional.

Muito provavelmente o problema do seu notebook é o HD. O Windows 10 não funciona bem em HDs, ainda mais nos de notebook, que são ainda mais lentos. O que você pode fazer para resolver isso é adquirir um SSD ou permanecer no Windows 8.1, que possui suporte até 2023. Fuja do Windows 7 pois ele foi descontinuado em 2020 e não recebe mais atualizações de segurança. Uma distribuição Linux mais leve como o Linux Mint MATE e XFCE são boas opções também.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@Necrosbows Estranho. O Windows 10 era pra rodar perfeitamente aí. Teste as velocidades do SSD. Baixe e instale o HDTune Pro. Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. > Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui.

@FoxBlack Esse script remove dezenas de aplicações modernas. Elas não prejudicam a performance do sistema pois entram em suspensão automaticamente quando não estão abertas. A grande maioria delas é desinstalável com dois cliques (botão direito, Desinstalar). Não vejo nenhuma melhoria de performance que esse programa poderia fornecer, ainda mais considerando que o OP está usando o Windows 8.1, que possui várias aplicações modernas que também não consomem recursos por entrarem em suspensão automaticamente.

• Curtir 3
Postado

melhor seria mudar para o Linux e sair desse sistema operacional que é vulnerável, proprietário, cheio de bloat-ware e que não tem privacidade nenhuma.

recomendo o Bodhi Linux, Lubuntu, Linux Mint, Pop_OS! e o Zorin OS. a lista esta dos mais leves para os mais "pesados".

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Necrosbows

A ferramenta não é complicada., no próprio github tem a sequência de execução:

Download -> https://github.com/Sycnex/Windows10Debloater/archive/refs/heads/master.zip

* Extraia o arquivo!!

* Execute o PowerShell como administrador

* Habilite o PowerShell Execution -> Set-ExecutionPolicy Unrestricted -Force "enter"

* Acesse a pasta onde foram extraídos os arquivos, execute:

.\Windows10DebloaterGUI.ps1 "enter"

- Na tela, você vai clicando nas opções e aguardando. Exemplo: Remover todos os Bloatwares, Remover Bloatwares do registro, desabilitar telemetria, etc...

• Haha 1
  • Confuso 1
  • Moderador
Postado

@Necrosbows O fato de você estar utilizando SSD e mesmo assim o Windows não rodar é estranho... Ele está apresentando lentidão no sistema como um todo ou somente em aplicações específicas?

Conforme o moderador @Rio McCloud lhe recomendou, faça o teste com o HDTune para validar se não existe algum defeito no seu SSD, pois não é nem um pouco comum isto ocorrer em SSDs...

44 minutos atrás, gnireorb disse:

melhor seria mudar para o Linux e sair desse sistema operacional que é vulnerável, proprietário, cheio de bloat-ware e que não tem privacidade nenhuma.

O fato do Sistema Operacional ser proprietário automaticamente o torna ruim? Nós podemos então dizer que todas as peças de um computador (como placas-mãe, processadores, etc), programas (como chrome, jogos, e etc)., também são ruins por, em sua grande maioria, serem proprietárias/pertencentes a grandes empresas e corporações?

"Vulnerável"? "Sem privacidade"? Você se baseia no que para afirmar isso? O Windows 10 não é Windows XP, hoje em dia, existem dezenas e dezenas de recursos que visam aumentar a segurança do Windows, como a virtualização/VSM (que deixa recursos importantes do sistema isolados do restante, dificultando a ação maliciosa de malwares), isolamento de núcleo, proteção contra exploits, e o próprio Microsoft Defender já possui inteligência artificial que ajuda a identificar ameaças, o tornando um excelente antivírus pros dias de hoje, diferente do que ele era anos atrás...

Os "bloat-wares" (correto é bloatware) que você chama, são aplicações que podem facilmente ser desinstaladas, indo em Iniciar > Configurações > Aplicativos. Sendo que todas elas consomem 0% de CPU e vários consomem até mesmo 0% de memória RAM, isso devido ao sistema que detecta que o usuário não está utilizando esses recursos e os desativa.

image.png

As distribuições do Linux também vem recheadas com diversos recursos e programas que tenho certeza absoluta que você não utiliza, como os recursos de acessibilidade, aplicativo de e-mail, o próprio pacote Libre Office vem com diversos programas que muitas vezes não são utilizados, e mesmo a instalação mais enxuta, que muitas vezes é fornecida pelos instaladores das distribuições Linux, vem com recursos que nem todos os usuários utilizam. Podemos chama-los de "bloatwares" também?

Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias. Se você acha que o sistema operacional é dessa maneira, então poste links e fontes comprovando que ele é de fato desta maneira ao invés de apelar para palavras ofensivas.

• Curtir 1
Postado

@Necrosbows O sistema operacional está instalado em SSD? Se for, tem que mover o Windows para SSD para performance rápida. Mas se não for e Windows 10 não roda muito bem mesmo em SSD, o SSD que você tem deve ser ruim, baixe CrystalDiskInfo ou HDTune Pro para testar como está o SSD e anexe foto desse. Essa marca de SSD acredito ser ruim, afinal, SSDs da China são de qualidades inferiores, recomendo que compre das marcas confiáveis, como Crucial, WD, Samsung, Pichau, Adata e até mesmo SanDisk.

Você pode também colocar seu computador para escanear se há vírus, pode ser por isso que está prejudicando o desempenho quando você atualizou para Windows 10. Mesmo que no Windows 8.1 não há nenhuns problemas, tem que passar antivírus mesmo, os ótimos antivírus são Kaspersky (eu uso), BitDefender e Panda.

54 minutos atrás, FoxBlack disse:

@Necrosbows

A ferramenta não é complicada., no próprio github tem a sequência de execução:

Download -> https://github.com/Sycnex/Windows10Debloater/archive/refs/heads/master.zip

* Extraia o arquivo!!

* Execute o PowerShell como administrador

* Habilite o PowerShell Execution -> Set-ExecutionPolicy Unrestricted -Force "enter"

* Acesse a pasta onde foram extraídos os arquivos, execute:

.\Windows10DebloaterGUI.ps1 "enter"

- Na tela, você vai clicando nas opções e aguardando. Exemplo: Remover todos os Bloatwares, Remover Bloatwares do registro, desabilitar telemetria, etc...

Eu acho que assim não vai obter a diferença do desempenho, mesmo desinstalando aplicações modernas, o Windows ainda vai ficar travando, além de que desinstalar os recursos extremamente importantes do Windows pode fazer o sistema instável.

1 hora atrás, Necrosbows disse:

eu tava conversando com um amigo meu, é ele falou que existe um windows 10 mais leve chamado reviOS mas ele tinha me dito que não é muito bom pra notebook

Jesus, não use esse sistema, pois é Windows modificado. Ele remove os recursos realmente importantes e é instável!

e outro amigo meu disse que era bom eu usar um programa chamado ''Winaero Tweaker'' para desativar coisas que eu não vou usar no win10. 

Como eu já disse, utilizar esse programa não traz diferença do performance, está mais prejudicial, pois se remover os recursos extremamente importantes, pode tornar o Windows instável.

• Curtir 1
Postado

@Joao531 ''Acredito ser ruim'' Eu discordo, eu pesquisei bastante antes de adquiri-lo e discuti com a comunidade do Clube do Hardware. Mesmo sua intenção sendo de ajudar, eu não concordo com o que você disse.

Postado
2 horas atrás, GabrielLV disse:

"Vulnerável"? "Sem privacidade"? Você se baseia no que para afirmar isso? O Windows 10 não é Windows XP, hoje em dia, existem dezenas e dezenas de recursos que visam aumentar a segurança do Windows, como a virtualização VLSM (que deixa recursos importantes do sistema isolados do restante, dificultando a ação maliciosa de malwares), isolamento de núcleo, proteção contra exploits, e o próprio Microsoft Defender já possui inteligência artificial que ajuda a identificar ameaças, o tornando um excelente antivírus pros dias de hoje, diferente do que ele era anos atrás...

claramente um SO que você consegue burlar o seu sistema de certificados de drivers é seguro.

claramente um SO que você consegue dar o superusuário clicando em um botão é seguro.

claramente um SO que com você consegue remover a senha em instantes é seguro.

claramente um SO que não deixa desabilitar totalmente a telemetria, é um SO que se preocupa com a privacidade do usuário.

claramente um SO que dificulta você trocar seu navegador padrão, se preocupa com o usuário.

claramente um SO que vem socado de bloat-ware com acesso á internet, e que pode conter vulnerabilidades é seguro.

claramente um SO que quando você pesquisa algo na barra de pesquisa te da (resultados) da internet sem nem mesmo pedir, se preocupa com a privacidade.

claramente você nunca explorou (engenharia reversa para fins educativos) o kernel do Windows para saber como ele é vulnerável, não é mal feito, digo por eu mesmo, me impressionei com algumas partes até.

induzido e alucinado por big-tech, paz e amor.

2 horas atrás, GabrielLV disse:

As distribuições do Linux também vem recheadas com diversos recursos e programas que tenho certeza absoluta que você não utiliza, como os recursos de acessibilidade, aplicativo de e-mail, o próprio pacote Libre Office vem com diversos programas que muitas vezes não são utilizados, e mesmo a instalação mais enxuta, que muitas vezes é fornecida pelos instaladores das distribuições Linux, vem com recursos que nem todos os usuários utilizam. Podemos chama-los de "bloatwares" também?

Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias. Se você acha que o sistema operacional é dessa maneira, então poste links e fontes comprovando que ele é de fato desta maneira ao invés de apelar para palavras ofensivas.

tudo você consegue desinstalar, agora vê o Windows, Cortana, Defender, e o Edge, tenta desinstalar isso.

sem contar aquelas tralhas do MSN, Clima e Tempo, Finanças, etc. SAUHSUHAHUS zoado

AHHH me lembrei de um bom meme, quando o Windows vinha com um jogo na versão PROFISSIONAL, era o bubble saga e o candy crush. "sistema operacional serio"

não sei se posso postar links de outros fóruns aqui, mas tem vários fóruns de engenharia reversa que compartilha informações, conhecimento, e afinal a última coisa que vi foi "emular teclado e mouse em ring3, sem precisar de superusuário".

tenha um ótimo dia, espero que não continue sendo iludido por big-techs.

e saiba que eu aindo uso esse sistema operacional, mas só para jogar um jogo (Valorant).

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, gnireorb disse:

claramente um SO que você consegue burlar o seu sistema de certificados de drivers é seguro.

claramente um SO que você consegue dar o superusuário clicando em um botão é seguro.

claramente um SO que com você consegue remover a senha em instantes é seguro.

claramente um SO que não deixa desabilitar totalmente a telemetria, é um SO que se preocupa com a privacidade do usuário.

claramente um SO que dificulta você trocar seu navegador padrão, se preocupa com o usuário.

claramente um SO que vem socado de bloat-ware com acesso á internet, e que pode conter vulnerabilidades é seguro.

claramente um SO que quando você pesquisa algo na barra de pesquisa te da (resultados) da internet sem nem mesmo pedir, se preocupa com a privacidade.

1- Sim, infelizmente é possível burlar. Da mesma forma, é possível burlar um sistema de criptografia, é possível burlar os sistemas que empresas desenvolvem para impedir a pirataria, é possível invadir um sistema, etc. Nenhum sistema é 100% seguro. Isso é valido tanto para o Windows quanto para o Linux.

O Windows Update constantemente baixa arquivos que revogam certificados digitais que foram roubados e utilizados por criminosos para autenticar downloads maliciosos. Vários usuários vão lá e desativam o Windows Update sem saber disso. Será que o Windows é "vulnerável" ou são os usuários que muitas vezes desativam recursos que eles não fazem a menor ideia do pra que servem?

2- O recurso de permitir que o usuário adicione uma senha no "Super Usuário" também existe no Windows, chama-se UAC 😉, e mesmo que não existisse, mesmo com senha, basta o usuário digita-la para conceder acesso, seja para aplicativos conhecidos ou seja para instalar algum programa de fonte desconhecida/infectado.

3- Qual senha você se refere? A senha da conta do Usuário? Para remove-la, o usuário precisa ter o conhecimento necessário e também acesso ao computador para utilizar o modo de inicialização avançada para realizar a remoção. E tenha certeza absoluta que se uma pessoa mal intencionada tiver acesso físico ao computador, independente de ser Linux ou Windows, ela conseguiria realizar tarefas como roubo de dados. Basta apenas remover o HD ou utilizar uma mídia bootável (sendo que, se o computador estiver com o bitlocker ativado, isso obviamente não vai ocorrer).

4- A velha história da telemetria. Mesmo já existindo programas como o Diagnostic Data View que permitem a análise e monitoramento dos pacotes que são enviados via telemetria, ainda assim essa falácia ainda é repetida até mesmo nos dias de hoje...

5- "Dificulta"? Iniciar > Configurações > Aplicativos > Aplicativos padrão. Onde está a dificuldade nisto?

6- Volto a repetir. As distros Linux possuem recursos que nem todos os usuários utilizam, como os recursos de acessibilidade, aplicativo de e-mail e vários aplicativos do pacote Office que não só podem como possuem vulnerabilidades, como por exemplo, o Mozilla Firefox que vem por padrão em várias distribuições. Podemos chamar todos esses programas de "bloatwares" e que "o Linux não se preocupa com a privacidade"? Mesmo esses programas que são listados em sites de banco de dados de vulnerabilidades sendo facilmente desinstaláveis? Obviamente que não.

7- Se você se refere ao fato de o Bing saber o que você pesquisa no Windows, de fato, é uma configuração que infelizmente só da para mudar alterando no regedit (dai sim existe uma dificuldade, diferente as outras que você relatou acima). Usuários preocupados com a privacidade de fato prefere por não utilizar este mecanismo de busca mas sim outros como o DuckDuckGo, mas vou a lhe perguntar: Apenas isto é motivo suficiente pra este sistema operacional ser ruim e merecer tais palavras ofensivas? Se for o caso, sugiro que releia os itens acima, pois vários itens que você mesmo criticou no Windows também existem no Linux.

8- Não, de fato, nunca fiz engenharia reversa. Gostaria de lhe pedir para me indicar os links e fontes mostrando através da engenharia como o Windows é "vulnerável", pois todos os itens que você citou acima, alguns são falácias, outros está inventando que "existe dificuldade" onde não tem, outros está reclamando de recursos/aplicativos do Windows que você nunca utilizou mas por algum motivo se incomoda com a existência deles (volto a usar novamente o exemplo dos recursos de acessibilidade, que tenho certeza que você não removeu), outros são apenas desconhecimento de como o Sistema Operacional realmente funciona.

tudo você consegue desinstalar, agora vê o Windows, Cortana, Defender, e o Edge, tenta desinstalar isso.

sem contar aquelas tralhas do MSN, Clima e Tempo, Finanças

1- Desinstalar o Windows???

2- A Cortana é apenas uma interface do Windows Search. Para desativa-la, basta desativar o Windows Search (ou mais simples ainda: não a utilize. Da mesma forma, repetindo, tenho certeza que você não chama os recursos de acessibilidade de bloatware nem diz que "eles estão roubando a privacidade do usuário" por não poder desativa-los").

3- O Microsoft Defender é automaticamente desativado ao instalar outro antivírus. Se o fato de existir um antivírus lhe incomoda, ai é um gosto pessoal seu, e não um recurso de privacidade muito menos segurança (afinal, esse software existe exatamente para garantir a privacidade e segurança).

4- O Edge é um navegador, não um recurso que está rodando 100% do tempo em segundo plano. Se você não gosta deste navegador, simplesmente não utilize-o. O que isso tem a ver com privacidade ou segurança? Volto a repetir: Tenho certeza que você não removeu os recursos de acessibilidade do seu Linux.

5- Clima/tempo: image.png

6- MSN??? Se refere ao aplicativo Noticias (visto que MSN hoje em dia é o site de Noticias da Microsoft, que pode ser facilmente desinstalado.

https://www.microsoft.com/pt-br/p/microsoft-noticias/9wzdncrfhvfw?activetab=pivot:overviewtab

7- Finanças??? Nunca vi este aplicativo no Windows...

AHHH me lembrei de um bom meme, quando o Windows vinha com um jogo na versão PROFISSIONAL, era o bubble saga e o candy crush. "sistema operacional serio"

Novamente, se você não gosta desses aplicativos, basta localiza-los e desinstala-los. Você está simplesmente implicando com um aplicativo que vem de fábrica como se isso fosse motivo para deferir tais palavras ofensivas e ter tamanho ódio pelo sistema, mesmo sendo uma coisa que pode ser removida em menos de 10 segundos sem nenhuma dificuldade, diferente do que você alega.

não sei se posso postar links de outros fóruns aqui, mas tem vários fóruns de engenharia reversa que compartilha informações, conhecimento, e afinal a última coisa que vi foi "emular teclado e mouse em ring3, sem precisar de superusuário""

Sim, você pode. Como eu disse lá em cima, nenhum sistema é invulnerável. Você já parou para pesquisar a quantidade de falhas de segurança que são igualmente inacreditáveis no Linux? Pois aqui está um exemplo, onde foi possível burlar o sistema de autenticação no boot do Linux apertando backspace 28 vezes. Também é uma falha de segurança inacreditável, e isso automaticamente diz que o Linux é "vulnerável" e que "não se preocupa com a privacidade do usuário" e que "ele é um sistema ruim"? É óbvio que não. Falhas existem em todos os sistemas.

https://seginfo.com.br/2015/12/21/pressione-a-tecla-backspace-28-vezes-para-desbloquear-o-grub2-do-linux-2/

Entenda que diversos dos argumentos que você utilizou também se aplicam a Linux e até mesmo para o Mac. O errado é agir como se um sistema fosse perfeito e o outro tivesse todo tipo de falha.

tenha um ótimo dia, espero que não continue sendo iludido por big-techs.

e saiba que eu aindo uso esse sistema operacional, mas só para jogar um jogo (Valorant).

Ninguém está sendo iludido por nada. Conhecimento é poder, e já expliquei acima que vários pontos que você utilizou para alegar que o sistema é "vulnerável" e "sem privacidade" são argumentos sem fundamentação técnica e outros são desconhecimento de alguns dos recursos do Sistema Operacional.

Você tem o direito de utilizar o Sistema que quiser, cada um tem suas próprias necessidades e ninguém está te questionando quanto a isso.

No mais, encerrarei minhas postagens por aqui, já nos desvirtuamos muito do assunto principal do tópico e é bom não continuarmos para não transformar um tópico de ajuda em um bate-boca.

Boa tarde.

• Curtir 1
Postado

Aqui a print do crystaldisk

image.png

Hoje eu tentei atualizar pro win10 mas o MediaCreationTool21H1 falhou e não instalou

aqui ia instalar o win 10 home single language

• Moderador
Postado

@Necrosbows As velocidades do seu SSD estão normais, mas você nos enviou print do software errado. Este é o CrystalDiskMark, o correto seria o CrystalDiskInfo.

https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller

Além de nos mandar a print do CrystalDiskInfo, instale e execute o Seatools para Windows para fazermos outros testes no seu SSD: 

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

Com seu SSD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automatico da unidade, genérico rápido e genérico completo). O mais demorado é o Genérico Completo que pode demorar até 1 hora.

image.png

Hoje eu tentei atualizar pro win10 mas o MediaCreationTool21H1 falhou e não instalou

aqui ia instalar o win 10 home single language

Tente utilizar a opção "Criar arquivo ISO" e utilize o Rufus para grava-la no seu pendrive.

https://rufus.ie/pt_BR/

(Utilize o esquema de partição GPT para instala-lo no seu computador).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...