Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Então eu fiquei bem confuso com as famílias dos processadores Ryzen. Eu achei que elas são organizadas de forma que são sucessores, tipo Ryzen 3 é antecessor de Ryzen 5 que é antecessor de Ryzen 7. Mas os usuários do Clube do Hardware defendem de outro jeito.

Eu sei que as famílias dos processadores Intel Core são organizadas de jeito que são sucessores. Por exemplo, Coffee Lake é sucessor de Kaby Lake.

Mas de que forma os processadores Ryzen são organizados? Eu fiquei bem confuso sobre isso.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

@Joao531 Assim como a Intel classifica seus processadores como I3, I5, I7 e I9, a AMD faz o mesmo.

Conforme imagem abaixo.

como-identificar-os-processadores_02.png

Sendo assim:

Ryzen 1000: 1º Geração. Exemplo: Ryzen 3 1200 G

Ryzen 2000: 2º Geração. Exemplo: Ryzen 5 2600

Ryzen 3000: 3º Geração. Exemplo Ryzen 9 3900 X

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Joao531 Boa tarde!

Mas é exatamente isso: A grosso modo: Ryzen 3 = i3 - Ryzen 5 = i5 - Ryzen 7 = i7 - Ryzen 9 = i9...

Obviamente que cada um tem sua particularidade e faz um ser melhor que o outro.

• Obrigado 1
Postado

Como assim? você está falando de arquitetura ou algo assim? 

Se for de arquitetura, a ordem é:

Zen: Ryzen 1XXX/2XXXG\U\H

Zen+: Ryzen 2XXX/3XXXG\U\H\C

Zen 2: Ryzen 3XXX/4XXX/5XXXU

Zen 3: Ryzen 5XXX

Agora de Ryzen

Ryzen 3/Ryzen 5/ Ryzen 7 e Ryzen 9 mesmo, a cada número que aumenta é um processador de maior desempenho.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
agora, Joao531 disse:

Quer dizer que Ryzen 3, 5, 7 e 9 equivalem ao respectivamente Intel Core i3, i5, i7 e i9, e Ryzen XXXX é a geração do processador?

Conforme imagem acima. 

Somente o primeiro X é relacionado a geração.

Postado
22 minutos atrás, Joao531 disse:

Ryzen XXXX é a geração do processador?

O X quer dizer um número não específico, até por que existem diversos modelos de Ryzen de uma arquitetura só, somente o primeiro número, o que vem antes do X é a geração do processador.

Tanto que como incluído na lista os Ryzen 3200G e 3400G são na verdade de arquitetura Zen+, ou seja, são processadores de na verdade segunda geração Ryzen, e os 2200G e 2400G de arquitetura Zen, sendo na verdade, processadores de primeira geração Ryzen.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!